Sinop
Campanha Tchau Sufoco alcança mais de 17,2 mil atendimentos para resoluções de dívidas
Sinop

Segundo o relatório recebido pelo órgão, das empresas participantes, a concessionária de água e esgoto, Águas de Sinop, foi a líder de atendimentos, registrando, no período, 15 mil procedimentos por meio do programa Tchau Sufoco. A cooperativa de crédito, Sicredi, realizou 723 solicitações de atendimento, via campanha. No ranking, a concessionária de energia, Energisa MT, ficou como a terceira mais procurada para os atendimentos, registrando 565 procedimentos.
Durante a campanha, os clientes tiveram duas opções para procurar a resolução ou renegociação das dívidas: atendimento direto na empresa onde detiham as dívidas ou no Procon para conciliação. Além dos atendimentos diretos, o Procon intermediou, ainda, 515 negociações, acompanhando o munícipe junto à empresa.
“Como nas edições anteriores, a campanha de 2025 teve uma excelente adesão, tanto das empresas na parceria de resolução, como da população que manifestaram interesse em buscar solução ou renegociação de suas dívidas. Dos atendimentos realizados, tivemos, naquele período, uma média de 53% de acordos firmados. Nosso objetivo, enquanto agente público é esse, promover opções para ajudar os moradores a ter uma melhor qualidade de vida, com a organização financeira”, comentou o diretor Executivo do Procon, Vilson Barozzi.
A campanha, nesse ano, recebeu apoio da equipe técnica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Sinop, formada por professores e alunos. O órgão realizou 121 atendimentos, focado na capacitação das pessoas à respeito da educação financeira. “Estivemos envolvidos com várias entidades para educar e conscientizar as pessoas, para que elas pudessem sair do endividamento e da dificuldade financeira”, comentou Elton Brito Ribeiro, pró-reitor da universidade.
A campanha que é realizada junto à iniciativa privada, em sua quarta edição, 23 empresas da iniciativa privada assinaram o termo de adesão à campanha, entretanto, qualquer empresa, sendo procurada pelo cliente, puderam aceitar e conceder os benefícios via campanha Tchau Sufoco.
As empresas participantes, foram:
01- Banco Bradesco S/A;
02- Banco do Brasil;
03- Banco Itaú;
04- ACES – Associação Comercial Empresarial Sinop;
05- UFMT;
06- Energisa Mato Grosso;
07- Águas de Sinop S/A;
08- Sicoob – Cooperativa de Crédito de Livre Admissão no Norte do MT;
09- Sicredi Celeiro MT/RR – Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento Sorriso;
10- Gazin – Indústria e Comércio de Móveis e Eletrodomésticos S.A – Filial 407;
11- Gazin – Indústria e Comércio de Móveis e Eletrodomésticos S.A – Filial 321;
12- Gazin – Indústria e Comércio de Móveis e Eletrodomésticos S.A – Filial 132;
13- Gazin – Indústria e Comércio de Móveis e Eletrodomésticos S.A – Filial 20;
14- Gazin – Indústria e Comércio de Móveis e Eletrodomésticos S.A – Filial 41;
15- Martinello – Eletromar Móveis e Eletrodomésticos Ltda;
16- Nortão Tintas Ltda;
17- Posto Trevão;
18- Paulinho Motos;
19- GB Online – Giga Byte Telecomunicações Ltda;
20- Wizard – Winner Iidiomas Ltda;
21- AFA Negócios Ltda – Grupo AFA – Visão;
22- Grupo Machado;
23- Unifasipe.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Sinop
Prefeitura e Câmara de Sinop discutem com Águas de Sinop melhorias na execução das obras de esgoto

O principal objetivo da reunião foi discutir os impactos que as obras têm causado à rotina da população, como interdições de ruas e calçadas, e cobrar da concessionária maior agilidade na execução dos serviços. Também foi reforçada a necessidade de mais transparência e eficiência na comunicação com a comunidade, para que os moradores possam se organizar diante das intervenções. De acordo com a Ager, nos últimos 273 dias, foram emitidos 206 autos de notificação à Águas de Sinop de cobranças de adequações e correções em obras executadas.
O vice-prefeito de Sinop, Paulinho Abreu, explicou que a Prefeitura convocou a reunião para alinhar as cobranças junto à empresa e dar transparência ao diálogo com o Legislativo. “A Prefeitura vem fazendo essa ponte entre a Ager, Câmara e Município para cobrarmos junto à Águas de Sinop, visto grandes frentes de serviço. Sabemos da urgência de cumprimento de metas do contrato, mas não podemos prejudicar a população nem o meio ambiente da cidade”, destacou.
