CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá orienta motoristas a evitarem trânsito na Av. Prainha

Publicado em

CUIABÁ

As Avenidas Tenente Coronel Duarte (Prainha), Joaquim Murtinho e Dom Bosco, na região central de Cuiabá, continuam com bloqueio total nesta quarta-feira (18).

A previsão era liberar a Prainha na terça-feira (17), segundo a empresa responsável pelas obras do BRT e a Secretaria de Infraestrutura e Obras do Estado, contribuindo com o fluxo de veículos, considerando que o expediente retorna ao normal para muitos trabalhadores a partir do meio-dia. Na Prefeitura de Cuiabá, bem como os órgãos municipais, nesta data é ponto facultativo. O atendimento segue o ritmo normal na quinta-feira (19). Serviços essenciais permanecem em sistema de plantão, sendo que nas UPAs e Policlínicas o funcionamento é ininterrupto 24h.

As vias bloqueadas contam com apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, que atendeu à solicitação para o andamento das obras. A orientação é buscar rotas alternativas, tendo em vista a possibilidade de lentidão no trânsito.

A Prainha está bloqueada no sentido Porto ao Centro, no trecho compreendido entre o Ginásio São Gonçalo e a Igreja Universal. Para quem necessita passar pelo local, há possibilidade de fazer o percurso em contrafluxo, considerando que a via para seguir do Centro ao Porto está bloqueada.

Leia Também:  Secretaria Municipal de Saúde abre processo seletivo para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias

Como alternativas, para quem vai do bairro Porto rumo ao centro da cidade, pode utilizar a Av. Comandante Costa até a Av. Isaac Póvoas ou a Rua São Cristóvão, no bairro Dom Aquino, próximo ao Shopping Popular, saindo na Av. General Melo.

Se está na Prainha com destino ao bairro Porto, continuam disponíveis a Av. Generoso Ponce até o semáforo da Santa Casa, quando poderão acessar pela direita a Av. Dom Aquino até chegar à Av. 15 de Novembro.

VIAS LIBERADAS

Em relação às vias bloqueadas parcialmente em diferentes pontos da cidade para as comemorações de Carnaval ou eventos religiosos, foram todas liberadas conforme previsto. No caso da Av. Mato Grosso, que foi bloqueada totalmente para o Carnaval, a liberação aconteceu no final da manhã desta quarta-feira (17), após a retirada da estrutura do Carnaval.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Durante o Carnaval, Prefeitura amplia recuperação asfáltica em bairros de Cuiabá

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras manteve o ritmo de trabalho no período de Carnaval em Cuiabá, com ações de tapa-buracos e microrrevestimento. Desde sábado (14), as equipes aceleraram o serviço, tendo sanado 850 buracos nesses dias. Nesta quarta-feira (18), finalizam o microrrevestimento na Rua São Paulo, no bairro São Mateus. A iniciativa no bairro começou na terça-feira de Carnaval (17), com atendimento à Rua São Mateus, que leva o mesmo nome do bairro. Ambas são consideradas vias de grande fluxo e interligam importantes corredores viários, atendendo motoristas que trafegam entre a Avenida Carmindo de Campos e a Avenida Beira Rio.

“Nossa determinação é garantir trafegabilidade, segurança e mais qualidade de vida para a população. Estamos intensificando tanto a operação tapa-buracos quanto o microrrevestimento, priorizando vias de grande fluxo e bairros que mais necessitam, para assegurar uma malha viária mais segura e durável, por isso não paramos”, destacou o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Reginaldo Teixeira.

Outras localidades já estão previstas para receber o microrrevestimento, como o bairro Chácara dos Pinheiros, especialmente em uma via interligada da Avenida Fernando Corrêa até a Estrada do Moinho, além do bairro Alvorada e da lateral do Parque Zé Bolo Flô, entre outras.

Leia Também:  Emanuel aponta como justa homenagem a personalidades no Dutrinha: "Ajudaram a construir a história do templo do futebol cuiabano"

No sábado (14) e na segunda-feira (16), o atendimento ocorreu por meio da operação tapa-buracos, com serviços realizados nos bairros Recanto dos Pássaros e Santa Terezinha, e Pedra 90 e Real Park, respectivamente, além da Avenida Miguel Sutil, com ações emergenciais.

Tapa-buracos x microrrevestimento

A capa asfáltica é composta por CBUQ, Concreto Betuminoso Usinado a Quente, que utiliza CAP, Cimento Asfáltico de Petróleo, pedrisco e emulsão asfáltica em sua composição. Esses materiais, quando misturados e aplicados, formam a camada de revestimento responsável pela resistência e acabamento do pavimento.

Já o microrrevestimento asfáltico, conforme explicou o diretor de Infraestrutura da Secretaria, Ricardo Rodrigues, funciona como uma camada de proteção aplicada sobre o pavimento já existente. É um tipo de revestimento composto por emulsão asfáltica modificada com polímero emborrachado, pedrisco e outros agregados minerais.

“O principal objetivo do microrrevestimento é impermeabilizar o pavimento, aumentando sua durabilidade. Ele é especialmente indicado para vias que apresentam fissuras, trincas, desgaste superficial e o chamado couro de jacaré, trincamento em malha. Ao ser aplicado, o microrrevestimento sela essas fissuras, impedindo a infiltração de água e retardando a deterioração da estrutura do pavimento”, detalhou.

Leia Também:  Secretaria Municipal da Mulher realizou mais de trinta mil atendimentos

Ou seja, além de restaurar a superfície, protege toda a área tratada de forma uniforme. Durante o período chuvoso, essa proteção é ainda mais importante, pois evita que a água se infiltre nas trincas e no couro de jacaré, o que poderia agravar os danos, abrir buracos e acelerar a deterioração do pavimento.

Para maior entendimento, o microrrevestimento atua como uma solução preventiva e corretiva, preservando a estrutura existente e reduzindo custos futuros de manutenção.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA