CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Lei que cria a agência Cuiabá Regula é sancionada pelo prefeito

Publicado em

CUIABÁ

O prefeito Abilio Brunini sancionou a Lei Complementar nº 561/2025, aprovada pela Câmara Municipal, que institui a agência Cuiabá Regula — a nova Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá, que substituirá a Arsec. A sanção foi publicada na segunda-feira (2), em edição suplementar da Gazeta Municipal.

A agência será responsável pela fiscalização dos serviços públicos operados sob concessão pública: transporte coletivo, água e saneamento.

Caberá à Cuiabá Regula normatizar, regular, controlar e fiscalizar os serviços públicos prestados por meio de concessionárias. São exemplos: a distribuição de água, o tratamento de esgoto, o transporte coletivo e a gestão de resíduos sólidos.

A agência será composta por Diretoria Reguladora, Conselho Regulador do Saneamento Básico, Conselho Regulador do Transporte Coletivo Urbano, Coordenadoria Administrativo-Financeira e Ouvidoria.

Ao todo, serão 20 integrantes, sendo 10 indicados pelo poder concedente (Prefeitura de Cuiabá) e 10 representantes dos prestadores e usuários dos serviços públicos e de entidades representativas.

Os representantes do Poder Executivo serão indicados a partir do quadro de servidores públicos municipais das seguintes secretarias: Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Mobilidade Urbana, Infraestrutura e Obras, Governo, além da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).

Leia Também:  Estudantes da rede pública municipal de educação acompanharam o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

Já os representantes dos prestadores e usuários dos serviços públicos para composição do Conselho Regulador do Saneamento Básico serão indicados pela Associação dos Usuários dos Serviços de Saneamento Básico, Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e pela empresa concessionária do serviço público de água e esgotamento sanitário de Cuiabá.

O Conselho Regulador do Transporte Coletivo Urbano será composto por representantes da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo Urbano, da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, do CAU, da Associação Mato-Grossense dos Transportadores Urbanos e do CREA.

No dia 29 de maio, a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, após sabatina, a indicação de quatro diretores da Agência Cuiabá Regula pelo Poder Executivo. Foram aprovados para os seguintes cargos:

  • Alexandre Cesar Lucas – Diretor Regulador Presidente;

  • Carlos Rafael Damian Gomes de Carvalho – Diretor Regulador de Transporte Coletivo Urbano;

  • Hemerson Leite de Souza – Diretor Regulador de Saneamento Básico;

  • Vanderlúcio Rodrigues – Ouvidor-Geral.

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro recebe visita do presidente do Instituto dos Cegos

Entenda

As agências reguladoras são responsáveis pela fiscalização, elaboração, controle e regulamentação da prestação de serviços públicos e privados. Também têm a missão de proteger os usuários e garantir a qualidade dos serviços, combater a monopolização de mercado, defender o consumidor e gerir contratos de concessão pública — como, no caso de Cuiabá, os serviços de água e transporte coletivo.

É importante compreender que as agências reguladoras não solucionam casos individuais, como fazem os Procons (Órgãos de Defesa do Consumidor). No entanto, as denúncias encaminhadas a essas agências são fundamentais para tornar os problemas conhecidos e contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços. Após as reclamações, processos administrativos podem ser instaurados e, dependendo do caso, a empresa poderá ser multada ou sofrer sanções administrativas, como a suspensão temporária do fornecimento do serviço.

#PraCegoVer

A foto mostra uma imagem aérea do Palácio Alencastro, sede da Prefeitura de Cuiabá. Em destaque, a Praça Alencastro, com árvores de folhagem verde ao redor.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura reforça frota do transporte público com 110 ônibus para o dia da prova do CNU em Cuiabá

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), vai reforçar a frota do transporte público neste domingo (5), data de realização do Concurso Nacional Unificado (CNU). Ao todo, 110 ônibus estarão em circulação, sendo os 98 veículos que já operam normalmente aos domingos e mais 12 adicionais para atender à alta demanda esperada em razão da prova.

Desde o dia 1º de maio, quando foi implantada a tarifa zero aos domingos, o sistema de transporte coletivo da capital já passou a operar com um incremento de 22,5% na frota, medida que vem garantindo conforto e agilidade à população. Com o reforço deste fim de semana, a Prefeitura assegura que todos os candidatos terão condições de se deslocar gratuitamente e com segurança até os locais de prova.

Segundo a Semob, o planejamento foi elaborado para que o serviço funcione de forma eficiente durante todo o dia, cobrindo os principais trajetos e horários de pico. A ampliação da frota integra o conjunto de ações da gestão municipal voltadas para a melhoria da mobilidade e da qualidade do transporte público.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá intensifica campanha permanente contra queimadas

“Nosso objetivo é facilitar a vida dos cuiabanos e garantir que ninguém tenha dificuldade para chegar ao local da prova. O transporte gratuito aos domingos é um compromisso com a população e um incentivo à inclusão”, destacou o prefeito Abilio Brunini.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA