VÁRZEA GRANDE
Prefeitura inicia arborização da Avenida prefeito Murilo Domingos com ipês
VÁRZEA GRANDE
A ação faz parte do cronograma de arborização urbana da cidade e integra a programação oficial de comemoração pelos 158 anos do Município
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) de Várzea Grande realiza, na manhã desta sexta-feira, 23 de maio, o plantio de 30 mudas de ipês brancos e amarelos na Avenida Prefeito Murilo Domingos, antiga Avenida 31 de Março. A ação faz parte do cronograma de arborização urbana da cidade e integra a programação oficial de comemoração pelos 158 anos do Município.
De acordo com o secretário da pasta, Ricardo Amorim, a escolha das espécies não foi aleatória. “Optamos por ipês brancos e amarelos, que são plantas nativas do cerrado e se adaptam perfeitamente ao nosso clima. Além disso, essas variedades têm porte menor que as variedades rosa e roxa, o que evita interferência na rede elétrica existente na região”, explicou.
As mudas serão plantadas ao longo de toda a extensão da avenida, em trechos onde ainda não há vegetação. O objetivo, segundo Amorim, é garantir mais sombra, conforto térmico e beleza ao espaço urbano, além de contribuir com o equilíbrio ambiental da região. “A arborização melhora a qualidade do ar, reduz a temperatura nas vias e proporciona mais qualidade de vida à população. Inclusive na avenida temos espaços de lazer que serão beneficiados. É um investimento no presente e no futuro da nossa cidade”, afirmou o secretário.
O ipê, símbolo da flora brasileira, é uma árvore resistente que suporta bem as altas temperaturas e tem capacidade de armazenar água em seu caule e raízes, características fundamentais para regiões de clima quente como a de Várzea Grande. Sua floração, que colore ruas e avenidas, também contribui para o embelezamento da paisagem urbana.
“A iniciativa integra o plano de expansão da cobertura vegetal em áreas urbanas, promovido pela SEMMADRS, e reforça o compromisso da Prefeitura de Várzea Grande com o desenvolvimento sustentável e o respeito ao meio ambiente”, pontuou Ricardo Amorim.
VÁRZEA GRANDE
Alunos da rede municipal serão liberados às 16h em dias de jogos do Brasil, com plantão até as 17h
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) de Várzea Grande informa à comunidade escolar que, em cumprimento ao Decreto Administrativo nº 44/2026, assinado pela prefeita Flávia Moretti, as unidades escolares da rede municipal terão o expediente encerrado às 16h nos dias em que a Seleção Brasileira entrar em campo pela fase de grupos da Copa do Mundo de 2026.
A medida vale para esta quarta-feira (24) e contempla as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e todos os polos do Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão João Ribeiro Filho. Com isso, os estudantes serão liberados a partir das 16h, acompanhando o encerramento do expediente da administração municipal.
No entanto, considerando a realidade de muitas famílias que trabalham até o final da tarde e podem enfrentar dificuldades para buscar os filhos no horário previsto pelo decreto, a Secretaria de Educação definiu uma estratégia especial para garantir que nenhuma criança fique desassistida.
Por orientação da SMECEL, todas as unidades escolares deverão manter equipes de plantão até as 17h, exclusivamente para acolher e acompanhar os alunos cujos responsáveis não consigam realizar a retirada no horário regular.
A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, destacou que a principal preocupação da gestão é assegurar o bem-estar e a segurança dos estudantes.
“Sabemos que muitos pais e responsáveis cumprem jornada de trabalho até o final da tarde e, em alguns casos, não conseguem se deslocar imediatamente para buscar seus filhos. Nossa preocupação sempre será garantir que nenhuma criança fique desassistida. Por isso, mesmo com o encerramento oficial do expediente às 16h, determinamos que as unidades mantenham atendimento até as 17h para acolher os alunos que precisarem permanecer na escola até que seus responsáveis possam buscá-los com tranquilidade e segurança”, afirmou.
A gestora reforçou ainda que a medida foi adotada para evitar transtornos às famílias e assegurar a continuidade do atendimento aos estudantes.
“Estamos conciliando o cumprimento do decreto municipal com a responsabilidade de cuidar das nossas crianças. Nenhum aluno será prejudicado. As escolas estarão preparadas para acompanhar aqueles que necessitarem permanecer na unidade após as 16h”, acrescentou.
A orientação foi encaminhada previamente aos diretores das unidades escolares, que também são responsáveis por comunicar as famílias sobre os horários e a disponibilidade do atendimento especial.
Já os setores administrativos da Secretaria Municipal de Educação e os demais órgãos da Prefeitura de Várzea Grande encerrarão suas atividades às 16h, conforme estabelece o Decreto nº 44/2026.
A SMECEL reforça que os pais e responsáveis que tiverem condições de retirar os estudantes às 16h devem seguir o horário previsto. No entanto, as famílias que enfrentarem dificuldades poderão contar com o acolhimento das equipes escolares até as 17h, garantindo que todas as crianças permaneçam assistidas, em segurança e sob supervisão adequada até a chegada de seus responsáveis.
Galeria de Fotos (2 fotos)
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
ESPORTES6 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍTICA5 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
ESPORTES6 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
CUIABÁ7 dias atrásCuiabá conquista 2º lugar no Centro-Oeste em ranking nacional de cidades sustentáveis
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil cumpre mandados contra grupo criminoso especializado em golpes da Falsa Central Financeira
-
ESPORTES7 dias atrásPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável



