CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá intensifica campanha permanente contra queimadas
CUIABÁ

A Prefeitura de Cuiabá está ampliando o alcance da campanha inédita de combate às queimadas urbanas, lançada recentemente. A iniciativa, que agora passa a vigorar durante todo o ano, está sendo veiculada de forma massiva em diversos meios de comunicação, incluindo rádios, emissoras de TV, jornais impressos e, principalmente, redes sociais como YouTube e Instagram, visando garantir amplo engajamento da população.
Com o lema “Isso não precisa se repetir”, a campanha tem como foco alertar a sociedade sobre os impactos ambientais, sociais e de saúde causados pelas queimadas, reforçando que provocar fogo em áreas urbanas é crime durante todo o ano, e não apenas no período de estiagem.
A divulgação conta com forte apelo visual. Um dos materiais exibe imagens de incêndios urbanos e uma criança utilizando máscara de oxigênio, ilustrando o sofrimento causado pela fumaça, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias. A peça traz ainda o chamado à ação: “Desta vez, podemos fazer diferente”, incentivando denúncias e a prevenção coletiva.
O secretário-adjunto especial de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges Ferreira, enfatizou o caráter educativo e preventivo da campanha.
“É uma iniciativa inovadora porque trabalha com informação, educação ambiental e prevenção. Esse é o diferencial: fazer com que a mensagem chegue tanto aos que sofrem com as queimadas quanto àqueles que ainda usam o fogo como prática para limpeza de terrenos. Com informação, eles podem repensar essas ações”, disse.
O coronel também alertou sobre as consequências legais para quem descumprir a legislação.
“Há leis municipais, estaduais e federais que proíbem o uso do fogo em áreas urbanas durante todo o ano. Qualquer terreno atingido será fiscalizado, e o responsável poderá ser autuado. Esse é um alerta importante da campanha”, reforçou.
A população pode denunciar queimadas ilegais por meio dos seguintes canais oficiais: Corpo de Bombeiros: 193; Defesa Civil de Cuiabá: (65) 99244-4018; e Denúncias pela internet: sorp.cuiaba.mt.gov.br
A campanha é coordenada pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Cuiabá.
#PraCegoVer
A imagem que ilustra a matéria mostra um treinamento de combate e prevenção a incêndios com atuação conjunta da Defesa Civil Municipal, Bombeiros e brigadistas.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

CUIABÁ
Feira atrai público na 13 de Junho e prefeito estuda nova edição em outro ponto do Centro

A “Feira do Centro”, realizada neste sábado (4) na Rua 13 de Junho, chegou à terceira edição com muita animação, público expressivo e boas expectativas tanto para os comerciantes quanto para os visitantes em busca de lazer, cultura e boas compras. A programação contou com apresentação de siriri do grupo Laura de Vicunã, do bairro Pedra 90, e show do músico Neto Moraes, que embalaram quem passou pelo local.
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, conversou com comerciantes ambulantes, lojistas e consumidores, acompanhando de perto a receptividade da população ao projeto. Ele adiantou que a próxima edição será em outro ponto da cidade.
“Foi muito bom. Sábado que vem a gente vai experimentar em outra rua. Acredito que tivemos uma atração de público excelente, mas queremos levar esse movimento também para outras ruas do Centro. A Rua 13 de Junho está superaquecida, então vamos liberar para os veículos e fazer esse teste em outro trecho”, afirmou Abilio.
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, destacou a organização do evento. “Já cadastramos mais de 70 feirantes, com feira livre, hortifruti, artesanato, antiguidades, além dos ambulantes. A ideia é que esse movimento gere desenvolvimento. Agora estamos avaliando os pontos positivos e negativos para aprimorar cada vez mais o formato”, explicou.
Para os comerciantes, a feira tem sido sinônimo de boas vendas. “Graças a Deus está muito legal, estou vendendo bastante. Os clientes procuram de tudo, desde meias até peças íntimas. Para mim está sendo ótimo”, relatou a vendedora ambulante Anette Zephirin.
Cirlene Maria Salles Soares, que levou produtos caseiros para a feira, também comemorou os resultados. “Eu vendo pão, peta, pão caseiro, bolo, bala baiana e bolo gelado — todos os meus produtos são caseiros. O movimento está muito bom, até 30% acima do normal. Essa foi minha primeira vez aqui, mas já participo da Feira da Agricultura Familiar às segundas-feiras. Estou muito feliz com a saída dos produtos”, contou.
O morador do Jardim Vitória, Charlie Hudson, que fazia compras com a família, elogiou a variedade e o horário do evento. “Gostei da quantidade de lojas abertas hoje e da disposição para atender a população. Durante a semana é difícil porque saímos tarde do serviço, então o sábado é propício para compras e também para passear com a família”, comentou.
Segurança e organização
A segurança no local foi garantida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, com apoio de agentes de trânsito e policiais militares que atuam por meio do Programa Atividade Delegada.
Durante o evento, o trecho entre as avenidas Getúlio Vargas e Isaac Póvoas é fechado para veículos das 7h às 16h, transformando a via em espaço exclusivo para pedestres. A medida garante mais segurança ao público e fortalece o comércio local.
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) também participa da ação garantindo fluidez e segurança para quem transita nas ruas interditadas e nos passeios públicos. “Oferecemos conforto e tranquilidade aos visitantes”, destacou o secretário-adjunto Robson Pereira.
#PraCegoVer
A foto mostra o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, conversando com comerciantes ambulantes na Feira do Centro.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
CIDADES2 dias atrás
FARRA DAS DIÁRIAS: Câmara de Ribeirão Cascalheira Gasta 152% a mais que a de Água Boa, Município Três Vezes Maior
-
ESPORTES2 dias atrás
Leila Pereira se contradiz e desrespeita acordo que ela mesma assinou na Libra
-
ESPORTES2 dias atrás
Vasco, Crefisa e o jogo de bastidores que ameaça a credibilidade do futebol brasileiro
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrás
EA será adquirida por US$ 55 bilhões e deixa de ser empresa de capital aberto
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrás
Prefeitura realiza vistoria em futura indústria de fertilizantes e reforça importância do licenciamento ambiental
-
ESPORTES5 dias atrás
São Paulo perde quarta consecutiva no Morumbis e aumenta pressão pós-Libertadores
-
ESPORTES3 dias atrás
CBF revoluciona calendário do futebol brasileiro e anuncia novos torneios para 2026
-
ESPORTES6 dias atrás
Flamengo vence o Corinthians em jogo dramático na Neo Química Arena