VÁRZEA GRANDE
Várzea Grande realiza noite de eventos em celebração ao Mês da Mulher
VÁRZEA GRANDE
Os dois eventos reforçaram a necessidade de união entre as mulheres e o fortalecimento das políticas públicas de proteção e valorização das várzea-grandenses
A noite desta quinta-feira, (13), foi marcada por dois importantes eventos do projeto “VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres”, reforçando o compromisso do município com o fortalecimento feminino e o combate à violência contra mulher. A programação contou com a Roda de Conversa “Março para Elas”, organizada pela vereadora Rosy Prado, no Parque Municipal Bernardo Berneck, e com o “Quintou na OAB”, promovido pela Comissão da Mulher da OAB de Várzea Grande. Ambos os eventos contaram com a presença da prefeita Flávia Moretti (PL).
Na Roda de Conversa “Março para Elas”, a prefeita Flávia Moretti conduziu uma dinâmica interativa, convidando cinco mulheres a compartilharem suas experiências e reflexões sobre temas como empoderamento, medos, aspirações, referências femininas e o legado das mulheres na sociedade. Em seu discurso, Flávia ressaltou a importância da união e do apoio mútuo entre mulheres e destacou a necessidade de denunciar e enfrentar a violência de gênero.
“Nós queremos falar sobre direitos, sobre violência doméstica, sobre experiências reais. Precisamos seguir em frente, sem medo, sem preconceito e com muito respeito. Vamos juntos, homens e mulheres, construir uma nova sociedade, uma nova Várzea Grande”, afirmou a prefeita.
Em um momento de grande emoção, Flávia mencionou o caso trágico do assassinato da adolescente Emilly Azevedo Sena, de 16 anos, grávida de nove meses, que além de ter sido morta com requintes de crueldade, teve a filha roubada de seu ventre, enfatizando a urgência de medidas concretas para prevenir a violência contra mulheres e meninas. “A violência começa dentro de casa e muitas vezes é silenciada. Busquem ajuda, utilizem a rede de apoio. O silêncio pode custar muitas vidas vida”, concluiu.
O evento contou com a presença de palestrantes de diversas áreas em uma conversa descontraída. Falaram: Célia Melo, empresária, abordou a participação da mulher no mercado de trabalho, a delegada Mariell Antonini, coordenadora de Violência contra Mulher, em Mato Grosso, trouxe dados e estratégias de combate à violência de gênero, a Dra. Karla Lorena, médica intensivista, destacou a importância da saúde da mulher; Dra. Mariana Barros, dermatologista, falou sobre autoestima, bem-estar e o câncer de pele e a vereadora Rosy Prado, anfitriã do evento, enfatizou o papel da mulher na política e a importância da sororidade.
“Nós não somos concorrentes, somos aliadas. Quando damos as mãos, conseguimos romper o ciclo da violência e fortalecer a presença feminina na política e em todos os espaços”, afirmou Rosy Prado.
O evento reuniu lideranças comunitárias, secretários municipais e a Banda Municipal de Várzea Grande. Ao final, foram sorteados diversos prêmios entre as participantes.
DIREITOS E DEFESA PESSOAL DAS MULHERES – Paralelamente, a sede da OAB de Várzea Grande promoveu o evento “Quintou na OAB”, iniciativa da Comissão da Mulher da OAB, com foco na conscientização jurídica e na defesa dos direitos das mulheres.
A programação contou com palestras da delegada Jannira Laranjeira, coordenadora de Enfrentamento à Violência contra Mulher e Vulneráveis da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso e do advogado Dr. Leonardo Bocchese, que abordou princípios de defesa pessoal para mulheres.
A vice-presidente da Comissão da Mulher da OAB de Várzea Grande, Dra. Monica de Paula Moterani Hintze, destacou a importância do evento: “O conhecimento sobre os direitos e a segurança das mulheres são fundamentais para garantir uma sociedade mais justa e igualitária”.
VÁRZEA GRANDE
Mostra cultural sobre a Semana do Migrante amplia conhecimento e valoriza a diversidade entre estudantes
A Semana do Migrante, celebrada entre os dias 19 e 23 de junho, motivou os estudantes das séries finais da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Manoel Corrêa de Almeida a participarem de uma mostra cultural voltada à valorização da diversidade. A iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre diferentes povos, culturas e tradições, além de fortalecer valores como respeito, acolhimento e inclusão de pessoas que deixaram sua terra natal em busca de novas perspectivas de vida.
Cada turma ficou responsável por pesquisar e representar um país, desenvolvendo estudos sobre aspectos culturais, culinária, pontos turísticos, hino nacional, jogos, músicas, costumes e outras características que identificam cada nação. Os alunos do 7º ano, das turmas A, B e C, pesquisaram sobre África, China e Índia. Já os estudantes do 8º ano abordaram os Estados Unidos e o Brasil, enquanto os alunos do 9º ano apresentaram trabalhos sobre México e Venezuela.
Os estudantes dos 6º anos A e B também participaram da proposta, elaborando relatórios sobre os países apresentados durante a mostra e registrando suas percepções acerca das diferentes culturas conhecidas ao longo da atividade.
A diretora da unidade escolar, Ivani Silva Costa, destacou que o trabalho em equipe foi essencial para o sucesso da mostra cultural.
“Os estudantes organizaram estandes temáticos, exposições e apresentações com recursos audiovisuais. A mostra evidenciou o protagonismo estudantil, que não mediu esforços para a conclusão de cada tarefa. O acompanhamento pedagógico das coordenadoras Ana Elise Andrade da Silva e Greice Maria de Araújo Bezerra, além do articulador do Programa ETA, Diogo Douglas da Silva, foi fundamental na elaboração de cada trabalho desenvolvido”, afirmou.
Ivani também ressaltou o compromisso da comunidade escolar com uma educação voltada à valorização da diversidade cultural, fortalecendo o respeito às diferentes identidades e contribuindo para a formação cidadã dos estudantes.
Galeria de Fotos (12 fotos)
-
ESPORTES7 dias atrásBélgica e Egito empatam e deixam Grupo G aberto na Copa do Mundo
-
ESPORTES6 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásFigueirinha e Costa Verde recebem força-tarefa do VG em Ação nesta terça-feira (16)
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásPrefeitura intensifica tapa-buracos, patrolamento e manutenção de drenagem em bairros de Várzea Grande
-
PICANTES6 dias atrásCarla Diaz celebra estreia de nova novela no Globoplay e promete agitar trama com Liz
-
POLÍTICA6 dias atrásLei cria sistema de alerta para avisar vítimas sobre aproximação de agressores
-
ESPORTES7 dias atrás
Uruguai empata com Arábia Saudita e deixa Grupo H totalmente indefinido
-
POLÍCIA6 dias atrásForagido da Justiça por tráfico de drogas é preso pelo Bope em Várzea Grande




