MATO GROSSO
MT avança em cooperação com Serviço Geológico do Brasil para ampliar conhecimento mineral
MATO GROSSO
Uma missão técnica de representantes do Serviço Geológico do Brasil (SGB) à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), em Cuiabá, prevista para o mês de março, deve marcar o avanço das tratativas para a formalização de uma cooperação técnica voltada ao fortalecimento do conhecimento geológico de Mato Grosso. O encontro permitirá o alinhamento dos próximos passos para a execução de estudos e levantamentos no território mato-grossense.
A agenda foi acordada durante reunião realizada no inicio do mês entre o secretário adjunto de Mineração da Sedec, Paulo Leite, o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil, Vilmar Medeiros Simões, e os assessores da presidência do SGB, Gledson Brito e Rodrigo Adorno.
Segundo o secretário adjunto de Mineração, Paulo Leite, a cooperação com o SGB representa um avanço concreto na estruturação da mineração no Estado. “Estamos trabalhando para organizar a mineração em Mato Grosso a partir de dados técnicos confiáveis e planejamento de longo prazo. Essa cooperação com o Serviço Geológico do Brasil permite ampliar o conhecimento sobre o potencial mineral do Estado e orientar decisões que tragam segurança para quem investe e benefícios para a população”, afirmou.
A proposta da cooperação técnica é fortalecer a base de informações sobre o potencial mineral locaç, por meio da realização de estudos e mapeamentos que contribuam para o desenvolvimento estruturado da mineração no Estado. A iniciativa integra a estratégia do Governo de Mato Grosso de organizar e consolidar o setor mineral, ampliando a segurança técnica e jurídica para novos investimentos.
Durante o encontro, as instituições manifestaram interesse em aprofundar a parceria para viabilizar levantamentos geológicos e aerogeofísicos que ampliem o conhecimento sobre o território mato-grossense. As informações produzidas deverão subsidiar políticas públicas, orientar o planejamento do setor e impulsionar oportunidades de geração de emprego e renda.
Para o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil, Vilmar Medeiros Simões, a cooperação com o Estado representa uma oportunidade de transformar conhecimento técnico em desenvolvimento econômico e social.
“Nosso objetivo é construir uma parceria sólida, de longo prazo, que ajude Mato Grosso a conhecer ainda melhor o seu próprio território e a transformar esse conhecimento em desenvolvimento. Os levantamentos geológicos e aerogeofísicos que estamos iniciando vão revelar potencialidades, abrir novas oportunidades e dar mais segurança tanto para quem investe quanto para quem decide. Parcerias como essa, entre o Governo do Mato Grosso e o Serviço Geológico do Brasil, têm força para mudar a estrutura econômica do estado”, afirmou.
Como encaminhamento, as equipes técnicas do Governo de Mato Grosso e do SGB devem avançar na construção de um instrumento formal de parceria que viabilize a execução de projetos conjuntos e amplie a atuação integrada no Estado.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Polícia Civil desarticula grupo criminoso envolvido em furtos de soja fazenda em Tapurah
Quatro integrantes de um grupo criminoso envolvidos em um furto de mais de R$ 700 mil em soja de uma propriedade de rural de Tapurah foram presos em flagrante pela Polícia Civil, na terça-feira (17.2), em ação realizada pelos policiais do município.
Além da prisão dos suspeitos, de 31, 40 e dois de 21 anos, a ação resultou na apreensão de diversos aparelhos celulares, quatro carretas, uma delas carregada de soja e um veículo utilizado no crime.
Os furtos de soja ocorreram entre os dias 2 a 16 de fevereiro, em uma propriedade rural localizada na Rodovia MT-338, na zona rural de Tapurah. Para dificultar a sua identificação, o grupo criminoso virou as câmeras de monitoramento do local para que a ação não fosse registrada.
Porém, os policiais conseguiram levantar imagens do furto ocorrido no dia 4, quando um caminhão Scânia permaneceu certa de 30 minutos no armazém, seguido de um caminhão Volvo, que ficou no local pelo mesmo período.
Nos dias 9 e 11 de fevereiro, foi possível identificar que os criminosos agiram novamente, desta vez utilizando três caminhões para fazer o transbordo dos grãos. No dia 15, os suspeitos estiveram novamente na propriedade movimentando as câmeras, reforçando a suspeita de continuarem com a empreitada criminosa.
Com a identificação dos dias e horários dos crimes, os policiais conseguiram, no dia 16, identificar os caminhões utilizados nos furtos, sendo possível localizar os veículos em um posto da região, assim como seus motoristas que a todo momento ficavam no celular.
Com o trabalho de monitoramento, os policiais da Delegacia de Tapurah verificaram quando duas carretas seguiram sentido à fazenda, com um forte indicativo de um novo furto. Por volta das 23h55, três suspeitos chegaram ao armazém e iniciaram a virada das câmeras, momento em que chegou o primeiro caminhão.
Diante das evidências, os policiais abordaram seis suspeitos que estavam no local, três motoristas e três operadores de armazém, sendo que três deles conseguiram empreender fuga.
No momento da abordagem já estavam na propriedade quatro caminhões. No interior dos veículos foram encontrados placas falsas, que seriam utilizadas para dificultar a identificação dos caminhões. Uma das carretas estava com a placa ocultada com uma camiseta e já estava carregado com a carga de soja.
Em continuidade às diligências, os policiais conseguiram prender o quarto suspeito no distrito de Ana Terra. A ação resultou ainda na apreensão de um veículo VW Gol, utilizado pelo grupo criminoso em diversas ações para a prática do crime.
Diante das evidências, os quatro suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Tapurah, onde após serem interrogados pelo delegado Franklin Alves foram autuados em flagrante pelo crime de furto qualificado e organização criminosa, sendo posteriormente colocados à disposição da Justiça.
Fonte: Governo MT – MT
-
ESPORTES6 dias atrásCEOV vira protagonista da noite no Dito Souza, vence o Nova Mutum em jogo eletrizante e marca clássico dos milhões na semifinal
-
ESPORTES6 dias atrásAtlético-MG demite Jorge Sampaoli
-
Sinop6 dias atrásPrefeitura de Sinop promove vacinação no Machado Econômico Vitória Régia e na UBS Boa Esperança neste sábado (14)
-
Sinop5 dias atrásPrefeitura de Sinop apresenta campanha “Amor Não Causa Dor” à Unesin e amplia rede de enfrentamento à violência contra a mulher
-
POLÍTICA5 dias atrásWilson Santos articula reunião entre UFMT e Santo Antônio de Leverger sobre novo Hospital Júlio Müller
-
POLÍTICA5 dias atrásJuca do Guaraná entrega ambulância com UTI móvel para Chapada dos Guimarães
-
ESPORTES5 dias atrásCorinthians inicia Brasileirão Feminino com vitória suada sobre o Atlético-MG
-
POLÍTICA5 dias atrásDr. João participa de entrega de equipamentos, lançamento de obras e ações sociais na região de Tangará da Serra





