CUIABÁ
ECSP garante qualidade do atendimento e direção lamenta tentativa de politização; profissionais reafirmam compromisso
CUIABÁ
A direção da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), que administra o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), lamenta tentativa de politização e protocolou junto ao Ministério Público Estadual (MPE), Promotoria da Saúde, Promotoria da Infância e Juventude e Juizado da Infância e Juventude, a defesa em relação a denúncia mentirosa da deputada estadual Janaina Riva sobre omissão de socorro a uma criança, de 1 ano, vítima de afogamento.
A ECSP garante qualidade no atendimento prestado e os profissionais da Saúde, que prestaram o atendimento, assinaram um documento relatando sobre todos os atos realizados na tentativa de salvar a vida da criança, que deu entrada no HMC em estado gravíssimo, no dia 26/02.
Os profissionais que prestaram atendimento à criança e assinaram o documento esclarecendo sobre os procedimentos realizados foram: Daniela Amaro, Enfermeira Supervisora, Talita Souza, Responsável Técnica da Fisioterapia, Vinicius Gatto, Médico, Ana Carolina, Psicóloga, – Maria Silva do Carmo, Enfermeira Supervisora, Juliane Oliveira, Psicóloga, kymberly Oliveira Chaves, Médica e Suiane Oliveira de Almeida, Psicóloga.
Segundo Paulo Rós, diretor-geral da ECSP, a atitude da deputada Janaina Riva é irresponsável e maldosa.
“Ela como deputada e mãe não soube respeitar a dor de outra mãe. Faltou empatia com a família da criança, como também com os profissionais da saúde, que se empenharam e se doaram durante todo o atendimento em prol de salvar a vida da criança. Faltou consciência por parte da parlamentar, que agiu friamente com denúncia “fake” para fins midiáticos”, declarou.
A Procuradoria Geral do Município, também vai protocolar defesa no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), em razão da denúncia infundada da deputada estadual Janaina Riva junto ao desembargador relator do pedido de intervenção do Estado na Saúde de Cuiabá, Orlando Perri, de omissão de socorro por parte do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) em relação a criança que veio a óbito.
O diretor-geral da ECSP, classifica a atitude da deputada como uma tentativa de arrebanhar ‘ganho político’.
“A denúncia da deputa é meramente para dar mais lenha a celeuma política. A diretoria do HMC refuta a denúncia descabida e sem conhecimento ou amparo técnico na tentativa de politizar a situação. A atitude da deputada é irresponsável e não reflete a realidade. Ela recebe uma informação e toma como verdade, sem apurar os fatos. Isso mostra o desconhecimento em relação a situação deste paciente assim como da saúde como um todo”, destacou Rós.
Segundo o diretor-geral, o atendimento foi realizado com rapidez e com todo o aparato necessário.
“O politrauma possui todos os equipamentos de uma UTI, foram realizados todos os procedimentos possíveis de reanimação, mas a criança não sobreviveu, infelizmente chegou à unidade praticamente morta. A mãe da criança, que está gestante, também foi atendida e recebeu todo o acolhimento da equipe da Psicologia e Serviço Social. Comprovamos com a documentação dos profissionais que prestaram atendimento à criança sobre os procedimentos realizados, em nenhum momento houve omissão de socorro. Isso é “fake” por parte da deputada”, reafirmou.
“Sobre os leitos de UTI pediátrica, nenhum paciente fica desassistido, pois a Gestão dispõe de leitos no antigo Pronto Socorro, além de outros hospitais”, concluiu Rós.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá
Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.
No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.
“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.
“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.
Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.
Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.
Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.
Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.
Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.
Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
POLÍTICA6 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
Sinop6 dias atrásAlunas da Escola Municipal de Artes de Sinop são pré-selecionadas para a Escola Bolshoi
-
ESPORTES3 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
POLÍTICA6 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual



