CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Secretária de Gestão de Cuiabá participa do Fórum Nacional de Secretarias Municipais

Publicado em

CUIABÁ

A Secretária de Gestão do município de Cuiabá, Ellaine Mendes, participa nesta quinta-feira (14) e sexta-feira (15) do Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais – FONAC, realizado em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina.

O Fórum possibilita aprendizados sobre resultados positivos de cada administração, além do diálogo constante visando estabelecer vínculos importantes para os municípios.

“Para nós é um momento de aprendizado e também de ensinamentos, em que podemos compartilhar muito daquilo que evoluímos na Secretaria de Gestão”, afirmou Ellaine Mendes. “O diálogo e a troca de conhecimento com os colegas de outras secretarias municipais são fundamentais para entendermos até onde podemos chegar na administração pública, ressalvadas as peculiaridades de cada município. Agradeço ao prefeito Emanuel Pinheiro, que faz questão da participação nesse tipo de evento, visando sempre melhorias para a nossa cidade”, finaliza a secretária.

Nesse ano, a primeira edição do encontro foi em Natal, em seguida em Rio Branco e agora volta ao sul do Brasil para o encerramento da programação de encontros de gestores das capitais.

Leia Também:  Evento reúne prefeito, gestores e servidores na Secretaria Municipal de Saúde para celebrar o Dia das Mães

A Presidente do FONAC, Secretária de Licitações, Parcerias e Contratos de Florianópolis e anfitriã do encontro, Katherine Schreiner, ressaltou sua satisfação em receber os gestores das capitais.

“O FONAC é um foro muito importante onde se discute o que há de mais relevante na gestão pública. Além disso, o espaço de debates fomenta encaminhamentos muito relevantes, difunde soluções eficientes entre os entes e, sobretudo, nos permite um intercâmbio valiosíssimo de informações entre aqueles que estão presentes nesses encontros. Estou muito feliz por receber os colegas secretários em Florianópolis e espero que todos se sintam acolhidos e à vontade em nossa cidade”, disse.

O FONAC acontece a cada 4 meses em diferentes capitais do Brasil e sempre elege os pontos mais contundentes e latentes no cenário nacional e que tenha correlação com a gestão pública para que sejam promovidos debates e feitos encaminhamentos à diversas esferas e instituições visando fundamentalmente manifestar a opinião colegiada dos secretários que compõem o Fórum e requerer providências sobre o tema em foco.

A instituição existe há mais de 35 anos e completa em Florianópolis 30 anos de sua institucionalização.

Leia Também:  Em Cuiabá, Fórum Nacional das Secretarias Municipais de Administração destaca inovação e modernização

Além da última edição do ano, a 81ª marca o aniversário do FONAC e suas lutas pela gestão pública municipal durante todos esses 30 anos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura inicia desobstrução de boca de lobo na Fernando Corrêa

Publicados

em

Após o registro de alagamentos provocados pelas chuvas que atingiram Cuiabá, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), iniciou ainda na tarde desta terça-feira (23) os trabalhos de limpeza e desobstrução de uma boca de lobo na Avenida Fernando Corrêa da Costa. O serviço ocorre no sentido bairro-Centro, logo após a descida do Viaduto Maria Benedita de Oliveira, no entroncamento com a Rodovia Palmiro Paes de Barros.

O problema foi identificado após relatos de comerciantes da região, que apontaram dificuldades enfrentadas por pedestres, usuários do transporte coletivo e estabelecimentos locais. Para a execução do serviço, a secretaria mobilizou uma equipe especializada com caminhão hidrojato, equipamento utilizado na limpeza de galerias pluviais e sistemas de drenagem.

De acordo com o coordenador de Limpeza de Bocas de Lobo da pasta, Natal Carvalho, o trabalho envolve a desobstrução completa da caixa coletora e da tubulação subterrânea. “Estamos realizando a limpeza da boca de lobo e de toda a rede de drenagem que estava causando transtornos na região. Primeiro retiramos a água acumulada, depois fazemos a sucção de terra, pedras e resíduos sólidos. Em seguida, utilizamos equipamentos específicos para romper e remover o material compactado dentro da tubulação, restabelecendo a capacidade de escoamento da água da chuva”, explicou.

Leia Também:  Operação para remoção de cabos em desuso será lançada nesta quarta

Segundo o coordenador, o principal fator para o entupimento é o acúmulo de lixo descartado irregularmente nas vias públicas. Garrafas plásticas, embalagens, terra e outros materiais acabam sendo arrastados para o sistema de drenagem durante as chuvas, comprometendo o funcionamento das galerias.

Natal destacou ainda que muitas estruturas da cidade não recebiam limpeza profunda há anos. No caso da boca de lobo da Avenida Fernando Corrêa, a estimativa é de que a rede estivesse há mais de duas décadas sem manutenção completa. Além da limpeza da tubulação, a equipe também realiza reparos estruturais no local, com recuperação da alvenaria, substituição de tampas danificadas e revitalização do passeio público nas proximidades do ponto de ônibus.

Serviço reforça prevenção contra novos alagamentos

A Secretaria de Obras informou que a intervenção já fazia parte do cronograma de manutenção da rede de drenagem da região, mas foi priorizada diante dos transtornos registrados após o temporal.

O secretário municipal de Obras, Reginaldo Teixeira, destacou que a atuação rápida das equipes busca minimizar os impactos causados pelas chuvas e garantir o funcionamento adequado do sistema.

Leia Também:  Em Cuiabá, Fórum Nacional das Secretarias Municipais de Administração destaca inovação e modernização

“Assim que tomamos conhecimento da situação, nossas equipes foram mobilizadas para executar a limpeza e a desobstrução da rede. Estamos intensificando as ações preventivas em diferentes regiões da cidade para melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir os riscos de alagamentos. Paralelamente, reforçamos o pedido para que a população descarte resíduos de forma correta, pois a preservação do sistema de drenagem depende de um esforço conjunto”, afirmou o secretário.

A necessidade de manutenção foi percebida de perto por quem utiliza o trecho diariamente. A auxiliar de serviços gerais Mona Lisa Soares de Brito contou que quase caiu ao atravessar a área alagada. “Foi difícil passar, quase me desequilibrei. Toda vez que chove fica cheio de água e sujeira. Espero que, com essa limpeza, a situação melhore”, relatou.

A Prefeitura reforça que mantém equipes atuando em diferentes pontos da capital, seguindo o cronograma de limpeza preventiva e atendendo demandas emergenciais. A gestão municipal também orienta comerciantes e moradores a colaborarem com a conservação das vias públicas, evitando o descarte irregular de resíduos que possam comprometer as bocas de lobo e galerias pluviais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA