JURÍDICO
OAB Nacional promove 3º Encontro de Vice-presidentes dos Conselhos Seccionais
JURÍDICO
O Conselho Federal da OAB promoveu, nesta quarta-feira (9/11), o 3º Encontro de Vice-presidentes dos Conselhos Seccionais – Gestão 2022-2024. A reunião, que ocorreu de forma híbrida, tratou desde temas de tecnologia a temas de candidaturas femininas, do censo da advocacia em Pernambuco à regulação do marketing.
O vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, abriu o evento e deu as boas-vindas aos presentes. Depois dele, o coordenador de Tecnologia e Inovação da entidade, Paulo Brincas, fez uma apresentação a respeito do aperfeiçoamento da Tecnologia da Informação do Sistema OAB, uma bandeira de Horn.
Dos temas abordados, ele falou da reestruturação do Programa Anuidade Zero, da migração dos sistemas dos conselhos seccionais, de consultas on-line para a advocacia, e da elaboração do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a garantia da observância da atuação mínima de cinco causas por cada advogado no país. Brincas também tratou dos planos de dar mais eficiência às Caixas de Assistência da Advocacia (CAAs) por meio de convênios.
O presidente do CFOAB marcou presença durante a abertura do encontro. Ele fez uma breve abertura, agradecendo a parceria de Horn na condução dos trabalhos da diretoria da OAB. “Cumprimento sobremodo meu querido amigo, irmão, co-presidente Nacional da Ordem. No momento que nós passamos, contamos com o seu equilíbrio, parceria, lealdade, atenção, empenho, força e vigor, e tem amparado esta Presidência para que nós possamos atravessar, e tenho certeza que já estamos chegando na outra margem, da pacificação do país, e devo muito ao Rafael.”
Dessa forma, ele seguiu pontuando a importância da posição de vice-presidente. “Tenho certeza de que todas as seccionais têm tido a estabilidade necessária para o momento com alguma turbulência ou outra por conta da presença e da atuação de cada vice-presidente que aqui conosco está nesta manhã. Por isso, recebam em nome da advocacia brasileira, meu reconhecimento, meu agradecimento por todo o trabalho empreendido nesta quadra histórica que o Brasil atravessa”, disse Simonetti.
Horn, por sua vez, reforçou o trabalho conjunto com o presidente. “Nós procuramos nos inteirar das pautas, das que são delegadas e as que nos são atribuídas”, disse sobre a direção da OAB Nacional. Ele agradeceu a presença e colaboração dos vice-presidentes de todas as seccionais.
“Temos trocado ideias e com isso buscado cada vez mais ter condição de propiciar o engrandecimento da advocacia. O amor que nos une, o amor pela advocacia, faz com que estejamos comprometidos e doando nosso tempo de forma voluntária para viabilizar uma Ordem cada vez mais forte. Os vice-presidentes têm sido grandes parceiros desta gestão”, afirmou.
Fonte: OAB Nacional
ARTIGOS
Renato Nery: sua morte exige voz, justiça e memória
A morte brutal do advogado e ex-presidente da OAB-MT, Dr. Renato Gomes Nery, não pode ser tratada com indiferença. Trata-se de um crime que atinge diretamente a advocacia e a democracia. Renato foi um homem honrado, combativo e comprometido com a justiça — sua memória exige respeito e posicionamento firme por parte da sociedade e das instituições.
É inaceitável que um colega de trajetória tão marcante seja silenciado sem uma reação proporcional à gravidade do que ocorreu. Tive a honra de iniciar minha vida institucional na OAB-MT como conselheiro estadual em sua gestão. Conheci de perto o homem e o advogado.
Como ex-presidente da OAB-MT, tenho a obrigação de falar de Renato Nery. Não posso me calar diante da execução de um colega que também ocupou essa honrosa função. A presidência da Ordem não é apenas um cargo: é um compromisso com a defesa intransigente da advocacia e da democracia. Renato honrou essa missão com coragem, combatividade e senso de justiça.
A execução do colega, agora apontada pelas investigações como motivada por disputas fundiárias, exige não apenas uma rigorosa apuração policial, mas também uma profunda reflexão sobre os riscos enfrentados pelos que exercem a advocacia com independência e compromisso. O advogado precisa ter, acima de tudo, segurança para atuar. Sem isso, toda a estrutura democrática se fragiliza.
É essencial que todos os desdobramentos do crime sejam investigados com máxima seriedade, inclusive aqueles de natureza patrimonial – para afastar oportunistas. Nada pode ser omitido ou minimizado. Só assim evitaremos injustiças irreparáveis e honraremos verdadeiramente a memória de Renato.
Neste momento em que prisões foram realizadas, inclusive de pessoas apontados como mandantes, é justo reconhecer o trabalho diligente dos órgãos de segurança pública, especialmente da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa. A atuação firme e técnica tem sido crucial para elucidar os fatos e oferecer respostas à sociedade.
À família de Renato, deixo minha solidariedade mais sincera. Que o legado de integridade, coragem e compromisso deixado por ele sirva como farol para todos os que ainda acreditam no poder transformador da advocacia e na força da verdade.
Renato Nery merece ser lembrado, respeitado e defendido — em vida e na memória. Seu nome não pode ser esquecido, nem a sua luta ignorada.
Por Ussiel Tavares, advogado e ex-presidente da OAB-MT
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
POLÍTICA6 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
ESPORTES3 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá
-
Sinop7 dias atrásAlunas da Escola Municipal de Artes de Sinop são pré-selecionadas para a Escola Bolshoi
-
POLÍTICA7 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual



