CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Estudantes fazem caminhada para conscientizar a sociedade contra o bullying

Publicado em

CUIABÁ

Com o tema “Sem Plateia Não Tem Bullying”, 300 estudantes de dez unidades educacionais da rede pública municipal de ensino de Cuiabá participaram na manhã desta sexta-feira (26), da 2ª Caminhada Contra o Bullying. Realizada no Parque Mãe Bonifácia, a caminhada reuniu profissionais da sede e das unidades educacionais e contou com a participação especial da dupla Nico e Lau.

Durante o evento, os estudantes ostentaram faixas e cartazes para alertar a sociedade; “Aqui não tem bullying”, “Stop bullying”, “Stop cyberbullying”, “Bullying Não é Brincadeira”, “Não faça bullying, faça amigos”, entre outras. No palco, os estudantes falaram sobre respeito as diferenças, aos mais velhos e o combate à violência com amor e empatia. Estudantes da Escola Cívico-Militar (ECIMC) Dejani Ribeiro Campos, localizada no bairro Jardim Vitória, apresentaram um happy condenando o bullying.

O projeto contra o bullying nas unidades educacionais públicas de Cuiabá é pioneiro em Mato Grosso. Implantado em 2019, apresenta resultados positivos na reflexão e conscientização contra essa prática, com o envolvimento de toda a comunidade escolar, profissionais, pais e estudantes.

Leia Também:  Feira da Praça da República tem recorde de expositores em cinco meses

A secretária Municipal de Educação de Cuiabá, Edilene de Souza Machado, fez uma avaliação do trabalho desenvolvido que vem sendo realizado, com foco na formação e orientação de profissionais, estudantes e pais e destacou que a caminhada é uma forma da comunidade escolar se manifestar, dizendo não a situações que levam à violência , como o bullying. “Este é o momento de mobilizar a sociedade cuiabana. Nossos estudantes estão realmente conscientes ao dizerem não ao bullying. Cuiabá, é contra a violência no ambiente escolar e por isso esse movimento. Nossos estudantes realmente entenderam a mensagem. Temos mais uma etapa, o Fórum, onde faremos uma avaliação geral. Hoje foi lindo, nossas crianças participaram e foi maravilhoso”, destacou Edilene Machado.

A secretária adjunta de Educação, Debora Marques Vilar disse que o envolvimento de todos no projeto é muito positivo. “É uma causa tão importante e, trabalhar o tema, despertar a consciência contra a violência escolar, dizer não ao bullying é fundamental para que tenhamos uma escola mais segura”, destacou.

Fórum

Ainda na programação da campanha, no dia 23 de junho, acontecerá o Fórum – Prevenção e Combate ao Bullying e Cyberbullying nas Unidades Educacionais. O evento será no Hotel Fazenda Mato Grosso, a partir das 14h.

Leia Também:  Operação Kalýpto cumpre 18 mandados judiciais contra grupo que assassinou quatro rapazes do Maranhão em Cuiabá

Durante fórum serão avaliados os resultados das ações realizadas e desenvolvidas nas 169 unidades de ensino, desde o lançamento do Projeto no último dia 28 de abril.

Serviço:

‘Sem Plateia Não Tem Bullying’ – Projeto de Prevenção e Combate ao Bullying nas unidades educacionais de Cuiabá

Fórum – Prevenção e Combate ao Bullying e Ciberbullying nas Unidades Educacionais

Data: 23/06

Hora: 14h

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso

.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Rikelme e Lucas Calegari inspiram jovens durante apresentação do Bom de Bola, Bom de Escola

Publicados

em

A apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola, com a presença de jogadores cuiabanos que hoje atuam no futebol internacional, transformou o Mini Estádio João Faustino Lima, no bairro Praeirinho, em um palco de inspiração para centenas de crianças e adolescentes, na quinta-feira (25).

Ao lado do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o meia Rikelme Hernandes, do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e o lateral-direito Lucas Calegari, do Eyüpspor, da primeira divisão da Turquia, deram dicas, jogaram futebol e incentivaram a garotada a se dedicar ao esporte e aos estudos, além de perseverar na busca pelos sonhos. Também participaram do evento os atletas João Maranini, Romarinho e Matías Hernández.

Rikelme destacou a importância do incentivo oferecido pela Prefeitura para aproximar crianças e adolescentes do esporte e da escola. “É uma iniciativa muito boa e muito importante da Prefeitura incentivar esses jovens. Eles nos têm como exemplo, e esse apoio faz toda a diferença. Essas crianças precisam estar envolvidas no esporte, mas também nos estudos. Quando somos jovens, muitas vezes não damos o devido valor à educação, mas depois percebemos o quanto ela é importante para a vida. Esporte e estudo têm que andar juntos”, afirmou.

O jogador também se emocionou ao reencontrar o local onde iniciou sua trajetória no futebol. “Fico muito feliz por participar deste evento, porque um dia também fui uma dessas crianças. Espero que, no futuro, muitos deles consigam seguir esse caminho, seja no Cuiabá ou em outros clubes. Vou ficar muito feliz quando vir um deles realizando esse sonho.”

Leia Também:  Secretaria da Mulher de Cuiabá e sua fundamental atuação

Lucas Calegari ressaltou que iniciativas como o Bom de Bola, Bom de Escola oferecem oportunidades que vão além do esporte. “Joguei muito neste campo e sei da importância desse projeto. É uma iniciativa muito boa, que incentiva o esporte e também os estudos. Quando fui para a Europa, a maior dificuldade foi a língua. Foi aí que percebi ainda mais como a educação faz diferença. Aprender facilitou toda a minha adaptação.”

Durante o evento, o prefeito Abilio Brunini e os atletas também conheceram meninos que já se destacam no projeto e nas escolinhas de futebol. Entre eles estava o jovem Enzo Origuela, atleta do Cuiabá Sub-15, que participou da programação acompanhado do pai. Abilio também ouviu reivindicações da comunidade para melhorias no espaço esportivo. Entre os pedidos apresentados estavam a instalação de iluminação em LED, a implantação de grama natural e a ampliação do apoio à Escolinha de Futebol Juventude.

“Estamos em um lugar que revelou grandes jogadores, como Rikelme e Igor Jesus, mesmo sem uma grande infraestrutura. O que nunca faltou aqui foi dedicação e inspiração. Queremos transformar este espaço em um ambiente ainda melhor para revelar novos talentos e mudar a vida de muitas crianças”, afirmou Abilio, ao confirmar melhorias no espaço.

Leia Também:  Justiça visita bares para prevenir crimes de violência contra mulheres durante jogos da Copa

O prefeito também destacou que o programa está sendo ampliado por meio de parcerias com clubes e projetos sociais já consolidados na capital. “Estamos fazendo parceria com o Cuiabá Esporte Clube e também com o Mixto Esporte Clube. Antes disso, porém, já existiam projetos sociais, como o do professor Peu [Escolinha de Futebol Juventude], que há muitos anos desenvolvem esse trabalho com dedicação”, reconheceu.

O Bom de Bola, Bom de Escola integra a ampliação do programa municipal de incentivo ao esporte e atenderá gratuitamente 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. Os participantes terão acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado. As inscrições podem ser feitas pelo aplicativo Cuiabá Smart, além de atendimento presencial nos locais das atividades para orientar as famílias interessadas.

Além dos atletas, participaram da programação a primeira-dama e vereadora Samantha Iris; os vereadores Baixinha Giraldelli, Coronel Dias e Wilson Kero Kero; e os secretários municipais Nivaldo de Almeida Carvalho Júnior (Trabalho), Marcelo Bussiki (Economia) e Ana Karla (Comunicação).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA