Sinop
Escolas da rede municipal de Sinop desenvolvem programação especial durante a Semana da Criança
Sinop

Entre as ações desenvolvidas estão o “cabelo maluco”, “mochila maluca”, desfiles criativos, contação de histórias, sessões de cinema com pipoca, festas à fantasia, circuitos de brincadeiras, pula-pula, futebol de sabão, escorregadores infláveis, pintura facial, oficinas de arte e de jogos, além de atividades com água e tinta. A proposta é garantir uma semana repleta de ludicidade e reforçar o papel da brincadeira como instrumento pedagógico e social.
A secretária municipal de Educação, Salete Rodrigues, destacou que a Semana da Criança é uma ação que valoriza a infância e reforça a importância da ludicidade no processo educativo. “É um importante momento de cultivar a tradição nacional sobre o Dia das Crianças, trazendo muitas brincadeiras e momentos que valorizam a infância, entendendo que as brincadeiras são um instrumento importantíssimo no desenvolvimento infantil”, afirmou.
Salete Rodrigues também ressaltou o envolvimento dos profissionais da rede na preparação das atividades e a importância de momentos como esse no ambiente escolar. “Toda a equipe pedagógica se mobiliza para oferecer às crianças experiências que fortalecem o vínculo afetivo, estimulam a criatividade e promovem a inclusão. É uma semana de celebração, mas também de aprendizado e valorização do brincar como parte essencial da formação”, completou.
Na manhã desta quinta-feira (09), os alunos da Emei Alvorada participaram do dia do cabelo maluco. A diretora da unidade, Vanessa Monteiro, explicou que a equipe preparou uma programação diversificada para tornar a semana inesquecível. “Preparamos uma semana maravilhosa. O Dia das Crianças, para nós da educação infantil, é sempre muito especial. Tivemos brincadeiras, jogos, o dia da fantasia e o cabelo maluco, que foi hoje. Para amanhã teremos a festa das cores e um teatro especial que os professores irão fazer para as crianças. O tema da nossa semana é a criança e trabalhamos para proporcionar para elas um momento especial”, contou.
Na Emeb Profª Ana Cristina de Sena, os estudantes também participaram do dia do cabelo maluco. O diretor Ednaldo Saran relatou que a equipe organizou uma série de atividades voltadas ao convívio e à diversão, com foco na socialização e na criatividade. “Essa semana dedicada às crianças tem toda uma preparação, uma organização especial voltada ao momento lúdico, de partilha e confraternização entre os alunos e professores, com jogos, brincadeiras, atividades recreativas e brinquedos. Hoje, em especial, foi o dia do cabelo maluco, e as crianças vieram todas enfeitadas. É um momento muito esperado, tanto pelas crianças quanto pelas famílias, que se envolvem muito e ficam animadas durante toda a semana”, explicou.
O diretor ressaltou ainda que o encerramento das atividades nesta sexta-feira (10) será marcado por um grande momento de integração. “Vamos finalizar a Semana da Criança com várias brincadeiras, pula-pula e outras atrações para fechar com chave de ouro. Queremos que eles guardem na memória esse momento de alegria, aprendizado e convivência, que faz parte da formação e da construção de boas lembranças da escola”, concluiu.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Sinop
Projeto de leitura conecta alunos de escola municipal a ilustradora brasileira que vive nos Estados Unidos

A iniciativa foi conduzida pela pedagoga Paula Froes que todos os anos seleciona novas obras e autores para incentivar o hábito da leitura entre os estudantes. Neste ano, ao assumir uma turma de quinto ano, a professora buscou um título que despertasse ainda mais o interesse dos alunos pela leitura. Foi assim que conheceu a coleção “O Diário de Pilar”, e percebeu que a leitura também era acessível aos estudantes do 3º.
“A capa do livro me chamou a atenção pelo colorido e, a obra, pela proposta. Achei que seria uma leitura interessante para as crianças”, explicou a educadora, que decidiu entrar em contato com a ilustradora pelas redes sociais e contar do projeto que era desenvolvido. Na ocasião, Joana, que atualmente vive na Califórnia (EUA), respondeu à mensagem e demonstrou interesse no projeto, sugerindo inicialmente enviar um vídeo de incentivo à leitura. No decorrer das atividades, os alunos recriaram as capas do livros. “Mais tarde, quando enviei os desenhos das crianças, ela propôs realizarmos uma live com a turma”, relatou.
De acordo com Paula, a iniciativa de entrar em contato com a ilustradora foi mostrar para os próprios alunos que era algo alcançável. “O meu intuito de entrar em contato com ela foi trazer para eles que era real, pois eles têm muito a visão do autor e da ilustradora como uma entidade distante, inacessíveis para a realidade deles, dado que eu dou aula para uma escola afastada do centro, em uma cidade do interior. Então, para eles é algo muito distante. […] Foi uma forma de aproximar”, acrescentou.
A transmissão aconteceu na manhã da última quarta-feira (08), de forma surpresa para os alunos, que ficaram encantados ao conhecer uma das artistas responsáveis pela obra que estavam estudando. “Era surpresa. Primeiro, para não criar ansiedade nas crianças principalmente porque ela, em específico, mora nos Estados Unidos. Eu sempre leio a biografia dos escritores e ilustradores, então, eles achavam que era algo impossível [o encontro] pela distância […]. Eles ficaram maravilhados. Foi um momento mágico”, detalhou.
Durante a conversa, a ilustradora mostrou objetos, explicou o processo de criação das imagens e contou curiosidades sobre o livro. A experiência despertou nos alunos um novo olhar sobre a literatura e sobre o trabalho artístico por trás de cada página. “Eles ficaram maravilhados. Ficaram meio incrédulos. Mas ficaram encantados com o processo de criação. Eles pensavam que fosse mais fácil criar imagens, as ilustrações. E foi um processo muito rico culturalmente, porque ela foi trazendo elementos, explicando cada detalhe do livro e eles foram entendendo como se cria um livro, como se desenha, como surgem as ideias. Eu acredito que ampliou esse imaginário deles de como os livros são criados”, avaliou.
Para a professora, o apoio da equipe de educação foi fundamental para que o momento acontecesse. “Gostaria de agradecer a Ana minha estagiária e parceira que ajuda com as crianças todos os dias, aos gestores Ednaldo Saran, Irene Motta Derney, Tallita Lima e Eliane Brasil. Agradeço também a presença da Vilma e da Fran, que estiveram em sala representando a Secretaria de Educação e, claro, a ilustradora Joana Penna, por ter reservado esse espaço para esse encontro com os alunos”, finalizou.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
CIDADES1 dia atrás
Clima Político em Ribeirão Cascalheira é Marcado por Ofensiva Judicial Contra a Prefeita Elza Borges
-
Sinop6 dias atrás
Prefeitura e Câmara de Sinop discutem com Águas de Sinop melhorias na execução das obras de esgoto
-
ESPORTES1 dia atrás
A conta chegou: Corinthians afunda em dívida com a Liga Forte União e compromete o próprio futuro
-
Sinop6 dias atrás
Mais de 100 famílias recebem cartões do Programa SER Família; famílias destacam benefícios
-
TCE MT6 dias atrás
Porto Alegre do Norte e Campinápolis apresentam superávit financeiro e contas recebem parecer favorável do TCE-MT
-
BRASIL2 dias atrás
Governo Federal Intensifica Ações Contra Intoxicações por Metanol e Reforça Combate à Falsificação de Bebidas
-
PICANTES7 dias atrás
Zé Felipe fala sobre affair com Ana Castela e declara: ‘Fase mais feliz da minha vida’
-
PICANTES6 dias atrás
Neymar e Bruna Biancardi comemoram aniversário de 2 anos de Mavie: ‘Festão’