CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Prefeito Emanuel Pinheiro recebe visita do presidente do Instituto dos Cegos

Publicado em

CUIABÁ


Davi Valle

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro recebeu na tarde desta quinta-feira (24), o presidente do Instituto dos Cegos, Udeilson Cezar de Arruda, em seu gabinete no Palácio Alencastro. O objetivo da visita foi reforçar a parceria entre a administração do Município e a instituição. Pinheiro destacou que sua gestão tem trabalhado constantemente para garantir a inclusão social e o avanço nas políticas públicas voltas as pessoas com deficiência.

Entre as demandas reivindicadas pela instituição está a ampliação da participação no esporte e a assistência social.  “Tive o prazer de receber o presidente do Instituto dos Cegos, Udeilson que veio com a sua equipe de voluntários, pessoas com corações de grande alcance social e que ajudam essa importante instituição na inclusão e na justiça social das pessoas com deficiência na sociedade cuiabana. Eles, inclusive, me trouxeram de presente uma camiseta usada pelo Ronaldinho Gaúcho, agradeço muito e várias demandas foram aqui tratadas, como o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer para o esporte com pessoa com deficiência como campeonatos, torneiros no próprio Dutrinha com o futebol Master, ou seja, integrar na política municipal, que é compromisso nosso, a pessoa com deficiência no cronograma esportivo”, disse o prefeito.  

Leia Também:  Exposição "Bancos Indígenas do Brasil" está aberta a visitação na Galeria Lava Pés

“O segundo ponto foi em relação a Secretaria de Assistência Social e que tipo de parceria poderemos ampliar lá que, inclusive, tem uma Secretaria adjunta da pessoa com deficiência, com Instituto dos Cegos para que possamos avançar nas políticas nas polícias públicas de integração, inclusão e justiça social, tendo em vista que o governo Federal excluiu, desde 2017, o programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (APD). Então, temos que ver outros programas que já existem e incluir o Instituto dos Cegos dentro das ações”, acrescentou o chefe do Executivo Municipal.

Além disso, também foi reivindicada atenção com relação à acessibilidade para as pessoas com deficiência, demanda que será reencaminhada pelo prefeito à Secretaria Municipal de Obras Públicas.  “Também falamos sobre a questão da acessibilidade que, infelizmente, Cuiabá ainda peca e as pessoas com deficiência pedem o apoio da Semob, da Secretaria de     Obras, que eu já vou determinar esse alinhamento. Estamos sempre de portas abertas ao Instituto dos Cegos e com a política de valorização e integração social à pessoa com deficiência, que é compromisso da minha gestão”, pontuou Pinheiro.

Leia Também:  Prefeito acompanhará vistorias da Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal às obras do VLT

O presidente do Instituto dos Cegos agradeceu ao prefeito pela parceria e destacou a gestão humanizada. Udeilson deve reunir com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, e com a secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, para dar continuidade às tratativas.

“Gostaria de agradecer ao prefeito por nos receber e parabeniza-lo, principalmente, na questão da educação que teve uma grande evolução depois que ele assumiu Cuiabá, e dizer que realmente é uma gestão humanizada que tem ouvido os anseios da sociedade, principalmente daqueles que mais precisam”, disse o presidente.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Feira atrai público na 13 de Junho e prefeito estuda nova edição em outro ponto do Centro

Publicados

em

A “Feira do Centro”, realizada neste sábado (4) na Rua 13 de Junho, chegou à terceira edição com muita animação, público expressivo e boas expectativas tanto para os comerciantes quanto para os visitantes em busca de lazer, cultura e boas compras. A programação contou com apresentação de siriri do grupo Laura de Vicunã, do bairro Pedra 90, e show do músico Neto Moraes, que embalaram quem passou pelo local.

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, conversou com comerciantes ambulantes, lojistas e consumidores, acompanhando de perto a receptividade da população ao projeto. Ele adiantou que a próxima edição será em outro ponto da cidade.

“Foi muito bom. Sábado que vem a gente vai experimentar em outra rua. Acredito que tivemos uma atração de público excelente, mas queremos levar esse movimento também para outras ruas do Centro. A Rua 13 de Junho está superaquecida, então vamos liberar para os veículos e fazer esse teste em outro trecho”, afirmou Abilio.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, destacou a organização do evento. “Já cadastramos mais de 70 feirantes, com feira livre, hortifruti, artesanato, antiguidades, além dos ambulantes. A ideia é que esse movimento gere desenvolvimento. Agora estamos avaliando os pontos positivos e negativos para aprimorar cada vez mais o formato”, explicou.

Leia Também:  De campanha a movimento: união fortalece apoio a mulheres vítimas de violência em Cuiabá

Para os comerciantes, a feira tem sido sinônimo de boas vendas. “Graças a Deus está muito legal, estou vendendo bastante. Os clientes procuram de tudo, desde meias até peças íntimas. Para mim está sendo ótimo”, relatou a vendedora ambulante Anette Zephirin.

Cirlene Maria Salles Soares, que levou produtos caseiros para a feira, também comemorou os resultados. “Eu vendo pão, peta, pão caseiro, bolo, bala baiana e bolo gelado — todos os meus produtos são caseiros. O movimento está muito bom, até 30% acima do normal. Essa foi minha primeira vez aqui, mas já participo da Feira da Agricultura Familiar às segundas-feiras. Estou muito feliz com a saída dos produtos”, contou.

O morador do Jardim Vitória, Charlie Hudson, que fazia compras com a família, elogiou a variedade e o horário do evento. “Gostei da quantidade de lojas abertas hoje e da disposição para atender a população. Durante a semana é difícil porque saímos tarde do serviço, então o sábado é propício para compras e também para passear com a família”, comentou.

Leia Também:  Equipe da Gestão de Pessoas da Polícia Civil recebe homenagens da Câmara de Cuiabá

Segurança e organização

A segurança no local foi garantida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, com apoio de agentes de trânsito e policiais militares que atuam por meio do Programa Atividade Delegada.

Durante o evento, o trecho entre as avenidas Getúlio Vargas e Isaac Póvoas é fechado para veículos das 7h às 16h, transformando a via em espaço exclusivo para pedestres. A medida garante mais segurança ao público e fortalece o comércio local.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) também participa da ação garantindo fluidez e segurança para quem transita nas ruas interditadas e nos passeios públicos. “Oferecemos conforto e tranquilidade aos visitantes”, destacou o secretário-adjunto Robson Pereira.

#PraCegoVer

A foto mostra o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, conversando com comerciantes ambulantes na Feira do Centro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA