CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

De campanha a movimento: união fortalece apoio a mulheres vítimas de violência em Cuiabá

Publicado em

CUIABÁ

O que começou como uma campanha de arrecadação para ajudar mulheres acolhidas pela Casa de Amparo de Cuiabá transformou-se em um poderoso movimento coletivo. A iniciativa da IWIRC Brasil, com apoio do Instituto Mario Cardi Filho, ganhou força e mobilizou importantes instituições em prol dessa causa essencial.

Nesta terça-feira (19), uma reunião estratégica realizada no Plenarinho da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) selou novas parcerias e ampliou o impacto da ação. Entre os apoiadores que aderiram ao movimento estão o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas (AUDIPE), Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), BPW Cuiabá, Grande Loja Maçônica de Mato Grosso, OAB-MT e empresárias locais.

Mais do que doações, uma rede de apoio – A campanha arrecada roupas, sapatos, acessórios e maquiagens – novos ou seminovos – além de doações em dinheiro para atender mulheres que chegam à Casa de Amparo apenas com a roupa do corpo. Mas o objetivo vai além do suporte material.

“A mobilização reforça a necessidade de unir esforços para garantir apoio, acolhimento e novas oportunidades a essas mulheres. Não é apenas uma campanha; é um movimento que busca transformar realidades e reduzir os impactos da violência de gênero”, afirma a advogada Dra. Aline Barin Nespoli, representante da IWIRC Brasil em Mato Grosso.

O presidente do Instituto Mario Cardi Filho, Dr. Ussiel Tavares, reforça essa visão. “Muitas dessas mulheres deixam seus lares em situações extremas, sem tempo de levar nada consigo. Queremos oferecer não apenas acolhimento imediato, mas dignidade e perspectivas de um novo começo. O fortalecimento desse movimento nos motiva a criar um Fórum Permanente para debater a violência contra a mulher e envolver ainda mais autoridades nessa causa essencial”.

Leia Também:  Prefeito destaca o 1º Encontro Estadual de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes em Mato Grosso

O impacto da violência e a necessidade de mobilização – A ampliação do movimento reflete a urgência do tema. Durante a reunião, a desembargadora Maria Erotides Kneip, representante do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, trouxe um dado alarmante: só no último levantamento do Conselho Nacional de Justiça, foram registradas 966 mil ações judiciais relacionadas à violência contra a mulher no Brasil.

“Estamos falando de uma realidade brutal, onde quatro mulheres perdem a vida diariamente apenas por serem mulheres. Precisamos de ações coordenadas para combater a cultura patriarcal e oferecer suporte real às vítimas. Acolher essas mulheres é um primeiro passo, mas é preciso ir além, promovendo mudanças estruturais e culturais”, enfatizou a magistrada.

A secretária adjunta da Secretaria de Assistência Social, Paolla Reis, destacou a importância do engajamento da sociedade. “A Casa de Amparo de Cuiabá atualmente mulheres e seus filhos, todas em busca de um recomeço. Esse apoio que estamos recebendo é essencial para proporcionar não apenas segurança, mas também conforto e dignidade para essas famílias. Agradecemos imensamente a cada instituição, empresário e cidadão que está contribuindo. Juntos, estamos oferecendo esperança e novas oportunidades”.

Simony Jin, auditora do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) e presidente da Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas, elogiou a iniciativa do IWIRC Brasil e do Instituto Mario Cardi Filho e destacando a importância da mobilização coletiva. Ela também ressaltou que Cuiabá já possui um avanço no enfrentamento à violência contra a mulher com a Secretaria Municipal da Mulher, algo que muitos municípios ainda não têm. “A existência desse órgão faz toda a diferença, mas é fundamental fortalecer a articulação entre as instituições para tornar as ações mais efetivas”, afirmou. Simony também anunciou que o TCE-MT promoverá um curso sobre orçamento para políticas públicas voltadas às mulheres, capacitando gestores que atuam na área.

Leia Também:  Prefeito determina conserto de 'reforma' entregue no último dia da intervenção do Estado; banheiros estão sem portas, USF já alagou e registra falta de remédios

A reunião contou com a presença de representantes de diversas entidades, entre elas Joeli Casteli (BPW Cuiabá), Fabiana Soares (Casa de Amparo), Simony Jin (TCE-MT e AUDIPE), Eduarda Butakka (Secretaria da Mulher), Leysa Bressane (empresária), Paula Assumpção (Caixa de Assistência da OAB-MT), Paolla Reis (Secretaria de Assistência Social), Pedro Calazans (Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso)e a empresária Leysa Gomes Bressane.

Como ajudar?
Você pode fazer a diferença na vida dessas mulheres. As doações de roupas, sapatos, acessórios e maquiagens podem ser entregues na Secretaria da Mulher de Cuiabá, localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº 400, bairro Popular.

Já as doações em dinheiro podem ser feitas para o Instituto Mario Cardi Filho:
📌 Banco: Itaú Unibanco S.A. (341)
📌 Agência: 0288
📌 Conta corrente: 36500-0
📌 CNPJ/Chave PIX: 30.107.132/0001-88

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá participa da entrega da nova sede da FEMAB neste sábado

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá participa, neste sábado (28), às 17h, da entrega da nova sede da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB), localizada na Avenida Principal, nº 703, no bairro Barra do Pari.

A cerimônia contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do senador Wellington Fagundes e do presidente da entidade, Walter Arruda. A entidade é reconhecida como de utilidade pública municipal desde a década de 1990.

Fundada em 1980, a FEMAB reúne associações de moradores e entidades comunitárias de diferentes municípios de Mato Grosso. A instituição atua na articulação de demandas das comunidades junto ao poder público e no fortalecimento do movimento comunitário organizado.

A nova sede representa um espaço próprio para reuniões, capacitações e atendimento às lideranças comunitárias. A construção foi discutida e anunciada nos últimos anos como parte de um projeto de fortalecimento da estrutura da federação, que antes realizava parte das atividades em espaços cedidos por entidades parceiras.

O prefeito Abilio Brunini destacou a importância de fortalecer os espaços de representação comunitária para aproximar o poder público da população.

Leia Também:  Jejé de Oyá: Noite de premiação homenageia personalidades negras da sociedade cuiabana

“A FEMAB tem um papel importante na organização das lideranças comunitárias e no diálogo entre os bairros e o poder público. A entrega dessa sede representa mais estrutura para que esse trabalho continue fortalecendo a participação da população na construção das políticas públicas”, disse.

A cerimônia é aberta ao público e marca uma nova etapa para a atuação da federação, que passa a contar com sede própria para apoiar o desenvolvimento das associações de moradores e ampliar o atendimento às demandas das comunidades de Cuiabá e de outros municípios mato-grossenses.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA