CUIABÁ
Search
Close this search box.

JURÍDICO

Sistema OAB debate benefícios e convênios para saúde e assistência da advocacia

Publicado em

JURÍDICO


Nesta 3ª feira (8/3), o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, realizou uma reunião técnico-administrativa sobre propostas de benefícios nas áreas de saúde e assistência pessoal à advocacia. Participaram diretores nacionais da OAB, presidentes seccionais e de caixas de assistência. O encontro foi coordenado pelo presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida), o conselheiro federal Felipe Sarmento.

“A ideia foi reunir as cabeças dedicadas ao Fida, à Concad e ao Colégio de Presidentes Seccionais para pensar alternativas aos convênios de saúde e que possamos prestar essa assistência à advocacia”, disse Simonetti.

“O objetivo inicial foi a apresentação das ideias, o debate transparente, detalhado e coletivo entre os dirigentes do sistema OAB para que seja desenhada uma proposta que atenda bem à advocacia. Queremos construir um pacote com diferentes tipos de benefícios financeiramente acessíveis a ser apresentado à advocacia, englobando telemedicina, atendimento odontológico, auxílio residencial, seguro de vida e auxílio funeral, entre outros”, explicou Sarmento.

“Essa reunião também visou a preparar a exposição da proposta ao Colégio de Presidentes e à Concad, cujo engajamento será essencial para o sucesso do projeto”, completou Sarmento.

Leia Também:  OAB e ANTC dialogam sobre conflito de interesses no exercício da advocacia

O vice-presidente da OAB, Rafael Horn, disse que “é importantíssima a reunião dos dirigentes de OAB, das caixas e de conselheiros federais para discutir projetos futuros em prol da advocacia e do desenvolvimento da advocacia. Eu não tenho a menor dúvida de que o Fida, sob a liderança do experiente, nosso decano, conselheiro federal Felipe Sarmento, conseguirá grandes resultados em prol da classe”.

Para o diretor-tesoureiro da OAB, Leonardo Campos, esse é o início de um projeto que está tem grande potencial para a classe. “Temos mais de 1,3 milhão de advogados, o que pode ser quase 4 milhões de vidas vinculadas à família dos advogados. Ou seja, neste momento, de preocupação central com a saúde, o nosso foco é mais um grande benefício para a advocacia, para os advogados e para todos os familiares no quesito saúde e atendimento médico hospitalar”, disse.

Campos ressaltou que o plano é formular algo acessível. “É por isso que eu digo que é um produto inédito, inovador e um divisor de águas no que nós temos colocado no mercado em matéria de assistência à saúde suplementar”.

Leia Também:  Posse de novos juízes fortalece primeiro grau de jurisdição e traz benefícios para a sociedade

Também participaram da reunião Eduardo Uchôa Athayde, presidente da CAA-DF e coordenador nacional da Concad; os presidentes seccionais Danniel Alves Costa (SE), Gedeon Pitaluga (TO), Erinaldo Dantas (CE), Rafael Martins (GO) e Luciano Bandeira (RJ); e os presidentes de caixas de assistência Lara Cristina de Sousa (AC), Gustavo Chalfun (MG), Fabiano Augusto Piazza Baracat (PR), Anne Cristine Silva Cabral (PE), Mauro Dias da Silveira Júnior (AP) e Jacó Coelho (GO).

Propaganda

ARTIGOS

Renato Nery: sua morte exige voz, justiça e memória

Publicados

em

A morte brutal do advogado e ex-presidente da OAB-MT, Dr. Renato Gomes Nery, não pode ser tratada com indiferença. Trata-se de um crime que atinge diretamente a advocacia e a democracia. Renato foi um homem honrado, combativo e comprometido com a justiça — sua memória exige respeito e posicionamento firme por parte da sociedade e das instituições.

É inaceitável que um colega de trajetória tão marcante seja silenciado sem uma reação proporcional à gravidade do que ocorreu. Tive a honra de iniciar minha vida institucional na OAB-MT como conselheiro estadual em sua gestão. Conheci de perto o homem e o advogado.

Como ex-presidente da OAB-MT, tenho a obrigação de falar de Renato Nery. Não posso me calar diante da execução de um colega que também ocupou essa honrosa função. A presidência da Ordem não é apenas um cargo: é um compromisso com a defesa intransigente da advocacia e da democracia. Renato honrou essa missão com coragem, combatividade e senso de justiça.

A execução do colega, agora apontada pelas investigações como motivada por disputas fundiárias, exige não apenas uma rigorosa apuração policial, mas também uma profunda reflexão sobre os riscos enfrentados pelos que exercem a advocacia com independência e compromisso. O advogado precisa ter, acima de tudo, segurança para atuar. Sem isso, toda a estrutura democrática se fragiliza.

Leia Também:  Ministro Dias Toffoli pede informações sobre reajuste dos planos de saúde para 2022

É essencial que todos os desdobramentos do crime sejam investigados com máxima seriedade, inclusive aqueles de natureza patrimonial – para afastar oportunistas. Nada pode ser omitido ou minimizado. Só assim evitaremos injustiças irreparáveis e honraremos verdadeiramente a memória de Renato.

Neste momento em que prisões foram realizadas, inclusive de pessoas apontados como mandantes, é justo reconhecer o trabalho diligente dos órgãos de segurança pública, especialmente da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa. A atuação firme e técnica tem sido crucial para elucidar os fatos e oferecer respostas à sociedade.

À família de Renato, deixo minha solidariedade mais sincera. Que o legado de integridade, coragem e compromisso deixado por ele sirva como farol para todos os que ainda acreditam no poder transformador da advocacia e na força da verdade.

Renato Nery merece ser lembrado, respeitado e defendido — em vida e na memória. Seu nome não pode ser esquecido, nem a sua luta ignorada.

Por Ussiel Tavares, advogado e ex-presidente da OAB-MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA