CUIABÁ
Search
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente realiza fórum e elege novos representantes

Publicado em

VÁRZEA GRANDE


O Conselho do Direito da Criança e Adolescente (CMDCA) de Várzea Grande realizou na manhã desta quarta-feira (26)  fórum e a eleição dos novos membros que estarão atuando no biênio de 2022/2024. Os representantes das entidades escolhidas por meio de votação – terão nos próximos dois anos, como função, deliberar, propor, refletir e debater toda e qualquer questão sobre os direitos humanos de crianças e adolescentes.

O CMDCA é um colegiado, de caráter deliberativo, controlador da política da criança e do adolescente dentro do município. O órgão é vinculado administrativamente à Secretaria de Assistência Social.

A atual presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes, Diane Maria de Almeida explica que neste encontro, foi realizada a eleição dos novos conselheiros e que na próxima reunião será escolhido o novo presidente, que terá a função de coordenar o CMDCA durante os próximos dois anos. “A escolha do presidente também será feita por meio de eleição, de uma forma transparente e ampla, valendo a vontade popular. Fazem parte da Associação 32 instituições cadastradas de forma regular e que fazem o trabalho com a criança e adolescente”.

Leia Também:  Passagem da bandeira de Nossa Senhora da Guia visita Paço Couto Magalhães

Quanto a sua gestão, Diane Maria avalia como positiva uma vez que pode ampliar o atendimento, abrir novas portas de instituições que antes eram fechadas e não procuravam o CMDCA e hoje eles têm portas abertas. “Também conseguimos fomentar a captação de recursos para as instituições, abrindo um leque de oportunidades para essas instituições que se tornaram parceiras. Quando dividimos com a sociedade essa participação, temos mais oportunidades e melhores resultados”, assegurou.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, destacou a importância do Conselho do Direito da Criança e Adolescente nas discussões de políticas públicas voltadas para esse público, que necessita de um olhar diferenciado e atento a todas as questões envolvendo a criança e o adolescente. “O nosso desejo é manter essa união entre todos, por isso a nossa secretaria está de portas abertas, e todos são muito bem vindos. Estamos e estaremos sempre à disposição”.

As entidades que estarão atuando como tutelares são:

Associação Nativo: Sirlei Araújo de Farias

Instituto Educacional Luz do Amanhã: Daiane Maria de Almeida Mendes

Leia Também:  Violência doméstica: Poder Judiciário realiza capacitação com foco na conscientização de homens

Associação Beneficente Vida Nova: Aparecida Vida Nova

Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso: Celi Minas Novais

Instituto Futsal sem Drogas: Wanderlei Benedito de Souza

Associação Cáritas: Ana Paula Elias de Souza

Associação Social Abaiuc – Asca: José Dias de Souza

As entidades que estarão atuando como suplentes são:

Associação Caminhando para Mais Um sonho: Mayara Patrícia Silva Corrêa

Associação Varzeagrandense Madre Tereza de Calcutá: Jéssica Fernandes Federici

Instituto: Semente Brasil: Rosivane Castanho

Instituição Filantrópica Pequeno Príncipe: Edécio Osvaldo de Campos

Instituto Desportivo da Criança: Maria Selma Peaguida Lopes

Associação Comunitária de Educação. Cultura e Esporte Búfalo: Alcides João Da Costa

Associação Espírita Euripedes Barsanulfo: Jumara Roberta da Silva

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Mostra cultural sobre a Semana do Migrante amplia conhecimento e valoriza a diversidade entre estudantes

Publicados

em

A Semana do Migrante, celebrada entre os dias 19 e 23 de junho, motivou os estudantes das séries finais da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Manoel Corrêa de Almeida a participarem de uma mostra cultural voltada à valorização da diversidade. A iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre diferentes povos, culturas e tradições, além de fortalecer valores como respeito, acolhimento e inclusão de pessoas que deixaram sua terra natal em busca de novas perspectivas de vida.

Cada turma ficou responsável por pesquisar e representar um país, desenvolvendo estudos sobre aspectos culturais, culinária, pontos turísticos, hino nacional, jogos, músicas, costumes e outras características que identificam cada nação. Os alunos do 7º ano, das turmas A, B e C, pesquisaram sobre África, China e Índia. Já os estudantes do 8º ano abordaram os Estados Unidos e o Brasil, enquanto os alunos do 9º ano apresentaram trabalhos sobre México e Venezuela.

Os estudantes dos 6º anos A e B também participaram da proposta, elaborando relatórios sobre os países apresentados durante a mostra e registrando suas percepções acerca das diferentes culturas conhecidas ao longo da atividade.

Leia Também:  Prefeitura recupera rua danificada por erosão no bairro 23 de Setembro

A diretora da unidade escolar, Ivani Silva Costa, destacou que o trabalho em equipe foi essencial para o sucesso da mostra cultural.

“Os estudantes organizaram estandes temáticos, exposições e apresentações com recursos audiovisuais. A mostra evidenciou o protagonismo estudantil, que não mediu esforços para a conclusão de cada tarefa. O acompanhamento pedagógico das coordenadoras Ana Elise Andrade da Silva e Greice Maria de Araújo Bezerra, além do articulador do Programa ETA, Diogo Douglas da Silva, foi fundamental na elaboração de cada trabalho desenvolvido”, afirmou.

Ivani também ressaltou o compromisso da comunidade escolar com uma educação voltada à valorização da diversidade cultural, fortalecendo o respeito às diferentes identidades e contribuindo para a formação cidadã dos estudantes.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA