CUIABÁ
Search
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Projeto ambiental reforça ações de sustentabilidade dos alunos da rede pública de Várzea Grande

Publicado em

VÁRZEA GRANDE


A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) deu início na última quarta-feira, 23, às ações do Projeto “Plantar e Cuidar” de 2022. As atividades do projeto foram desenvolvidas junto aos alunos da “EMEB Vereador Estevão Ferreira da Cunha”, localizada no distrito de Souza Lima.

De acordo com a equipe da Educação Ambiental da Smecel, o projeto tem o objetivo de proporcionar aos alunos conhecimentos e reflexões no intuito de oportunizar práticas educativas no plantio e no cuidado assim como a valorização da importância dos parques urbanos como essenciais na melhoria da qualidadede vida da população.

Segundo a diretora da escola, Danúbia de Assunção Lopes “essas ações de sensibilização, dos espetáculos teatrais e o plantio de mudas são importantes para tornar os alunos mais conscientes, instigando os jovens a cuidar do seu bairro, da cidade, começando pela própria escola”.

O aluno Brayan Guilherme do 1º ano, participante das atividades disse “tudo que fazemos com a natureza vai retornar para nós mesmos, por isso devemos cuidar do meio ambiente”.

Leia Também:  Entrega de novos ônibus escolares reforça o conceito de educação com qualidade

O secretáriode Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio Santos, enfatizou que a arborização em espaços urbanos que sua pasta está realizando em parceira com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, juntamente com outros parceiros, vai permitir o aperfeiçoamento da convivência e melhoria na qualidade de vida da população a partir do bem estar estético, observação da fauna e da flora, atividade física e conforto térmico.

O secretário Silvio Fidelis destacou que essas atividades pedagógicas realizadas em parceria com as demais Secretarias Municipais que envolvem a natureza, permitem aos alunos uma profunda reflexão, ampliando a percepção sobre a convivência harmoniosa com o meio ambiente e os seus benefícios. Para ele, as atividades do Projeto “Plantar e Cuidar” junto às escolas fomenta as ações de preservação de alunos, família e comunidade escolar à preservação das áreas verdes, como os parques e os espaços públicos para o lazer, a leitura, a prática esportiva e o convívio familiar.

Em 2022, o Projeto “Plantar e Cuidar” vai contemplar alunos de 12 escolas municipais com atividades de sensibilização, oficinas e aulas de campo no Parque Bernardo Berneck, com trilha ecológica orientada pelos técnicos da SMECEL e SEMMADRS finalizando sempre com um piquenique.

Leia Também:  DAE-VG amplia rede e reforça abastecimento em Nova Várzea Grande

As escolas que irão ser atendidas pelo Projeto são as EMEBs: Maria Pedrosa de Miranda; Euraíde de Paula; Mário Antunes de Almeida; Padre Luis Maria Ghisoni, Luiz Reveles Pereira, Apolônio Frutuoso da Silva, Júlio Correa, Abdala José de Almeida, Senhora Dirce Leite e Antônio Salústio Areais.

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande

Publicados

em

As 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Várzea Grande abriram as portas nesse sábado (27) para receber centenas de famílias durante o Dia D de Atualização do Cartão Bolsa Família e da Caderneta Vacinal. A ação, iniciada às 8h seguiu até às 17h, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para aqueles que encontram dificuldades para procurar atendimento durante a semana.

Além da atualização do cartão de vacinação, a mobilização também contemplou a pesagem e atualização das condicionalidades do Programa Bolsa Família, consultas médicas e atendimentos odontológicos nas unidades que contam com consultório dentário.

Até às 12h, já haviam sido realizados 1.582 procedimentos em todo o município, demonstrando o comprometimento das equipes e a adesão da população à mobilização. O balanço parcial aponta a aplicação de 946 doses de vacinas, 500 pesagens do Bolsa Família, 88 administrações de vitamina A, além de 24 atendimentos médicos e 24 odontológicos.

A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, acompanhada pelo coordenador da Atenção Primária, Luis Felipe Fernandes, equipe técnica, assessores e pelo coordenador de Saúde Bucal, Leandro Negrine, percorreram diversas unidades ao longo do dia. A gestora visitou as UBSs dos bairros Marajoara, Cabo Michel, Jardim Imperial, Manaíra e também esteve na comunidade Formigueiro, onde pôde conhecer de perto a realidade local, conversar com moradores, acompanhar a vacinação e dialogar com os profissionais que atuam na região.

Durante as visitas, a secretária destacou a importância de levar os serviços para mais perto da população.

“Nosso compromisso é garantir acesso à saúde de qualidade para todos os várzea-grandenses. Muitas famílias não conseguem comparecer às unidades durante a semana devido ao trabalho e outros compromissos. Por isso, abrir as portas das UBSs aos sábados é uma forma de acolher essas pessoas, facilitar o acesso aos serviços e fortalecer a prevenção, que é a base de uma saúde mais eficiente e humanizada. Também é uma oportunidade de valorizarmos nossas equipes, que se dedicam diariamente ao cuidado da população”, afirmou Valéria.

A ação foi aprovada pelos usuários. A moradora do bairro Petrópolis, próximo da unidade de saúde do bairro Manaíra, Sirlei Dias de Arruda, de 43 anos, aproveitou o sábado para colocar em dia a saúde dos filhos Sara, de 6 anos, e Luiz, de 11 anos.

Leia Também:  Prefeita Flávia Moretti acompanha mutirão do DAE-VG para combate a vazamentos no Grande Cristo Rei

Beneficiária do Programa Bolsa Família, ela também realizou a atualização exigida pelo programa e destacou a importância da iniciativa.

“Durante a semana é muito corrido por causa do trabalho e da escola das crianças. Ter esse atendimento no sábado facilita muito a nossa vida. Consegui trazer os dois para atualizar as vacinas e ainda resolver a questão do Bolsa Família. É uma ação muito importante para as famílias”, relatou.

Mais do que oferecer serviços, o Dia D foi marcado por momentos de acolhimento, escuta e troca de experiências entre profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo do dia, as equipes seguem reforçando orientações sobre a importância da imunização e da prevenção de doenças, promovendo um ambiente de carinho, respeito e valorização da atenção básica, porta de entrada do cuidado em saúde no município.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA