CUIABÁ
Search
Close this search box.

Sinop

Blitz orientativa reforça conscientização sobre beber e dirigir em Sinop

Publicado em

Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, realizou, na manhã desta sexta-feira (13), uma blitz orientativa na Avenida Magda de Cássia Pissinati, com foco na conscientização dos motoristas sobre os riscos de dirigir após o consumo de bebida alcoólica.

A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, da Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT) e do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), unindo esforços para orientar a população e reforçar a importância de atitudes responsáveis no trânsito, especialmente neste período de Carnaval que se aproxima.

Durante a blitz, os condutores receberam orientações educativas e materiais informativos, além de poderem tirar dúvidas sobre legislação e penalidades e, principalmente, sobre os efeitos do álcool na capacidade de reação e de condução segura.

Conforme destacou a agente Nilza Moura, responsável pelo setor de Educação no Trânsito e que participou da operação, a ação é fundamental para a prevenção de acidentes. “A importância dessa campanha é conscientizar os motoristas para não beber e dirigir. Estamos reforçando que, se for beber, eleja um ‘motorista da rodada’ ou chame um táxi ou motorista de aplicativo. Com essas atitudes, nosso trânsito será muito mais seguro”, pontuou.

Leia Também:  Mutirão de combate a dengue é lançado e Dorner reforça importância de trabalho conjunto entre prefeitura e população

A iniciativa integra as ações contínuas do município voltadas à prevenção de acidentes e à preservação da vida, reforçando que dirigir sob efeito de álcool coloca em risco não apenas o motorista, mas também passageiros, pedestres e demais usuários da via.

Wesney Sodré, secretário municipal de Segurança e Trânsito, ressaltou que outras ações educativas semelhantes continuarão sendo realizadas ao longo do ano pela GCM, em parceria com órgãos e instituições ligadas à segurança, à saúde e ao trânsito, com a finalidade de preservar vidas e manter a redução dos índices de acidentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop apresenta campanha “Amor Não Causa Dor” à Unesin e amplia rede de enfrentamento à violência contra a mulher

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, vinculada à Secretaria de Assistência Social, apresentou a campanha “Amor Não Causa Dor” durante a 1ª Assembleia Geral Ordinária da União das Entidades de Sinop (Unesin) de 2026, na noite da última quinta-feira (12). A iniciativa busca prevenir o feminicídio e combater todas as formas de violência contra a mulher, com foco na conscientização e no engajamento da sociedade.

O encontro reuniu representantes de diversas instituições que atuam no município e marcou um novo passo na construção de parcerias para ampliar o alcance das ações preventivas. A campanha busca a união entre poder público e sociedade organizada para fortalecer a rede de proteção e garantir que mais mulheres tenham acesso à informação e aos canais de denúncia.

A secretária municipal de Assistência Social, Sineia Abreu, destacou que a presença na assembleia teve como objetivo apresentar a campanha e convidar as entidades a integrarem o movimento. “Estivemos reunidos para explicar a campanha. Informamos que realizamos um trabalho de adesivagem em carros de aplicativos e também em bares e restaurantes, com materiais nos banheiros que alertam tanto mulheres quanto homens de que o assédio é crime e que as mulheres precisam ser respeitadas. Trata-se de uma proteção social, que é uma obrigação da nossa secretaria, especialmente neste caso das mulheres. Em locais com grande circulação de pessoas, precisamos da parceria dos bares e restaurantes para ajudar a esclarecer e evitar qualquer tipo de problema nesse sentido”, explicou a secretária.

Leia Também:  Abertura oficial do Festeja Sinop rende momentos de felicidade para população durante largada dos Jogos Olímpicos e show nacional com Barões da Pisadinha

A responsável pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, professora Branca, ressaltou a importância da receptividade das entidades e o impacto da união institucional. “A Unesin é constituída por entidades do nosso município que representam a nossa sociedade organizada e abriu as portas para a Prefeitura e para a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres após saberem do lançamento da campanha de combate à violência. Fomos acolhidos e isso foi muito importante. Foi um passo largo para avançar com a nossa campanha. Sinop está unida contra a violência às mulheres da nossa cidade”, disse.

Durante a assembleia, as instituições receberam materiais informativos para ampliar a divulgação da campanha em seus espaços. “Distribuímos um kit a essas instituições para que repassem em seus estabelecimentos. Esse kit é formado por panfletos com avisos e números para os quais as mulheres podem ligar e buscar ajuda. Também foi muito interessante a contribuição dos presentes para avançarmos no combate à violência. Além dos kits e da adesão à campanha, surgiram sugestões que agradecemos e que, com certeza, serão ampliadas aqui na coordenadoria”, acrescentou Branca.

Leia Também:  Pelo 4º ano consecutivo Sinop conquista prêmio Band Cidades Excelentes

O presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, afirmou que a mobilização coletiva representa um compromisso social. “No espírito do cooperativismo e da união que regem a Unesin, recebemos a presidente da Rede Eliane e a equipe da Prefeitura com a secretária Sineia e a coordenadora Branca, renovando nossa parceria pelo fim da violência contra a mulher. Acredito ser fundamental que todas as 32 entidades que compõem a Unesin entrem nesta campanha, por isso escolhemos nossa primeira assembleia para tratar sobre este tema tão importante. Esta é uma luta da sociedade, não apenas das mulheres, e todas as nossas entidades receberam material e aderiram ao chamado”, afirmou o presidente.

A campanha “Amor Não Causa Dor” foi lançada pela Prefeitura de Sinop neste mês e prevê uma série de ações educativas e preventivas ao longo do ano, com foco na orientação da população, na identificação de sinais de violência e no incentivo à denúncia. 

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima, colaborou Ana Rodrigues

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA