CUIABÁ
Search
Close this search box.

TCE MT

Comitê Gestor do Siafic do TCE-MT debate governança contábil em primeira reunião

Publicado em

TCE MT

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
Reunião do Comitê Gestor do Siafic, presidido pelo conselheiro Waldir Teis. Clique aqui para ampliar

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) debateu, nesta sexta-feira (03), estratégias para garantir a eficiência e a consistência das informações enviadas ao Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic).

A reunião marcou o primeiro encontro do Comitê Gestor do Siafic, presidido pelo conselheiro Waldir Teis, e reuniu representantes de diferentes setores da instituição. Voltada à governança contábil dos municípios, a plataforma é oferecida gratuitamente pelo Tribunal, que, em 2024, capacitou gestores de Cuiabá e Várzea Grande para a utilização do sistema. 

“O projeto do Tribunal de Contas visa a política de informática padrão para todos os municípios do estado, onde todos poderão estar numa plataforma única, cujo resultado é oportunizar a economia nos gastos com técnologia da informação, sendo que um sistema padrão atenderá as normas da Secretaria do Tesouro Nacional”, explicou o conselheiro.

Vale destacar que a não adesão dos jurisdicionados, tanto do Executivo quanto do Legislativo, pode acarretar impedimentos como a suspensão de transferências voluntárias e a impossibilidade de contratar operações de crédito.

Leia Também:  Como boa gestão orçamentária, três municípios recebem parecer favorável às contas anuais do exercício de 2023

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Telefone: 3613-7561

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TCE MT

TCE-MT admite uso de PIX para suprimento de fundos

Publicados

em

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
Conselheiro-relator, José Carlos Novelli. Clique aqui para ampliar.

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) respondeu, na sessão ordinária desta terça-feira (7), à consulta formulada pelo Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Rondonópolis (IMPRO Rondonópolis) acerta da viabilidade jurídica de conceder suprimento de fundos por meio do PIX, como alternativa ao uso do cartão corporativo. O processo foi relatado pelo conselheiro José Carlos Novelli. 

Para sanar o questionamento, as unidades técnicas do TCE-MT se debruçaram sobre os entendimentos já consolidados pela Corte de Contas, como a Resolução de Consulta nº 20/2014, que afirma que a movimentação de recursos públicos deve ser feita, em regra, por meio eletrônico disponibilizados pelo Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), e a Resolução de Consulta nº 14/2022, que admite a utilização da modalidade de pagamento instantâneo PIX no âmbito da administração pública, tanto na modalidade de pagadora quanto na de recebedora.

O relator concluiu que a utilização do sistema PIX é juridicamente admissível, uma vez que se trata de meio eletrônico de pagamento reconhecido e regulamentado pelo Banco Central do Brasil (Resolução BCB nº 1/2020), mas reforçou a necessidade de regras claras para movimentação, conciliação e encerramento, com o objetivo de permitir o controle rigoroso da execução orçamentária e o adequado exame das respectivas prestações de contas.

Leia Também:  Tribunal de Contas capacita servidores sobre planejamento financeiro pessoal

No que diz respeito à operacionalização, Novelli ressaltou a necessidade de abertura de conta bancária exclusiva para cada suprimento, vinculada ao CPF do servidor responsável e descartando a utilização de contas pessoais. “Além disso, se faz necessário o controle interno preventivo, como o cadastro prévio de fornecedores e a conciliação bancária obrigatória.”

O entendimento corroborou com os pareceres da Comissão Permanente de Normas, Jurisprudência e Consensualismo (CPNJur) e do Ministério Público de Contas (MPC).

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Telefone: 3613-7561

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA