CUIABÁ
Secretário detalha projeto que pagará até R$ 10 mil extra aos professores
CUIABÁ

O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, recebeu na quarta-feira (8) diretores das escolas públicas de Cuiabá para prestar esclarecimentos, tirar dúvidas e ouvir sugestões a respeito da implantação da política de reconhecimento de resultados voltada a técnicos e professores, adotada pelo prefeito Abilio Brunini. Também participaram da reunião a diretora de Ensino, Letícia Ceron, o diretor da Rede Escolar, Paulo Epifânio, e o coordenador do Ensino Fundamental, professor Paulo Santana.
Mais de 80 diretores de escolas participaram da audiência, realizada no período da tarde, no auditório Maestro China, localizado na sede da Secretaria Municipal de Educação, no bairro Bandeirantes.
“Estamos agindo com total transparência na relação com os professores. Essa audiência mostra que estamos abertos ao diálogo para a melhor execução de políticas públicas favoráveis aos servidores da educação”, afirmou o secretário.
De acordo com a política de reconhecimento de resultados, as melhores escolas, professores e servidores receberão adicionais salariais pagos no final do ano. O bônus será destinado aos técnicos e professores que contribuírem para a melhoria da educação pública.
Todos os profissionais que comprovadamente promoverem avanço de, no mínimo, 20% na aprendizagem dos estudantes serão contemplados. Serão pagos R$ 1,5 mil aos professores do ensino fundamental, R$ 1,2 mil aos profissionais da educação infantil e R$ 800 aos demais profissionais da educação, como técnicos de nutrição escolar, por exemplo.
Os dez melhores professores do 1º ao 5º ano, assim como aqueles que atuam nas salas de recomposição da aprendizagem, receberão, cada um, a quantia de R$ 10 mil. Todos esses pagamentos ocorrerão em dezembro.
As dez escolas que apresentarem as melhores notas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) receberão, individualmente, o prêmio de R$ 20 mil.
Reconhecimento
Servidora da educação há 39 anos em Cuiabá, a professora Maria Aparecida Ribeiro afirma que jamais houve, em sua carreira profissional, uma medida de valorização dos profissionais da educação como a atual. “Uma compensação em dinheiro pelos bons resultados colhidos na educação é a primeira que vejo nesta minha trajetória. Isso serve de estímulo para a entrada de novos servidores em futuros concursos que serão realizados”, destacou.
Outro professor que demonstrou satisfação com a política de reconhecimento de resultados é o diretor da Escola Ministro Marcos Freire, localizada no bairro Jardim dos Ipês. “É o mais completo método de valorização, motivação e incentivo aos professores e técnicos da educação. Quem ganha são os alunos, os pais e as famílias cuiabanas, com servidores ainda mais dispostos às suas atividades diárias”, comentou.
#PraCegoVer
A foto ilustra o secretário de Educação de Cuiabá, Amauri Monge Fernandes, vestido com traje social em um palco de auditório. É possível visualizar servidores da educação sentados em cadeiras almofadadas, atentos à fala do secretário.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

CUIABÁ
Complexo Passaredo celebra Dia das Crianças com recreação e cultura

Cerca de 180 crianças atendidas no Complexo Passaredo, em Cuiabá, vivenciaram uma manhã festiva nesta quinta-feira (9), com atrações, brincadeiras e guloseimas, em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado no próximo domingo, 12 de outubro. A iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, reuniu também alguns pais e a equipe de professores que ministram os cursos no local.
Na programação, houve apresentação teatral do Grupo Lamarck, com Altyeri Dallys, o palhaço Teteko. O teatro apresentou uma dinâmica envolvente, com mensagens importantes sobre meio ambiente, família, escola e educação, tudo de forma lúdica e divertida. A garotada, atenta, interagiu com carinho e boas gargalhadas.
“É muito bom ver como o Complexo Passaredo tem se fortalecido com as ações culturais, esportivas e educativas que vêm sendo realizadas. Essa programação especial tem uma importância enorme para os nossos alunos. Ela não só valoriza o bairro, como também as crianças e a formação por meio da educação lúdica, uma forma leve e divertida de fazer com que as informações atinjam o objetivo. E isso é essencial, porque quando o aprendizado fica, as crianças entendem melhor e levam para a vida”, explicou a secretária adjunta de Cultura, Vilmara Vidica, a Bombom.
A secretária destacou ainda que o Complexo está cumprindo seu papel como um centro que leva arte, esporte e educação para a comunidade. “Ele é um espaço de apoio, de convivência, onde todos se sentem acolhidos”, frisou.
O coordenador do Complexo, Rosberg Rabelo Martins, ressaltou que a data de 12 de outubro é muito importante, principalmente para quem trabalha diretamente com o desenvolvimento infantil, e não poderia passar em branco. “A infância é um período que pede brincadeiras, leveza e descontração. Vivemos em um mundo cada vez mais digital, onde tudo está muito voltado para o eletrônico, para a internet. Por isso, é essencial proporcionarmos momentos assim, reais, no chão, na ponta, principalmente aqui na periferia, onde há muitas crianças e uma forte necessidade dessas vivências”, afirmou.
Para Arthur dos Santos, de 11 anos, estava tudo muito legal. “Eu gosto daqui, participo do futebol kids. Meus pais sempre me incentivaram a praticar esportes, porque é bom para a saúde, e a gente faz amizades, se distrai. Essa ação para comemorar o Dia das Crianças é muito divertida. Vamos jogar entre nós, montamos equipes”, contou.
Maytana Marques Queiroz tem o filho Geovane, de 14 anos, participando do futebol no Complexo, e a filha Maysa, de 11, no vôlei kids. Para a família, o espaço é muito importante, tanto que ela fez questão de participar da programação voltada ao Dia das Crianças. “O esporte ajuda muito, encaminha para coisas boas. As crianças do bairro não ficam ociosas. Eu mesma participava das aulas de dança (zumba), mas tive que parar por conta do serviço, e sinto muita falta. Tive uma amiga que saiu da depressão com ajuda da dança. Pessoa com depressão se retrai muito, aqui faz amizades, conversa, começa a ver a vida de outra forma. Então, temos atividades que ajudam tanto as crianças quanto os adultos”, destacou.
O Complexo Passaredo foi reativado há cerca de 100 dias e tem buscado promover atividades voltadas à comunidade. Atende cerca de 260 pessoas matriculadas nos projetos, sendo quase 180 delas crianças.
A comunidade em geral é apoiadora e também “arregaça as mangas” em parceria com a equipe gestora da Secretaria Municipal de Cultura para que tudo aconteça.
Por trás do palhaço
“Eu conheci o teatro com oito anos de idade, numa igreja. Naquela época, eu queria ser o palhaço, mas não me deixaram porque eu era muito criança. Mesmo assim, em cada apresentação eu dizia pra mim mesmo, dentro do meu coração: ‘Um dia eu vou ser o palhaço. Um dia eu vou ser o palhaço’.” Esse era o sonho de Altyeri Dallys, servidor público há 10 anos, porteiro da EMEB Ana Teresa Arcos Krause.
Os anos passaram e, mais tarde, ele reencontrou o teatro. “E encontrei o palhaço. Hoje já são 22 anos que sou o palhaço Teteko, que sou artista. A arte, pra mim, não serve só pra mim. Ela tem que servir para o próximo. É muito gratificante poder levar informação, levar alegria, ver o sorriso de uma criança, de um adulto. Isso me dá paz”, relatou.
E completou: “Durante aqueles minutos, aquelas horas de apresentação, eu esqueço o mundo lá fora, que está tão violento, tão perturbado, e consigo levar algo bom para as pessoas. E não só pra elas, para mim também. Porque eu aprendo muito a cada apresentação.”
Para fazer o que mais gosta, divertir o público com sua irreverência, “o servidor público por profissão e palhaço por amor” procura conciliar o trabalho.
#PraCegoVer:
A foto exibe a equipe no palco do teatro e a plateia, composta por público infantojuvenil, ao fundo, em momento de descontração e encerramento da apresentação.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
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