Ele detalhou ainda que a concessionária assumiu novos compromissos durante o encontro. “A Águas de Sinop se prontificou a não abrir novas frentes até que feche as que estão em andamento na cidade, que é uma das maiores cobranças. Também se comprometeu a fiscalizar os pontos de drenagem onde houve obras para verificar se ocorreu emissão de sujeiras para as bocas de lobo e realizar a limpeza quando necessário. Outro ponto foi a resposta a todas as notificações da Ager no prazo de 15 dias”, afirmou.
O vereador Célio Garcia ressaltou que espera por soluções efetivas da concessionária para a diminuição do impacto que as obras têm causado à população. “Quando se fala de Águas de Sinop, já participamos de várias reuniões. Hoje pontuamos problemas que a sociedade manifesta diariamente, como vazamentos de água, redes de esgoto que causam transtornos, trânsito prejudicado e sujeira em bocas de lobo. A empresa apresentou um cronograma de atividades e esperamos que isso se reflita em melhorias concretas para o município”, disse.
O diretor-presidente da Águas de Sinop, Eduardo Lana, reconheceu o volume expressivo de obras em andamento e os impactos à população. “São quase 80 quilômetros de obras ao longo do ano de 2025. Esse volume gera transtornos e fomos convocados para pactuar entregas importantes. O primeiro compromisso é não abrir novas valas até que 100% das abertas estejam concluídas. Também vamos atender todos os apontamentos feitos na reunião em até 15 dias e dar continuidade ao nosso cronograma de obras”, declarou.
Ele acrescentou que uma das medidas para minimizar os impactos será a ampliação da comunicação com a população. “A sinalização é um ponto crítico. Como temos várias frentes de trabalho, fechamos uma parceria com o Waze para informar no aplicativo todas as vias interrompidas. Assim, a população consegue acessar rotas alternativas e reduzir o tempo de deslocamento”, explicou o diretor-presidente da Águas de Sinop.
O vice-prefeito reforçou que a Prefeitura e a Câmara vão acompanhar de perto os próximos passos da concessionária. “Tivemos uma reunião produtiva, com propostas e compromissos assumidos. Vamos continuar cobrando para que os danos causados à população sejam atenuados e para que a qualidade do serviço, prevista em contrato, seja garantida”, disse Paulinho Abreu.
Ainda durante a reunião, os representantes da Águas de Sinop orientaram que os moradores podem acompanhar os locais de intervenção pelo aplicativo instagram oficial da empresa: Águas de Sinop. O atendimento também está disponível pelo whatsapp da concessionária, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, pelo número 0800 647 6060, para denúncias, dúvidas e solicitações.
Participaram da reunião: o vice-prefeito Paulinho Abreu, a secretária de Governo e Planejamento Estratégico, Faira Strapazzon, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Klayton Gonçalves, o secretário de Segurança e Trânsito, Wesney Sodré, além da diretora-presidente da Ager, Márcia Lopes. Representando o legislativo municipal, participaram os vereadores Ademir Debortoli, Célio Garcia, Dilmair Callegaro, Elbio Volkweis, Enio da Brígida, Gilsimar Silva, Marcos Vinicius, Remídio Kuntz, Sandra Donato, Toninho Bernardes e Zezinho Construtor.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
CIDADES2 dias atrás
FARRA DAS DIÁRIAS: Câmara de Ribeirão Cascalheira Gasta 152% a mais que a de Água Boa, Município Três Vezes Maior
-
ESPORTES2 dias atrás
Leila Pereira se contradiz e desrespeita acordo que ela mesma assinou na Libra
-
ESPORTES2 dias atrás
Vasco, Crefisa e o jogo de bastidores que ameaça a credibilidade do futebol brasileiro
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrás
EA será adquirida por US$ 55 bilhões e deixa de ser empresa de capital aberto
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrás
Prefeitura realiza vistoria em futura indústria de fertilizantes e reforça importância do licenciamento ambiental
-
ESPORTES5 dias atrás
São Paulo perde quarta consecutiva no Morumbis e aumenta pressão pós-Libertadores
-
ESPORTES3 dias atrás
CBF revoluciona calendário do futebol brasileiro e anuncia novos torneios para 2026
-
ESPORTES6 dias atrás
Flamengo vence o Corinthians em jogo dramático na Neo Química Arena