VÁRZEA GRANDE
Prefeitura realiza vistoria em futura indústria de fertilizantes e reforça importância do licenciamento ambiental
VÁRZEA GRANDE

Somente em 2025, já foram realizadas cerca de 600 vistorias ambientais em Várzea Grande, número que reflete o fortalecimento da política de licenciamento após a cidade conquistar autonomia para analisar e fiscalizar atividades econômicas que antes dependiam exclusivamente da esfera estadual
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), realizou durante a semana vistoria em uma indústria de fertilizantes em fase de instalação na região da Passagem da Conceição. A ação faz parte do processo de Licenciamento de Instalação (LI), uma das três etapas obrigatórias — junto da Licença Prévia (LP) e da Licença de Operação (LO) — que garantem a regularidade e a sustentabilidade de novos empreendimentos no Município.
Somente em 2025, já foram realizadas cerca de 600 vistorias ambientais em Várzea Grande, número que reflete o fortalecimento da política de licenciamento após a cidade conquistar autonomia para analisar e fiscalizar atividades econômicas que antes dependiam exclusivamente da esfera estadual. Com o Termo de Cooperação Técnica nº 0410/2025, firmado entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA/MT) e a Prefeitura, o município passou a ter competência para licenciar 69 novas atividades, incluindo empreendimentos de médio e alto impacto.
Segundo o secretário Ricardo Costa Amorim, o avanço traz benefícios diretos à sociedade. “O licenciamento ambiental é fundamental para garantir que o desenvolvimento econômico caminhe lado a lado com a preservação dos recursos naturais e a qualidade de vida da população. Além de gerar empregos e renda, a indústria ou empresa que se instala em Várzea Grande precisa estar em conformidade com regras que evitam danos ambientais e asseguram um crescimento sustentável”, destacou.
A técnica de Desenvolvimento Econômico e Social de Licenciamento, Roselita da Silva, que é engenheira ambiental e de segurança do trabalho, reforça que o processo é também uma garantia de transparência e acompanhamento contínuo. “Após a conclusão da instalação, o empreendedor precisa solicitar a Licença de Operação, que só é emitida depois de nova vistoria. A cada três anos, a licença deve ser renovada, assegurando que os padrões ambientais continuem sendo respeitados”, explicou.
O gestor Ricardo Amorim reforça que com esse avanço, Várzea Grande fortalece sua autonomia administrativa, agiliza processos para empresários e investidores e, ao mesmo tempo, protege o meio ambiente e a população contra riscos ambientais. “Queremos um licenciamento ágil, transparente e comprometido com o desenvolvimento sustentável”, acrescentou.

VÁRZEA GRANDE
Prefeita Flávia Moretti acompanha mutirão de atendimentos no bairro São Mateus

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), acompanhou os atendimentos no Mutirão Coletivo por Mato Grosso, realizado na manhã deste sábado (04.10), na Emeb Júlio Correia, no bairro São Mateus.
O evento foi uma realização em parceria entre a Prefeitura de Várzea Grande, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso e a Câmara Municipal.
No local, foram oferecidos atendimentos de enfermagem, emissão de documentos, assessoria jurídica, serviços oftalmológicos, massagens, cuidados de beleza, assistência social, entre outros.
“Eu fico muito feliz quando há mutirões de atendimentos como esse para nossa população, ainda mais em uma região grandiosa como o São Mateus. Desejo que a Assembleia Legislativa mantenha diversas parcerias como essa em nosso município”, disse a prefeita.
O deputado estadual Paulo Araújo (PP) estima que foram realizados mais de mil atendimentos. “Aqui, realizamos também a entrega de brindes para as crianças e tivemos diversas apresentações culturais. É uma grande festa para a comunidade do São Mateus”, relatou o deputado.
O vereador Enfermeiro Emerson (PP), morador da região, destacou que a comunidade precisava desses atendimentos. “Aqui é uma região grande, com muitas famílias carentes, que precisam ter o poder público cada vez mais perto. Fico feliz de ver a comunidade sendo assistida pela Assembleia Legislativa e pela Prefeitura de Várzea Grande”, afirmou.
A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, também acompanhou os atendimentos feitos pela pasta. “Estamos atualizando o CadÚnico dos moradores da região e apresentando os programas que fazem parte da nossa secretaria”, explicou Saito.
Galeria de Fotos (14 fotos)














-
CIDADES2 dias atrás
FARRA DAS DIÁRIAS: Câmara de Ribeirão Cascalheira Gasta 152% a mais que a de Água Boa, Município Três Vezes Maior
-
ESPORTES2 dias atrás
Leila Pereira se contradiz e desrespeita acordo que ela mesma assinou na Libra
-
ESPORTES2 dias atrás
Vasco, Crefisa e o jogo de bastidores que ameaça a credibilidade do futebol brasileiro
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrás
EA será adquirida por US$ 55 bilhões e deixa de ser empresa de capital aberto
-
ESPORTES5 dias atrás
São Paulo perde quarta consecutiva no Morumbis e aumenta pressão pós-Libertadores
-
ESPORTES3 dias atrás
CBF revoluciona calendário do futebol brasileiro e anuncia novos torneios para 2026
-
ESPORTES6 dias atrás
Flamengo vence o Corinthians em jogo dramático na Neo Química Arena
-
ESPORTES6 dias atrás
Atlético-MG quebra jejum de vitórias com sofrido triunfo sobre o Mirassol na Arena MRV