VÁRZEA GRANDE
Peixe Santo
VÁRZEA GRANDE
VÁRZEA GRANDE
“VG PEIXE SANTO” TERÁ NOVE PONTOS DE VENDA E O MESMO PREÇO DO ANO PASSADO
O PROJETO OCORRE DIAS 05 E 06 DE ABRIL DAS 8H ÀS 18H E DIA 07 (SEXTA-FEIRA SANTA) DAS 07H ÀS 12H, COM A GARANTIA DE QUALIDADE DOS PRODUTOS QUE SÃO PROTEÍNA ANIMAL SAUDÁVEL E INSPECIONADA.
Visando atender a demanda da população por um peixe de qualidade e preços mais em conta para o feriado de Sexta-feira Santa, que ocorre no próximo dia 07 de abril, e, simboliza o jejum cristão e a preparação para o renascimento de Jesus na Páscoa, a Prefeitura de Várzea Grande em parceria com a Associação dos Aquicultores de Mato Grosso (AQUAMAT) promove nos dias 05, 06 e 07 de abril, a 2ª edição do projeto “VG Peixe Santo”.
Este ano serão nove os pontos de venda do “VG Peixe Santo” e além de garantir à população várzea-grandense peixes frescos ou congelados, com qualidade, inspecionados e com preços justos, o projeto também quer incentivar o consumo dessa proteína animal junto à sociedade. O slogan da 2ª edição “VG Peixe Santo” é proteína saudável ao alcance de todos.
“A questão religiosa vai de cada pessoa e sua crença, até porque o Estado é Laico, mas Várzea Grande vai novamente repetir a parceria com os criadores de peixes e ofertar produtos de qualidade, com preços acessíveis para se comemorar a Sexta-Feira Santa e posteriormente o Domingo de Páscoa”, disse o prefeito Kalil Baracat informando que estarão disponíveis 25 toneladas de peixes para serem comercializados nos mesmos valores praticados no ano passado.
Outras vantagens destacadas pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Célio Santos, são a garantia de preço máximo na venda dos produtos e a não atualização monetária do valor comercializado, em referência ao ano passado.
“O prefeito Kalil Baracat exigiu que o preço do ‘VG Peixe Santo’ fosse o mesmo comercializado o ano passado, ou seja, apesar da inflação e dos aumentos em todos os produtos alimentares e demais insumos, serão mantidos os preços comercializados no ano passado, inclusive para os peixes limpos ou seja, descamados, eviscerados e sem espinha. Existe também a preocupação que toda a população tenha acesso e possa adquirir o peixe para a Sexta-Feira Santa, facilitando a aquisição e incentivando o consumo”, pontuou Célio Santos.
Os consumidores encontrarão duas espécies de peixe tambatinga e o pintado ofertados a preços que iniciam com R$ 19,50 o quilo para o tambatinga sem vísceras e sem escamas; o tambatinga sem vísceras, sem escamas e sem espinha a R$ 24,90; o pintado inteiro a R$ 31,90; o tambatinga totalmente limpo e cortado em bandas a R$ 34,90; a ventrecha de tambatinga a R$ 37,90; a posta de pintado a R$ 43,00; o filé de tambatinga a R$ 44,90, e o filé de pintado a R$ 59,90 o quilo.
“Importante ressaltar que esses valores são os preços máximos que poderão ser comercializados, então os consumidores poderão negociar e pechinchar com os vendedores. Então os preços podem baixar o que não poderá ocorrer é ter aumento nesses valores”, lembra Célio Santos.
O gestor frisa que a atividade da piscicultura está transformando Mato Grosso no maior produtor do Brasil e em breve se tornará um dos maiores exportadores, por isso, é fundamental fomentar este tipo de atividade, pois os aquicultores geram emprego, renda e trazem divisas para o país.
A 2ª edição do projeto “VG Santo Peixe” é baseada em ações conjuntas de diversas entidades governamentais a exemplo da Câmara de Vereadores de Várzea Grande e do Governo do Estado, e não governamentais, com intuito de disponibilizar o peixe com preços mais justos, além de fortalecer essa cadeia produtiva.
O secretário reforça ainda que o consumidor tem a garantia de adquirir em todos os nove pontos de comercialização, produtos dentro dos padrões exigidos pela Vigilância Sanitária, inspecionados pelo município, estado ou federação.
Confira os pontos de venda, dia e horário de funcionamento:
– Dia 05 de abril, das 8h às 18h
Feira da Agricultura Familiar, na Prefeitura Municipal de Várzea Grande – Paço Couto Magalhães – Avenida Castelo Branco – região centro sul.
– Dias 05 e 06 de abril, das 8h às 18h
– Dia 07 de abril das 07h às 12h
– Área externa do Fiotão – Avenida Castelo Branco – região central
– Praça do Jardim Glória II – Rua Iara
– Praça do Parque do Lago – Avenida Julião de Brito
– Praça Aurea Braz – Rua Ary Paes Barreto – Cristo Rei
– Rotatória do bairro Santa Isabel – Avenida Senador Filinto Muller
– Praça Jardim Imperial – Avenida Chile, s/n
– Praça Santa Isabel – Avenida Ari Leite de Campos
– Estrada da Praia Grande – em frente ao Mercado Super Compras
VÁRZEA GRANDE
Capacitação do TCE fortalece controle social e planejamento da saúde em Várzea Grande
Representantes do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande e servidores da equipe de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VG) participaram da “Capacitação para o Fortalecimento do Controle na Saúde: Governança e Monitoramento dos Planos”, promovida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O evento teve início na terça-feira (23) e foi encerrado nesta quinta-feira (25).
Realizado pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas), o encontro reuniu representantes dos 142 municípios mato-grossenses com o objetivo de qualificar a atuação dos Conselhos Municipais de Saúde e fortalecer o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS).
A capacitação ocorre em um momento estratégico, considerando que os municípios estão em fase de elaboração e discussão das Conferências Municipais de Saúde, evento fundamental para o planejamento e a definição das ações e prioridades da saúde pública.
A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Valéria Nogueira, esteve presente na abertura do evento, prestigiando a iniciativa e reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da governança e da participação social no SUS.
Para a secretária, investir na qualificação técnica dos profissionais e conselheiros é essencial para aprimorar a gestão pública em saúde e representa uma ação estratégica da atual administração municipal.
“Fortalecer o controle social é fortalecer o próprio SUS. A participação ativa dos conselhos, aliada a um planejamento bem estruturado, garante maior transparência, eficiência na aplicação dos recursos e, principalmente, políticas públicas mais alinhadas às necessidades reais da população. Parabenizo o Tribunal de Contas pela iniciativa e nossos servidores e conselheiros pelo compromisso com a melhoria contínua da saúde em Várzea Grande”, destacou Valéria Nogueira.
A coordenadora técnica de Planejamento Estratégico da SMS/VG, Daniella Macieski, destacou a importância da participação conjunta entre gestão e controle social.
“Essa capacitação fortalece o processo de planejamento em saúde, principalmente ao aproximar ainda mais a gestão e o Conselho Municipal de Saúde. O planejamento precisa ser construído de forma participativa, considerando as necessidades reais da população e garantindo o acompanhamento contínuo das metas e dos resultados. Várzea Grande avança quando trabalha de maneira integrada”, ressaltou.
Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande, Joilson Ruas, a qualificação representa um importante instrumento para ampliar o protagonismo dos conselheiros municipais.
“Os conselhos exercem um papel essencial na fiscalização e no acompanhamento das políticas públicas de saúde. Participar de uma capacitação como esta amplia nosso conhecimento e fortalece nossa atuação junto à sociedade, garantindo maior transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos”, afirmou.
Durante a abertura do evento, o presidente da Copspas e corregedor-geral do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, enfatizou que o Plano Municipal de Saúde deve ser encarado como um instrumento efetivo de gestão.
“O Plano Municipal de Saúde não pode ser apenas um documento formal. Ele precisa refletir a realidade local, orientar prioridades, estabelecer metas e permitir o monitoramento contínuo dos resultados”, pontuou.
PROGRAMAÇÃO – Ao longo dos três dias de capacitação, os participantes tiveram acesso a palestras e nove módulos temáticos ministrados por especialistas em transparência, controle social, governança e planejamento em saúde.
A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande com a qualificação permanente de seus profissionais e com o fortalecimento dos mecanismos de participação social, fundamentais para a construção de uma saúde pública cada vez mais eficiente, transparente e alinhada às necessidades da população.
Galeria de Fotos (8 fotos)
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
POLÍTICA6 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
ESPORTES3 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
Sinop6 dias atrásAlunas da Escola Municipal de Artes de Sinop são pré-selecionadas para a Escola Bolshoi
-
POLÍTICA6 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual



