CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente são empossados

Publicado em

CUIABÁ

Os 34 componentes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), sendo 17 titulares e seus respectivos suplentes, sendo presidido pelo secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, (Smurb), José Afonso Portocarrero, foram empossados na quarta-feira (2), no auditório do Horto Florestal Tote Garcia. Conforme Decreto 021/2025, a nova legislatura assinou o termo de posse para o biênio 2025-2027.

Na oportunidade também foi realizada a 30º Reunião do Conselho, sendo a primeira do Conselho e consequentemente, da atual gestão.

Na oportunidade também tomaram posse, Valdinir Piazza Topanotti, como vice-presidente do CMMA, Josino Bisneto Moura, como secretário executivo do Conselho, sendo ambos da Smurb, respectivamente o secretário adjunto de Meio Ambiente e o secretário adjunto de Gerenciamento Urbano.

A partir desta data, as atribuições do Conselho Municipal de Meio Ambiente passarão a ter um papel de destaque maior nas ações a serem desenvolvidas. Até o final do ano passado, o Conselho atuava mais centralizado no julgamento de recursos, agora, com base do regimento do Conselho, a proposta é expandir o trabalho em ações mais significativas para o meio ambiente. Também ficou definido que as reuniões do CMMA serão sediadas no Horto Florestal Tote Garcia.

“Análise de legislação, análise dos planos de arborização, dos planos que dizem respeito as questões ambientais tem que passar pela deliberação do Conselho. Vai ganhar uma dinâmica de mais trabalho”, explicou Valdinir Piazza Topanotti, que também é o secretário executivo do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Leia Também:  Emanuel destaca cuidado da gestão com estruturas que são símbolos da cuiabania

O secretário Portocarrero lembrou ainda, da importância do Primeiro Parque do Centro Oeste, criado há 100 anos (completa este ano), conhecido como Morro da Luz, que terá o apoio do Conselho empossado para a tomada de decisões. Ressaltou ainda sobre a cuidadosa revisão que está sendo feita no Plano Diretor da Cidade.

“Além das questões recursais do Conselho, queremos trabalhar com o apoio de vocês, com sugestões, críticas e encaminhamentos que possam ser levados para a Prefeitura”, frisou Portocarrero.

Vários conselheiros se manifestaram em apoio a nova legislatura, bem como dispostos a fortalecerem as iniciativas. “Quanto mais pessoas envolvidas e presentes nas discussões, melhor para contribuir e perceber que temos o interesse de melhorar”, frisou o secretário executivo, Josino Moura.

COMPOSIÇÃO DO CMMA

O Conselho Municipal de Meio Ambiente é composto por representantes do poder público municipal e da sociedade civil, sendo:

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano

Secretaria Municipal de Ordem Pública

Secretaria Municipal de Saúde

Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Habitação e Regulação Fundiária

Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob)

Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (LIMPURB)

Procuradoria Geral do Município

Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (ARSEC)

Leia Também:  Operação coordenada pela Prefeitura mobiliza mais de 150 policiais no Centro

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MT)

Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (SINDUSCON)

Conselho Regional de Biologia (CBIO)

Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso (OAB-MT)

Associação Brasileira dos Engenheiros Civis (ABENC)

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Universidade de Cuiabá (UNIC)

Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU)

ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO

Entre as atribuições do Conselho estão:

– Propor e deliberar sobre normas, diretrizes e políticas públicas municipais relacionadas ao meio ambiente.

– Avaliar e estabelecer normas e padrões ambientais para controle e manutenção da qualidade ambiental.

– Acompanhar e fiscalizar a execução das políticas ambientais municipais.

– Propor programas de educação ambiental e apoiar a criação de consórcios intermunicipais de proteção ambiental.

– Analisar e deliberar sobre o licenciamento ambiental, incluindo projetos que exigem Estudo de Impacto Ambiental 9EIA/Rima).

– Elaborar e aprovar o regimento interno do Conselho.

– Acompanhar e fiscalizar os recursos do FMMA.

– Aprovar e referendar o uso dos recursos do FMMA.

– Decidir, em última instância, recursos administrativos contra penalidades ambientais aplicadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smurb).

#PraCegoVer

A foto mostra o auditório do Horto Florestal onde foi realizada a posse do Conselho Municipal de Meio Ambiente. O local é bem iluminado e conta com a presença dos novos integrantes do Conselho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Complexo Passaredo celebra Dia das Crianças com recreação e cultura

Publicados

em

Cerca de 180 crianças atendidas no Complexo Passaredo, em Cuiabá, vivenciaram uma manhã festiva nesta quinta-feira (9), com atrações, brincadeiras e guloseimas, em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado no próximo domingo, 12 de outubro. A iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, reuniu também alguns pais e a equipe de professores que ministram os cursos no local.

