CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Cuiabá promove evento para o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Publicado em

CUIABÁ

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, realiza no próximo dia 22 de setembro (segunda-feira) um evento especial em referência ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A programação será conduzida pela Secretaria Adjunta de Inclusão e acontecerá no auditório da Secretaria de Assistência Social, reunindo pessoas com deficiência, familiares, autoridades e representantes de entidades da sociedade civil.

O objetivo é promover a reflexão sobre acessibilidade, inclusão e respeito, fortalecendo a luta por igualdade de direitos. Durante o encontro, diversas pessoas com deficiência terão espaço para compartilhar suas experiências e depoimentos, relatando desafios cotidianos e reforçando a importância de políticas públicas voltadas à inclusão.

O secretário adjunto de Inclusão, Andrico Xavier, destacou que a iniciativa é um marco importante para o município. “Este evento é uma oportunidade de dar voz a quem diariamente enfrenta barreiras físicas e sociais. A inclusão e a acessibilidade não podem ser vistas apenas como dever legal, mas como compromisso humano. Eu mesmo, sendo surdo, sinto na pele as dificuldades impostas pela falta de acessibilidade. Por isso, nossa missão é transformar essa realidade e garantir que todos tenham o direito de viver com dignidade e respeito”, afirmou.

Leia Também:  Obras de duplicação da Avenida Dante Martins de Oliveira entram na reta final e alcançam as etapas de construção de calçadas e ciclovias

Além dos depoimentos, o evento pretende abrir espaço para diálogo com a comunidade, estimulando maior conscientização sobre o papel de cada cidadão na construção de uma sociedade inclusiva. A data de 22 de setembro é reconhecida nacionalmente como um marco da luta por direitos, visibilidade e valorização das pessoas com deficiência.

Com essa ação, a Prefeitura de Cuiabá reforça seu compromisso em promover cidadania, respeito e oportunidades iguais para todos.

#PraCegoVer

A imagem mostra a região central da capital.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, dá início nesta segunda-feira (29) à 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos principais espaços de participação popular na construção das políticas públicas de saúde do município. O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e reunirá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil.

Neste primeiro dia, a programação começa às 7h, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial às 8h30. Na sequência, será realizada a Conferência Magna, que abordará o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, além dos quatro eixos temáticos que irão nortear os debates da conferência.

Em razão do ponto facultativo decretado pelo prefeito Abilio Brunini para a tarde de segunda-feira (29), devido ao jogo da Seleção Brasileira contra o Japão pela Copa do Mundo, às 13h, a programação do primeiro dia será encerrada às 12h. A leitura e aprovação do Regimento Interno, inicialmente prevista para o período da manhã, será realizada na terça-feira (30), quando a programação será retomada normalmente.

Leia Também:  Alunos de Cuiabá serão premiados por qualidade em artes de combate à violência doméstica

Durante os dois dias de evento, os participantes irão avaliar a situação da saúde em Cuiabá, discutir os principais desafios enfrentados pela rede pública e elaborar propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.

Na terça-feira (30), a programação terá início às 8h com a apresentação da análise da situação da saúde de Cuiabá sob a perspectiva da gestão municipal, conduzida pela secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon. Em seguida, será apresentada a visão do controle social, representada pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio Cesar de Souza Garcia.

Ao longo do dia serão realizados os trabalhos em grupo, a plenária final, a eleição dos delegados que representarão Cuiabá na 11ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso e o encerramento do evento, previsto para as 18h.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a conferência representa um momento fundamental para fortalecer o diálogo entre a gestão e a população.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos.”

Leia Também:  Coral das Simininas emociona público na chegada do Papai Noel

Em razão do ponto facultativo, as unidades de saúde da rede municipal não realizarão atendimentos na tarde de segunda-feira (29). Os pacientes que possuíam consultas agendadas nesse período serão remanejados para o turno da manhã ou para a terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. Os serviços considerados essenciais permanecerão funcionando normalmente.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA