VÁRZEA GRANDE
Fila Zero avança com R$ 400 milhões e amplia cirurgias em parceria com municípios
VÁRZEA GRANDE
A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Valéria Nogueira, e a prefeita Flávia Moretti participaram, na manhã desta quinta-feira (23), do lançamento da segunda etapa do programa Fila Zero na Cirurgia, realizado no Palácio do Governo. A iniciativa do Governo do Estado prevê investimento de R$ 400 milhões para ampliar atendimentos e reduzir a fila de cirurgias em Mato Grosso.
Durante o evento, o governador Otaviano Pivetta anunciou a criação de um decreto que institui uma tabela complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS). A medida tem como objetivo estimular hospitais privados a se credenciarem e ofertarem leitos e procedimentos de média e alta complexidade em parceria com o Estado.
A nova fase do programa busca acelerar o acesso da população a cirurgias eletivas, com o apoio dos municípios, consórcios intermunicipais de saúde e unidades hospitalares da rede privada. A proposta é ampliar a capacidade de atendimento e garantir assistência a pacientes que aguardam há anos por procedimentos.
A prefeita Flávia Moretti destacou a importância do programa para os municípios e relembrou que teve conhecimento da iniciativa ainda em 2025, por meio do Consórcio Vale do Teles Pires, apresentado pela então secretária de Saúde, Deisi Bocalon.
Segundo ela, o Fila Zero representou um alívio significativo para a saúde pública local. “Nós vimos o Fila Zero como um respiro para o município. Várzea Grande conseguiu respirar e, principalmente, devolver esperança ao cidadão, às pessoas que aguardavam há anos por uma cirurgia”, afirmou.
A prefeita citou o caso de uma moradora que esperou cerca de 10 anos por uma cirurgia de catarata. “Esse programa mostrou que é possível avançar. Por isso, defendemos que ele seja consolidado como política pública, para que os próximos gestores deem continuidade a essa iniciativa que transforma vidas”, completou.
Flávia também ressaltou que o programa contribui para o fortalecimento da economia local. “É uma ação que ajuda a distribuir renda, ao envolver hospitais e prestadores de serviço, além de reduzir o fardo financeiro dos municípios”, pontuou.
A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, também enfatizou o impacto direto da iniciativa. “O Fila Zero fortalece a rede de saúde e dá mais celeridade aos atendimentos. Para nós, gestores, é uma ferramenta essencial para reduzir a demanda reprimida e garantir que o cidadão tenha acesso mais rápido aos procedimentos que necessita”, destacou.
A segunda etapa do Fila Zero reforça o compromisso do Governo do Estado em diminuir o tempo de espera por atendimentos especializados, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde e garantindo mais agilidade nos procedimentos cirúrgicos em todo o estado.
Galeria de Fotos (10 fotos)
VÁRZEA GRANDE
Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande
As 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Várzea Grande abriram as portas nesse sábado (27) para receber centenas de famílias durante o Dia D de Atualização do Cartão Bolsa Família e da Caderneta Vacinal. A ação, iniciada às 8h seguiu até às 17h, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para aqueles que encontram dificuldades para procurar atendimento durante a semana.
Além da atualização do cartão de vacinação, a mobilização também contemplou a pesagem e atualização das condicionalidades do Programa Bolsa Família, consultas médicas e atendimentos odontológicos nas unidades que contam com consultório dentário.
Até às 12h, já haviam sido realizados 1.582 procedimentos em todo o município, demonstrando o comprometimento das equipes e a adesão da população à mobilização. O balanço parcial aponta a aplicação de 946 doses de vacinas, 500 pesagens do Bolsa Família, 88 administrações de vitamina A, além de 24 atendimentos médicos e 24 odontológicos.
A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, acompanhada pelo coordenador da Atenção Primária, Luis Felipe Fernandes, equipe técnica, assessores e pelo coordenador de Saúde Bucal, Leandro Negrine, percorreram diversas unidades ao longo do dia. A gestora visitou as UBSs dos bairros Marajoara, Cabo Michel, Jardim Imperial, Manaíra e também esteve na comunidade Formigueiro, onde pôde conhecer de perto a realidade local, conversar com moradores, acompanhar a vacinação e dialogar com os profissionais que atuam na região.
Durante as visitas, a secretária destacou a importância de levar os serviços para mais perto da população.
“Nosso compromisso é garantir acesso à saúde de qualidade para todos os várzea-grandenses. Muitas famílias não conseguem comparecer às unidades durante a semana devido ao trabalho e outros compromissos. Por isso, abrir as portas das UBSs aos sábados é uma forma de acolher essas pessoas, facilitar o acesso aos serviços e fortalecer a prevenção, que é a base de uma saúde mais eficiente e humanizada. Também é uma oportunidade de valorizarmos nossas equipes, que se dedicam diariamente ao cuidado da população”, afirmou Valéria.
A ação foi aprovada pelos usuários. A moradora do bairro Petrópolis, próximo da unidade de saúde do bairro Manaíra, Sirlei Dias de Arruda, de 43 anos, aproveitou o sábado para colocar em dia a saúde dos filhos Sara, de 6 anos, e Luiz, de 11 anos.
Beneficiária do Programa Bolsa Família, ela também realizou a atualização exigida pelo programa e destacou a importância da iniciativa.
“Durante a semana é muito corrido por causa do trabalho e da escola das crianças. Ter esse atendimento no sábado facilita muito a nossa vida. Consegui trazer os dois para atualizar as vacinas e ainda resolver a questão do Bolsa Família. É uma ação muito importante para as famílias”, relatou.
Mais do que oferecer serviços, o Dia D foi marcado por momentos de acolhimento, escuta e troca de experiências entre profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo do dia, as equipes seguem reforçando orientações sobre a importância da imunização e da prevenção de doenças, promovendo um ambiente de carinho, respeito e valorização da atenção básica, porta de entrada do cuidado em saúde no município.
Galeria de Fotos (52 fotos)
-
ESPORTES5 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Militar prende suspeito de homicídio contra mulher em Alto Araguaia
-
PICANTES4 dias atrásHulk e Camila Ângelo celebram 2 anos da filha Aisha com festa temática: ‘Moana’
-
POLITÍCA NACIONAL5 dias atrásNovos estudantes de medicina precisarão passar em exame para exercer a profissão
-
MATO GROSSO5 dias atrásEstudantes destacam aprendizado e novas formas de comunicação com aulas de Libras nas ETIs da Rede Estadual
-
POLÍCIA4 dias atrásOperação da Polícia Civil mira membros de facção investigados por homicídio em São Félix do Araguaia
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásGoverno bloqueia R$ 518 milhões do Seguro Rural antes do novo Plano Safra