Na programação, houve apresentação teatral do Grupo Lamarck, com Altyeri Dallys, o palhaço Teteko. O teatro apresentou uma dinâmica envolvente, com mensagens importantes sobre meio ambiente, família, escola e educação, tudo de forma lúdica e divertida. A garotada, atenta, interagiu com carinho e boas gargalhadas.

“É muito bom ver como o Complexo Passaredo tem se fortalecido com as ações culturais, esportivas e educativas que vêm sendo realizadas. Essa programação especial tem uma importância enorme para os nossos alunos. Ela não só valoriza o bairro, como também as crianças e a formação por meio da educação lúdica, uma forma leve e divertida de fazer com que as informações atinjam o objetivo. E isso é essencial, porque quando o aprendizado fica, as crianças entendem melhor e levam para a vida”, explicou a secretária adjunta de Cultura, Vilmara Vidica, a Bombom.

A secretária destacou ainda que o Complexo está cumprindo seu papel como um centro que leva arte, esporte e educação para a comunidade. “Ele é um espaço de apoio, de convivência, onde todos se sentem acolhidos”, frisou.

O coordenador do Complexo, Rosberg Rabelo Martins, ressaltou que a data de 12 de outubro é muito importante, principalmente para quem trabalha diretamente com o desenvolvimento infantil, e não poderia passar em branco. “A infância é um período que pede brincadeiras, leveza e descontração. Vivemos em um mundo cada vez mais digital, onde tudo está muito voltado para o eletrônico, para a internet. Por isso, é essencial proporcionarmos momentos assim, reais, no chão, na ponta, principalmente aqui na periferia, onde há muitas crianças e uma forte necessidade dessas vivências”, afirmou.

Leia Também:  Secretária de Saúde convoca 149 técnicos de enfermagem

Para Arthur dos Santos, de 11 anos, estava tudo muito legal. “Eu gosto daqui, participo do futebol kids. Meus pais sempre me incentivaram a praticar esportes, porque é bom para a saúde, e a gente faz amizades, se distrai. Essa ação para comemorar o Dia das Crianças é muito divertida. Vamos jogar entre nós, montamos equipes”, contou.

Maytana Marques Queiroz tem o filho Geovane, de 14 anos, participando do futebol no Complexo, e a filha Maysa, de 11, no vôlei kids. Para a família, o espaço é muito importante, tanto que ela fez questão de participar da programação voltada ao Dia das Crianças. “O esporte ajuda muito, encaminha para coisas boas. As crianças do bairro não ficam ociosas. Eu mesma participava das aulas de dança (zumba), mas tive que parar por conta do serviço, e sinto muita falta. Tive uma amiga que saiu da depressão com ajuda da dança. Pessoa com depressão se retrai muito, aqui faz amizades, conversa, começa a ver a vida de outra forma. Então, temos atividades que ajudam tanto as crianças quanto os adultos”, destacou.

O Complexo Passaredo foi reativado há cerca de 100 dias e tem buscado promover atividades voltadas à comunidade. Atende cerca de 260 pessoas matriculadas nos projetos, sendo quase 180 delas crianças.

Leia Também:  Cuiabá realiza ‘Dia D’ e intensifica combate ao Aedes aegypti no Dom Aquino

A comunidade em geral é apoiadora e também “arregaça as mangas” em parceria com a equipe gestora da Secretaria Municipal de Cultura para que tudo aconteça.

Por trás do palhaço

“Eu conheci o teatro com oito anos de idade, numa igreja. Naquela época, eu queria ser o palhaço, mas não me deixaram porque eu era muito criança. Mesmo assim, em cada apresentação eu dizia pra mim mesmo, dentro do meu coração: ‘Um dia eu vou ser o palhaço. Um dia eu vou ser o palhaço’.” Esse era o sonho de Altyeri Dallys, servidor público há 10 anos, porteiro da EMEB Ana Teresa Arcos Krause.

Os anos passaram e, mais tarde, ele reencontrou o teatro. “E encontrei o palhaço. Hoje já são 22 anos que sou o palhaço Teteko, que sou artista. A arte, pra mim, não serve só pra mim. Ela tem que servir para o próximo. É muito gratificante poder levar informação, levar alegria, ver o sorriso de uma criança, de um adulto. Isso me dá paz”, relatou.

E completou: “Durante aqueles minutos, aquelas horas de apresentação, eu esqueço o mundo lá fora, que está tão violento, tão perturbado, e consigo levar algo bom para as pessoas. E não só pra elas, para mim também. Porque eu aprendo muito a cada apresentação.”

Para fazer o que mais gosta, divertir o público com sua irreverência, “o servidor público por profissão e palhaço por amor” procura conciliar o trabalho.

#PraCegoVer:

A foto exibe a equipe no palco do teatro e a plateia, composta por público infantojuvenil, ao fundo, em momento de descontração e encerramento da apresentação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA