CUIABÁ
Cuiabá 303 anos: Funcionária conta sobre três décadas de serviço pela capital
CUIABÁ
“Tenho orgulho em dizer que sou servidora pública efetiva da Prefeitura de Cuiabá. Trabalho no eixo central da cidade, um dos maiores patrimônios históricos, o Palácio Alencastro, uma referência do ícone da cuiabania. Filha de mãe cuiabana e pai várzea-grandense. Quando passei no concurso público realizado em 1990 ainda era muito jovem, cursando o ensino médio. Hoje sou profissional, esposa e mãe. Me formei e até fiz cursos de especialização para enriquecer a carreira profissional”. Esse é um breve relato da servidora Andrea de Lannes que trabalha no poder Executivo Municipal há 30 anos.
Apesar da larga trajetória no funcionalismo público, o amor por servir e a ajudar no desenvolvimento da cidade permanecem o mesmo de quando ainda era uma jovem cheia de sonhos e expectativas.
Por muitas vezes, a vontade de ser servidora pública prevaleceu diante das dificuldades, conta Andrea, aliada ao desejo latente em ajudar a construir uma nova realidade a fez prosseguir e hoje estar presente para ver as transformações. “Minha mãe é servidora pública aposentada do Estado. Sempre apaixonada pelo serviço público me inspirou a seguir o mesmo caminho. Hoje estou na Secretaria de Gestão, 4º andar, mesmo local onde funcionava o Tribunal de Contas. Sou muito grata a Deus pela oportunidade dada e a confiança a mim depositada”.
Em uma conversa bem descontraída, Andrea conta que quando chega o mês de abril, data do aniversário da capital, que nesse ano celebra seus 303 anos, lembro de como era a Prefeitura de antigamente e como está hoje. Toda evolução frente aos avanços da tecnologia. Ela lembra ainda, que por um tempo, os servidores públicos foram bem discriminados em virtude de antigas administrações foram marcados por várias folhas salariais pagas em atraso. “Por um bom tempo tivemos acesso negado para tudo. Não conseguíamos fazer empréstimos, financiar um imóvel ou um carro, pois a informação que tinham a nosso respeito é de que não iriamos pagar pois os salários estavam sendo quitados sempre com atraso. Hoje não. A realidade é muito diferente. Graças a esse reconhecimento e essa valorização, enaltecida nessa gestão do prefeito Emanuel Pinheiro que o meu filho mais velho, de 20 anos, está cursando Direito em uma faculdade particular. Graças ao desconto concedido ao servidor público”, detalhou.
Com olhos cheio de lágrimas, Andrea tem a satisfação em dizer que a Prefeitura para ela faz parte da família. “Quando sofri um acidente, o que mais me fazia falta durante a recuperação era vir pra prefeitura. Lembrava do gosto e o cheiro do famoso pastelão, tradicional na hora do lanche de todos os dias”, destacou Andrea bem emocionada.
Para ela, o diferencial da atual gestão, por mais usada a palavra que descreve a atual administração, a humanização, realmente acontece. Segundo ela, os servidores hoje são ouvidos. “Temos acesso livre ao prefeito e com todos os secretários que não medem esforços para ajudar e contribuir para melhorar no que for possível. Por onde ele passa, ele nos cumprimenta. Conhece e reconhece o valor de cada um. Essa proximidade com o servidores nos incentiva. Somos uma verdadeira família. Parabéns prefeito, pela gestão humanizada que há cada dia está transformando e embelezando a nossa querida e amada cidade. Feliz 303. Aqui estou e por aqui quero continuar. Parabéns Cuiabá”, finalizou.
CUIABÁ
Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, dá início nesta segunda-feira (29) à 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos principais espaços de participação popular na construção das políticas públicas de saúde do município. O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e reunirá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil.
Neste primeiro dia, a programação começa às 7h, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial às 8h30. Na sequência, será realizada a Conferência Magna, que abordará o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, além dos quatro eixos temáticos que irão nortear os debates da conferência.
Em razão do ponto facultativo decretado pelo prefeito Abilio Brunini para a tarde de segunda-feira (29), devido ao jogo da Seleção Brasileira contra o Japão pela Copa do Mundo, às 13h, a programação do primeiro dia será encerrada às 12h. A leitura e aprovação do Regimento Interno, inicialmente prevista para o período da manhã, será realizada na terça-feira (30), quando a programação será retomada normalmente.
Durante os dois dias de evento, os participantes irão avaliar a situação da saúde em Cuiabá, discutir os principais desafios enfrentados pela rede pública e elaborar propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.
Na terça-feira (30), a programação terá início às 8h com a apresentação da análise da situação da saúde de Cuiabá sob a perspectiva da gestão municipal, conduzida pela secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon. Em seguida, será apresentada a visão do controle social, representada pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio Cesar de Souza Garcia.
Ao longo do dia serão realizados os trabalhos em grupo, a plenária final, a eleição dos delegados que representarão Cuiabá na 11ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso e o encerramento do evento, previsto para as 18h.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a conferência representa um momento fundamental para fortalecer o diálogo entre a gestão e a população.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos.”
Em razão do ponto facultativo, as unidades de saúde da rede municipal não realizarão atendimentos na tarde de segunda-feira (29). Os pacientes que possuíam consultas agendadas nesse período serão remanejados para o turno da manhã ou para a terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. Os serviços considerados essenciais permanecerão funcionando normalmente.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
ESPORTES4 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Militar prende suspeito de homicídio contra mulher em Alto Araguaia
-
PICANTES4 dias atrásHulk e Camila Ângelo celebram 2 anos da filha Aisha com festa temática: ‘Moana’
-
POLÍCIA4 dias atrásOperação da Polícia Civil mira membros de facção investigados por homicídio em São Félix do Araguaia
-
MATO GROSSO5 dias atrásEstudantes destacam aprendizado e novas formas de comunicação com aulas de Libras nas ETIs da Rede Estadual
-
POLITÍCA NACIONAL5 dias atrásNovos estudantes de medicina precisarão passar em exame para exercer a profissão
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásGoverno bloqueia R$ 518 milhões do Seguro Rural antes do novo Plano Safra



