VÁRZEA GRANDE
Prefeitura anuncia R$ 39 milhões para realizar obras da rodoviária e do anel viário Aeroporto/Pirinéu
VÁRZEA GRANDE
Flávia e Tião apresentaram balanço da nova gestão e novos projetos e obras para Várzea Grande
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti e o vice-prefeito Tião da Zaeli – ambos PL – realizaram coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira (21). Durante o evento, ambos anunciaram que serão investidos R$ 39 milhões na construção da rodoviária e no anel viário que abrange a região do Jardim Aeroporto e o bairro Pirinéu. A prefeita ainda anunciou a implantação de atendimento odontológico na cidade e comemorou o aumento da arrecadação em 7%.
“Para rodoviária, cerca de R$ 20 milhões serão usados por meio de emendas do deputado federal Coronel Assis (UB). A emenda já está liberada, só estamos esperando os trâmites administrativos com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). Há também recursos do deputado Nelson Barbudo (PL) que iremos usar para o projeto do anel viário”, conta a prefeita Flávia Moretti.
A futura rodoviária de Várzea Grande deve ter dez guichês de atendimento, área para lanchonetes e para outras funções comerciais.
“Será na região da Mário Andreazza. Este é um grande sonho dos munícipes. Estamos destravando diversas obras estruturantes que vão beneficiar nossa população”, relata Moretti.
Já o anel viário, abrange região do Pirinéu, com faixa de ciclismo e também interligação do bairro com a avenida Arthur Bernardes e ao grande Cristo Rei, pela Avenida Prefeito Murilo Domingos, a antiga 31 de Março. “Isso beneficiará a todos os munícipes que acessam diariamente essa região, pois há um grande fluxo de veículos. Estamos pensando no futuro de nosso município”, declara.
Na entrevista, a prefeita destacou que os avanços da atual gestão podem ser vistos e comprovados em várias frentes, especialmente na saúde, no saneamento básico, na educação, na infraestrutura e na segurança pública. Grande parte dos investimentos é fruto de articulação política, tanto em nível estadual, como federal.
“Sempre digo que não importa de onde virão os recursos. Recurso público, o dinheiro, não tem carimbo, ele é do povo e vamos buscar e aplicar da melhor forma”, conta a prefeita Flávia Moretti.
BALANÇO – No Pronto-Socorro e Hospital Municipal (PSHMVG), a reativação de leitos bloqueados, a retomada de cirurgias pediátricas e ginecológicas, e o aumento expressivo no faturamento hospitalar – de R$ 619 mil para R$ 1,3 milhão – refletem a eficiência da gestão. Um repasse de R$ 11,7 milhões do governo estadual está sendo investido na reforma do telhado, banheiros, parte elétrica e hidráulica da unidade. Além do Fila Zero que contabiliza mais de 36 mil atendimentos de janeiro a maio, além da oferta de cirurgias inéditas como a de coluna, bariátrica e oftalmológicas.
Na saúde outro avanço importante foi o fim de espera para cirurgias ortopédicas. Hoje, paciente que precisa de cirurgia ortopédica é atendido em até 48 horas, só neste último mês foram feitas 200 cirurgias. Na gestão anterior, ocorriam cerca de 100 cirurgias/mês e paciente esperava até 30 dias para ser atendido.
DESTRAVAR – Entre as principais entregas de Flávia-Tião, está o estudo de concessão do Departamento de Água e Esgoto (DAE) à iniciativa privada, junto à Fipe. Além de obras edificantes e duradouras, como os investimentos de mais de R$ 10 milhões na infraestrutura do bairro Paiaguás, uma ação estruturante e de dimensão inédita.
A reestruturação do DAE começou em todo Município. Até fim do ano mais de 10 mil casas receberão hidrômetros, que é equipamento que atesta e contabiliza a recepção de água. Até junho, já foram instalados mais de 6 mil hidrômetros e até fim do ano serão mais 4 mil.
Destravar Várzea Grande é meta e missão da atual gestão. No entanto, esse ‘destravamento’ tem sido na prática, recuperação de obras abandonadas e paralisadas de antigas gestões. As mais emblemáticas, e que de fato prejudicam a população, são as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Costa Verde/Santa Maria, iniciada em 2013, e projetos de creches, de escolas municipais e de unidades de saúde.
“Já estive quatro vezes em Brasília em busca de recursos, sejam eles via emenda da Bancada Federal, e do próprio governo federal, e felizmente, estamos obtendo êxito. Uma creche retomada foi entregue em maio e retomamos o canteiro de obras da ETE”, elencou Moretti.
Considerada uma das obras mais relevantes em execução no Município, a ETE terá impacto direto dona ampliação acesso ao saneamento básico, na preservação ambiental e na qualidade de vida da população. A previsão da administração municipal é de que até dezembro deste ano, cerca de 25% da estrutura já estejam em funcionamento.
EDUCAÇÃO – Outra obra que retratou o descaso com o Município é o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) ‘Professora Doralice Silva Cardoso’, no bairro Jardim Novo Mundo, inaugurado em maio. As obras dessa unidade escolar estavam paralisadas há mais de uma década – 13 anos – e foi destravada já nos primeiros meses da nova gestão, colocando fim à espera por vagas na região.
A unidade inaugurada faz parte das obras do PAC 2, modelo pró-infância do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que contratada em 2012, licitadas inicialmente em 2014, paralisadas, licitadas outras vezes, com a regularização efetiva das obras somente no início de 2025. Projeto orçado em R$ 1,6 milhão e com capacidade para atender até 250 crianças.
Ao todo, a gestão deve atender mais 2.000 crianças até fim do ano. A meta é entregar ao município seis creches, que vão ofertar 1.000 vagas, além de mais duas escolas municipais com 500 vagas cada. Segundo a secretaria de educação o objetivo é chegar é reduzir o déficit de vagas em 71% até o fim do ano.
VÁRZEA GRANDE
Prefeita sanciona lei que cria Fundo Municipal de Educação em Várzea Grande
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, sancionou a lei que institui o Fundo Municipal de Educação de Várzea Grande (FMEVG), mecanismo que passa a concentrar a gestão financeira dos recursos destinados à implementação, manutenção e ampliação das políticas públicas voltadas à educação no município, por meio de emendas.
Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o fundo terá natureza contábil e financeira e será utilizado para captar, administrar e aplicar recursos em programas, projetos, ações e serviços da área educacional.
Entre as finalidades previstas estão investimentos em planejamento e gestão da educação, formação continuada de professores e servidores, construção, reforma e manutenção de escolas e unidades administrativas, aquisição de materiais didáticos, equipamentos, veículos para a frota da Secretaria, além do custeio da alimentação escolar.
O Fundo ainda poderá financiar a aquisição e o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias de ensino, a modernização da gestão da educação e a contratação de serviços especializados para elaboração e execução de projetos na área.
A gestão do FMEVG ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que atuará como unidade gestora e orçamentária, com supervisão direta da prefeita.
A lei também cria o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Educação, órgão de caráter deliberativo e com composição paritária entre representantes do Poder Público e da sociedade civil. Caberá ao colegiado aprovar o plano anual de aplicação dos recursos, acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária e financeira, emitir parecer sobre as contas da gestão e deliberar sobre as diretrizes de utilização dos recursos.
O Conselho contará com representantes do Conselho Municipal de Educação e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. As reuniões e deliberações deverão ser públicas e amplamente divulgadas.
Galeria de Fotos (1 foto)
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
POLÍTICA6 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
POLITÍCA NACIONAL7 dias atrásCâmara promove debate em BH sobre aumento do limite de faturamento do MEI
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
Sinop6 dias atrásAlunas da Escola Municipal de Artes de Sinop são pré-selecionadas para a Escola Bolshoi
-
ESPORTES2 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo



