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FARRA DAS DIÁRIAS: Câmara de Ribeirão Cascalheira Gasta 152% a mais que a de Água Boa, Município Três Vezes Maior

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RIBEIRÃO CASCALHEIRA, MT – O uso de verbas públicas para o pagamento de diárias de viagem na Câmara Municipal de Ribeirão Cascalheira acendeu um alerta sobre a gestão dos recursos e resultou em uma denúncia formal ao Ministério Público por indícios de irregularidades e gastos desenfreados. Uma análise comparativa dos dados do Portal da Transparência revela que o Legislativo de Ribeirão Cascalheira, no exercício de 2025, gastou R$ 444.000,00 em diárias, um valor 152% superior ao da Câmara de Água Boa, que gastou R$ 176.000,00 no mesmo período.

A disparidade é gritante quando se leva em conta o porte dos dois municípios. Água Boa possui uma população de 29.219 habitantes e 13 vereadores, enquanto Ribeirão Cascalheira tem apenas 10.297 habitantes e 9 vereadores. Ou seja, mesmo sendo quase três vezes menor e com menos parlamentares, a Câmara de Ribeirão Cascalheira gastou muito mais.

Essa desproporção reflete diretamente no bolso do contribuinte. O custo das diárias para cada cidadão de Ribeirão Cascalheira foi de R$ 43,12, um valor mais de sete vezes superior aos R$ 6,02 por habitante em Água Boa.

A análise por parlamentar também comprova a discrepância: a média de gastos por vereador em Ribeirão Cascalheira atingiu a marca de

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R$ 49.333,33, enquanto em Água Boa a média foi de R$ 13.538,46. Isso significa que, em média, cada vereador de Ribeirão Cascalheira custou 3,6 vezes mais em viagens do que um parlamentar de Água Boa.

Presidente da Câmara Concentra Gastos

A denúncia protocolada no Ministério Público aponta que os gastos não são apenas elevados, mas também concentrados. O presidente da Câmara, Luciano Santos Costa, recebeu sozinho R$ 83.800,00 em diárias no ano de 2025. Esse valor representa 18,87% de todo o recurso gasto pela Câmara Municipal com essa finalidade. O valor utilizado pelo Sr. Luciano é quase que o dobro do utilizado pela a Chefe do Poder Executivo de Ribeirão Cascalheira.

Outras Irregularidades Apontadas na Denúncia

Além do volume dos gastos, a denúncia detalha uma série de outras práticas que ferem os princípios da transparência e da moralidade administrativa. Entre elas estão:

  • Diárias Durante o Recesso: Foram identificados pagamentos de diárias em janeiro e julho de 2025, período em que a Câmara estava oficialmente em recesso, levantando suspeitas sobre a finalidade pública e a necessidade de tais viagens.

Imagem acima demonstra que janeiro não houve atividade e em julho houve recesso.

A imagem acima demonstra os vereadores e servidores que receberam diárias no recesso entre os dias 01 a 31 de janeiro.

  • Lançamentos Contábeis Anômalos: A denúncia aponta para uma prática de lançar diárias diretamente no CNPJ da própria Câmara, e não no CPF do agente público beneficiado. A manobra, considerada um erro grave, impede a correta identificação do credor e levanta a suspeita de que os pagamentos sejam um
    artifício para “queimar orçamento”.
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A imagem acima demonstra lançamento de diárias no CNPJ da Câmara Municipal.

  • Falta de Transparência: Segundo a denúncia, o Portal da Transparência da Câmara passa mais tempo fora do ar do que em funcionamento, o que dificulta o controle social dos gastos públicos. A lei de transparência publica fala em 24 horas para fornecer informações mas no portal da Câmara observa-se que faltam informações o ultimo dia com informações foi no inicio de agosto e já estamos encerrando o de setembro.

A imagem acima demonstra que não existem lançamentos de Despesas da Câmara Municipal desde meados de agosto.

O Ministério Público a instaurou um Inquérito Civil para apurar as irregularidades e, caso confirmadas, que os responsáveis sejam acionados judicialmente por ato de improbidade administrativa, visando ao ressarcimento do dano ao erário e à aplicação das sanções previstas em lei.

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Sinop

Prefeitura e Câmara de Sinop discutem com Águas de Sinop melhorias na execução das obras de esgoto

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Na manhã desta sexta-feira (03), a Prefeitura de Sinop promoveu uma reunião na Câmara Municipal de Vereadores para tratar sobre os serviços prestados pela Águas de Sinop, em relação às obras de ampliação da rede de esgoto que estão em execução em diversos bairros do município. O encontro contou com a participação de vereadores, secretários municipais, representantes da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Sinop (Ager) e da própria concessionária.
 
O principal objetivo da reunião foi discutir os impactos que as obras têm causado à rotina da população, como interdições de ruas e calçadas, e cobrar da concessionária maior agilidade na execução dos serviços. Também foi reforçada a necessidade de mais transparência e eficiência na comunicação com a comunidade, para que os moradores possam se organizar diante das intervenções. De acordo com a Ager, nos últimos 273 dias, foram emitidos 206 autos de notificação à Águas de Sinop de cobranças de adequações e correções em obras executadas.
 
O vice-prefeito de Sinop, Paulinho Abreu, explicou que a Prefeitura convocou a reunião para alinhar as cobranças junto à empresa e dar transparência ao diálogo com o Legislativo. “A Prefeitura vem fazendo essa ponte entre a Ager, Câmara e Município para cobrarmos junto à Águas de Sinop, visto grandes frentes de serviço. Sabemos da urgência de cumprimento de metas do contrato, mas não podemos prejudicar a população nem o meio ambiente da cidade”, destacou.
 
Ele detalhou ainda que a concessionária assumiu novos compromissos durante o encontro. “A Águas de Sinop se prontificou a não abrir novas frentes até que feche as que estão em andamento na cidade, que é uma das maiores cobranças. Também se comprometeu a fiscalizar os pontos de drenagem onde houve obras para verificar se ocorreu emissão de sujeiras para as bocas de lobo e realizar a limpeza quando necessário. Outro ponto foi a resposta a todas as notificações da Ager no prazo de 15 dias”, afirmou.
 
O vereador Célio Garcia ressaltou que espera por soluções efetivas da concessionária para a diminuição do impacto que as obras têm causado à população. “Quando se fala de Águas de Sinop, já participamos de várias reuniões. Hoje pontuamos problemas que a sociedade manifesta diariamente, como vazamentos de água, redes de esgoto que causam transtornos, trânsito prejudicado e sujeira em bocas de lobo. A empresa apresentou um cronograma de atividades e esperamos que isso se reflita em melhorias concretas para o município”, disse.
 
O diretor-presidente da Águas de Sinop, Eduardo Lana, reconheceu o volume expressivo de obras em andamento e os impactos à população. “São quase 80 quilômetros de obras ao longo do ano de 2025. Esse volume gera transtornos e fomos convocados para pactuar entregas importantes. O primeiro compromisso é não abrir novas valas até que 100% das abertas estejam concluídas. Também vamos atender todos os apontamentos feitos na reunião em até 15 dias e dar continuidade ao nosso cronograma de obras”, declarou.
 
Ele acrescentou que uma das medidas para minimizar os impactos será a ampliação da comunicação com a população. “A sinalização é um ponto crítico. Como temos várias frentes de trabalho, fechamos uma parceria com o Waze para informar no aplicativo todas as vias interrompidas. Assim, a população consegue acessar rotas alternativas e reduzir o tempo de deslocamento”, explicou o diretor-presidente da Águas de Sinop.
 
O vice-prefeito reforçou que a Prefeitura e a Câmara vão acompanhar de perto os próximos passos da concessionária. “Tivemos uma reunião produtiva, com propostas e compromissos assumidos. Vamos continuar cobrando para que os danos causados à população sejam atenuados e para que a qualidade do serviço, prevista em contrato, seja garantida”, disse Paulinho Abreu.
 
Ainda durante a reunião, os representantes da Águas de Sinop orientaram que os moradores podem acompanhar os locais de intervenção pelo aplicativo instagram oficial da empresa: Águas de Sinop. O atendimento também está disponível pelo whatsapp da concessionária, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, pelo número 0800 647 6060, para denúncias, dúvidas e solicitações.
 
Participaram da reunião: o vice-prefeito Paulinho Abreu, a secretária de Governo e Planejamento Estratégico, Faira Strapazzon, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Klayton Gonçalves, o secretário de Segurança e Trânsito, Wesney Sodré, além da diretora-presidente da Ager, Márcia Lopes. Representando o legislativo municipal, participaram os vereadores Ademir Debortoli, Célio Garcia, Dilmair Callegaro, Elbio Volkweis, Enio da Brígida, Gilsimar Silva, Marcos Vinicius, Remídio Kuntz, Sandra Donato, Toninho Bernardes e Zezinho Construtor.

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Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

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