VÁRZEA GRANDE
Movimento Mulheres em Evolução chega à região Sul e fortalece o tema “Lugar de mulher é onde ela quiser”
VÁRZEA GRANDE
Com o tema “Lugar de mulher é onde ela quiser”, foi realizado nesta quinta-feira (21), no auditório do Santuário de Nossa Senhora de Salette, a terceira etapa do movimento “Mulheres em Evolução”. O evento, idealizado pelo Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, região Sul, contou com a presença da primeira-dama de Várzea Grande e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, da titular da Delegacia da Mulher, Idoso e Criança de Várzea Grande, Mariel Antonini, da vereadora Rose Prado e da população local que atendeu ao chamado para participar dessa ação, que vem sendo realizada neste mês de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
“Esta é mais uma etapa do movimento Mulheres em Evolução, e estamos aqui para reforçar e intensificar o tema: lugar de mulher é onde ela quiser, e para dizer que nós temos hoje uma cidade onde muitas mulheres estão ocupando espaços de poder, e que isso sirva de inspiração também para outras mulheres”, destacou a primeira-dama Kika Dorilêo.
Durante o seu discurso, ela reafirmou o compromisso com políticas públicas de proteção às mulheres, principalmente aquelas vítimas de violência doméstica e familiar, mas também a sua preocupação em dar a essas mulheres condições financeiras para que possam quebrar o ciclo de violência vivida por elas. “Por isso que estamos investindo em cursos de capacitação, para que as mulheres possam aprender uma função e que possam tomar conta de suas vidas, uma vez que sabemos que a dependência financeira é uma das questões que faz com que as mulheres continuem ao lado do seu agressor”, disse a primeira-dama.
Surpresa com a quantidade de meninas, participando do encontro, a primeira-dama fez uma observação bastante pertinente, e chamou a atenção das mães para que incentive as suas filhas a estudar e buscar informações, e sonhar com uma melhor condição de vida. “O estudo abre portas e oportunidades. Não deixem de incentivar as suas meninas e que elas possam sonhar com um futuro bom para elas, sejam como Promotora de Justiça, Delegada, médica e quem sabe prefeita da cidade, porque lugar de mulher é onde ela quiser”, pontuou.
Já a delegada Mariel Antonini, elogiou a Rede de Proteção existente no município e disse que essa é uma das mais bem articuladas do Estado de Mato Grosso. “Várzea Grande se tornou modelo para outros municípios. Posso garantir que aqui os órgãos funcionam plenamente, e de forma articulada. Isso mostra o comprometimento desta gestão em se preocupar com a questão do combate à violência contra a mulher. Isso se deve também porque temos como conselheira a primeira-dama Kika Dorilêo que atua há muitos anos como operadora de justiça e conhece como ninguém todas essas questões envolvendo violência”, afirmou.
A delegada disse ainda que mais que falar, é preciso que as mulheres e meninas conheçam as formas de violência doméstica e familiar, e que não se reproduz apenas na forma de agressão física, mas também a psicológica, moral, patrimonial e sexual. “Todas essas formas são violência e nós não podemos tolerar. É importante que saibamos identificar os sinais que possamos ter a coragem de falar, e acima de tudo, colocar fim a uma relação sem respeito e sem cumplicidade”.
A secretária-adjunta de Assistência Social, Daniela Barone, lembrou que durante todo esse mês de março, os Centros de Referência em Assistência Social – CRAS, se mobilizaram para realizar esse evento. “Já estivemos no bairro São Matheus, no bairro Jardim Glória, e hoje estamos reunidos com a equipe do Santa Maria. Na próxima semana será a vez do bairro Cristo Rei nos receber para esse evento de união e respeito entre as mulheres”.
TEMAS IMPORTANTES – Cada Centro de Referência em Assistência Social escolheu uma temática para discutir durante o encontro. A unidade do bairro São Mateus (região oeste), apresentou o tema: Você não está sozinha. O CRAS Jardim Glória (região norte), abordou o tema: Voe alto Mulher! Voem em busca de seus sonhos. E o CRAS Santa Maria (região norte), reforçou o tema: Lugar de mulher é onde ela quiser.
“Todas as regiões estão recebendo esse evento, com muita animação e, principalmente, com participação popular. As mulheres não só atenderam ao nosso convite como estiveram atentas a todas as informações repassadas. E esse é o objetivo desse movimento, de informar, de ajudar, e o de apoiar um número maior de mulheres para que elas, principalmente, aquelas que passam ou já passaram por violência, saibam que não estão sozinhas”, destacou Kika Dorilêo.
A primeira-dama convidou, desta vez as mulheres do bairro Cristo Rei, para que na próxima quinta-feira (28), participem do encerramento da terceira edição do Movimento Mulheres em Evolução. “Será o nosso último encontro desta edição de 2024 e vamos encerrar essa etapa com a mesma emoção e sentimento de gratidão”.
VÁRZEA GRANDE
Prefeita sanciona lei que cria Fundo Municipal de Educação em Várzea Grande
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, sancionou a lei que institui o Fundo Municipal de Educação de Várzea Grande (FMEVG), mecanismo que passa a concentrar a gestão financeira dos recursos destinados à implementação, manutenção e ampliação das políticas públicas voltadas à educação no município, por meio de emendas.
Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o fundo terá natureza contábil e financeira e será utilizado para captar, administrar e aplicar recursos em programas, projetos, ações e serviços da área educacional.
Entre as finalidades previstas estão investimentos em planejamento e gestão da educação, formação continuada de professores e servidores, construção, reforma e manutenção de escolas e unidades administrativas, aquisição de materiais didáticos, equipamentos, veículos para a frota da Secretaria, além do custeio da alimentação escolar.
O Fundo ainda poderá financiar a aquisição e o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias de ensino, a modernização da gestão da educação e a contratação de serviços especializados para elaboração e execução de projetos na área.
A gestão do FMEVG ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que atuará como unidade gestora e orçamentária, com supervisão direta da prefeita.
A lei também cria o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Educação, órgão de caráter deliberativo e com composição paritária entre representantes do Poder Público e da sociedade civil. Caberá ao colegiado aprovar o plano anual de aplicação dos recursos, acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária e financeira, emitir parecer sobre as contas da gestão e deliberar sobre as diretrizes de utilização dos recursos.
O Conselho contará com representantes do Conselho Municipal de Educação e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. As reuniões e deliberações deverão ser públicas e amplamente divulgadas.
Galeria de Fotos (1 foto)
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
ESPORTES7 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍTICA5 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
ESPORTES7 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá
-
POLITÍCA NACIONAL6 dias atrásCâmara promove debate em BH sobre aumento do limite de faturamento do MEI
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
Sinop5 dias atrásAlunas da Escola Municipal de Artes de Sinop são pré-selecionadas para a Escola Bolshoi



