CUIABÁ
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

Seduc intensifica programa para recuperar aprendizagem no Ensino Médio com mobilização de famílias

Publicado em

MATO GROSSO

Em 2026, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc) intensifica as ações do Programa de Recomposição da Aprendizagem (PRA), iniciativa voltada à recuperação do percurso escolar de estudantes do Ensino Médio que enfrentam defasagem idade-série e dificuldades de aprendizagem.

O foco prioritário do PRA neste ano é a mobilização das famílias e dos estudantes para fortalecer o sentimento de pertencimento escolar e evidenciar que o programa é uma oportunidade de retomada, avanço e valorização das trajetórias escolares no Ensino Médio.

O programa é voltado a estudantes das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio com dois ou mais anos de defasagem idade-série. Além disso, ele também é destinado aos jovens da 3ª série que enfrentam dificuldades para acompanhar os conteúdos essenciais.

O principal objetivo do PRA é garantir que o estudante conclua o Ensino Médio bem preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para a continuidade dos estudos (seja na faculdade ou em cursos técnicos) e para os desafios do mundo do trabalho.

Leia Também:  "Estamos em busca de soluções que defendam os interesses de toda da sociedade", afirma secretária

De acordo com o secretário de Educação, Alan Porto, o PRA é uma oportunidade para que estudantes e familiares resgatem a confiança no percurso escolar.

“Ao fortalecer a permanência e garantir a conclusão qualificada, reafirmamos que nenhum estudante deve ser deixado para trás, transformando desafios passados em conquistas futuras”, destacou.

O eixo central do programa é a humanização do percurso escolar, transformando o que antes era visto como “atraso” em uma jornada de aceleração com qualidade, respeito e dignidade.

O PRA adota uma abordagem flexível e integrada, com material estruturante organizado nas áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. As aulas priorizam a resolução de problemas, o protagonismo juvenil e práticas pedagógicas que dialogam com a realidade dos estudantes.

Nas turmas do período noturno, as aulas mediadas por tecnologia ganham força com o uso de Chromebooks e Smart TVs, que permitem personalizar o aprendizado e tornar a escola um espaço mais dinâmico, interativo e conectado ao cotidiano do jovem contemporâneo.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros realiza rescaldo após incêndio de grandes proporções em loja de materiais de construção

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado nesta quarta-feira (18.2) para atender uma ocorrência de incêndio em uma loja de materiais de construção, localizada na Rua Apolônio Bouret de Melo, na região central de Paranatinga (1.529 km de Cuiabá).

A equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada por volta das 11h45 e prontamente se deslocou até o local da ocorrência.


Ao chegar, os bombeiros constataram que o fogo já havia se propagado e atingido toda a edificação, com colapso total das estruturas e queima completa dos materiais armazenados no interior do estabelecimento.

O proprietário da loja, com o apoio de vizinhos e de um caminhão-pipa da Prefeitura, tentou conter o avanço das chamas, evitando que o incêndio se propagasse para imóveis vizinhos. Os bombeiros realizaram o rescaldo nos focos remanescentes que ainda haviam na área atingida.

Segundo o dono do comércio, o incêndio teria iniciado em decorrência de um curto-circuito na fiação elétrica. Não houve registro de vítimas, sendo constatados apenas danos materiais.

Leia Também:  Força-tarefa apura denúncias de exercício ilegal da profissão e venda de medicamentos contrabandeados em drogarias

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA