CUIABÁ
Search
Close this search box.

DR. FÁBIO ARGENTA

O Bom e o Mau Colesterol

Publicado em

DR. FÁBIO ARGENTA

O BOM E O MAU COLESTEROL –  modificações no estilo de vida !!

 

O excesso de colesterol e triglicérides é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Em nosso sangue existem dois tipos de colesterol:

* LDL Colesterol: conhecido como “mau colesterol”, ele pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento;

* HDL Colesterol: conhecido com “bom colesterol”, retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.

A avaliação do Colesterol Total, com a finalidade de mensurar o risco cardiovascular é recomendada pelos programas de rastreamento populacional, porém para avaliação adequada deste risco, são imperativas as análises do HDL Colesterol e do LDL Colesterol.

 

FATORES DE RISCO

Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e atividade física reduzida. No entanto, um dos fatores mais comuns é a dieta.

A gordura saturada é um tipo de gordura que, quando ingerida, aumenta a quantidade do mau colesterol no organismo. Está presente, principalmente, em alimentos de origem animal. A carne vermelha, mesmo quando aparentemente “magra”, possui moléculas de colesterol entre as suas fibras e deve ser evitada. As margarinas light ou diet devem ser as escolhidas em substituição à manteiga.

Leia Também:  Clínicas Particulares de Vacinação complementam a Imunização oferecida pelo SUS

As gorduras insaturadas estão presentes, principalmente, em alimentos de origem vegetal. Elas são essenciais ao organismo, mas o corpo humano não tem condição de produzi-las, sendo necessário consumi-las na alimentação. A substituição de gorduras saturadas por insaturadas na dieta, auxilia na redução  do mau colesterol no sangue.

 

 

 

SINTOMAS DO COLESTEROL

O colesterol alto não apresenta sintomas, por isso, quem tem obesidade, possui história de morte na família por infarto, é sedentário e/ou alimenta-se com ingestão exagerada de gorduras saturadas tem mais chances de ter colesterol alto. A aterosclerose (doença do colesterol nas artérias) não produz qualquer tipo de sintoma até que ocorra a obstrução de uma ou mais artérias.

 

 

 

 

PREVENÇÃO

  • Fazer exercícios físicos: a atividade física pode ajuda-lo a emagrecer e a diminuir as tensões.
  • Não fumar: o cigarro é um fator de risco para doença coronária.
  • Reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Evitar o estresse: uma vida menos estressada também diminui o risco de infarto. Procure transformar as suas atividades diárias em algo que lhe dê satisfação;
  • Os cuidados alimentares para reduzir o LDL sanguíneo se baseiam em controlar a ingestão de alimentos ricos em colesterol e gordura saturada e aumentar a ingestão de alimentos que ajudam na excreção do LDL e aumentam o HDL no sangue.
Leia Também:  Vacinas contra COVID-19 e Cardiologia

 

– Reduzir preparações culinárias com excesso de gordura (farofas, lasanha, estrogonofe, feijoada,…); fast food (pizza, hambúrguer,…), comida ultraprocessada (bolachas, salgadinhos, batata frita,..), itens de padaria, queijos e sobremesas.

 

– Substituir: óleos refinados e banha suína por azeite de oliva extravirgem, carnes gordas por carnes magras, bebidas alcoólicas como cerveja e destilados por vinho tinto seco (com moderação).

 

– Incluir no dia a dia: açafrão, alho, aveia, linhaça, abacate e oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoim).

 

– O consumo regular de chá verde também auxilia na redução dos níveis de LDL

 

Valores referenciais do perfil lipídico para adultos maiores de 20 anos:

 

Dr. Fábio Argenta – CRM MT 4194

Especialista em Cardiologia – SBC/AMB – RQE 2859

Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia MT

 

Gisele Manfrin, – CRN 3812

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Mato Grosso, especialista em Nutrição Funcional.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

DR. FÁBIO ARGENTA

Cerca de 20 milhões de pessoas sofrem com arritmia cardíaca no Brasil

Publicados

em

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Hipertensão Arterial Sistêmica, nova Diretriz Brasileira, o que há de novo?
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA