CUIABÁ
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

SER Família Capacita oferta curso de Eletricista de Instalações Prediais para migrantes

Publicado em

MATO GROSSO

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do Programa SER Família Capacita, está ofertando o Curso de Eletricista de Instalações Prediais em Cuiabá. A abertura da formação, que tem o apoio do Núcleo Estadual de Políticas para População Migrante, foi realizada nesta segunda-feira (19.5), às 18h30min, no salão de formação do Centro de Pastoral para Migrantes, localizado no bairro Carumbé.

A primeira-dama Virginia Mendes destacou a importância do curso para os migrantes.

“O Programa SER Família Capacita é uma demonstração do nosso compromisso em oferecer oportunidades para todos, especialmente para aqueles que mais precisam. Com esse curso, estamos oferecendo uma ferramenta fundamental para a inclusão social e profissional dos migrantes em Cuiabá, abrindo novas portas para o futuro deles e das suas famílias”, disse ela

Durante a abertura, o diretor do Centro Pastoral, Padre Mauro Verzeletti, salientou que a parceria com o Estado e com a Setasc é essencial para a inserção desse público no mercado de trabalho.

“Quero agradecer ao Governo de Mato Grosso pelo apoio constante. Nossa parceria começou há um ano e já estamos com novos projetos visando melhorar os processos de atenção humanitária. Atualmente, são quase 30 mil migrantes no Estado. Temos a necessidade de integrar essa população e garantir sua inserção no mercado de trabalho para que eles possam se desenvolver e criar raízes”, destaca.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros Militar localiza corpo de homem vítima de afogamento no Rio Suspiro

A gestora do Núcleo Estadual de Políticas Públicas para a População Migrante, Mariane Oliveira, explica que a realização do curso é um passo muito importante para os migrantes que chegam a Mato Grosso.

“Por meio da parceria do Governo do Estado com o Centro de Pastoral, fazemos o atendimento, o acolhimento e a regularização de documentos. E, através do Programa SER Família Capacita, idealizado pela primeira-dama, Virgínia Mendes, podemos levar aos migrantes essa oportunidade de desenvolvimento profissional”, informa.

De acordo com o instrutor do curso, Joilson Bispo, a capacitação oferece o conhecimento básico para que os alunos possam atuar no mercado de trabalho como eletricistas, realizando instalações prediais e residenciais. No total, 20 alunos estão inscritos no curso, que terá 160 horas. Participam da formação homens e mulheres migrantes, com mais de 18 anos.

Para o cubano Rolando Bossa, que chegou ao Brasil há aproximadamente um ano, fazer o curso de eletricista representa uma possibilidade de crescimento. “O conhecimento nos dá oportunidades de trabalho, o que nos permite contribuir com a sociedade que nos acolheu. O Brasil é um dos poucos países que verdadeiramente acolhe os migrantes”, avalia.

Leia Também:  Procon-MT fiscaliza mercados e constata irregularidades em três estabelecimentos

Ramón Marques, que é da Venezuela, também considera que a capacitação é essencial. “O Governo do Estado nos brinda com um curso gratuito, que é fonte de emprego e desenvolvimento. É uma ajuda muito grande que estamos recebendo. Quero me especializar e, ao final do curso, trabalhar na área”, explica.

As aulas do Curso de Eletricista de Instalações Prediais do SER Família Capacita serão de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, no Centro Pastoral para Migrantes.

Ser Família Capacita

O Programa SER Família Capacita oferece a oportunidade de qualificação gratuita em Mato Grosso, priorizando pessoas em situação de vulnerabilidade social, como beneficiários do SER Família, mulheres, jovens, desempregados, empreendedores, pessoas com deficiência, comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas e ribeirinhas), egressos do trabalho análogo ao escravo e do sistema prisional e população migrante.

Para mais informações sobre o Programa SER Família Capacita, acesse o site da Setasc.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Publicados

em

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Leia Também:  Governo institui política de gestão de bens intangíveis

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Leia Também:  Seduc investe R$ 32 milhões para transformar a infraestrutura de escolas indígenas

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA