CUIABÁ
Search
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Kalil Baracat prestigia inauguração da nova sede das Promotorias de Justiça e propõe transformar antigo prédio do Fórum em sede do Legislativo Municipal

Publicado em

VÁRZEA GRANDE

Fala do Prefeito foi durante inauguração da nova sede das Promotorias de Justiça em Várzea Grande, reforça compromisso com a Justiça, a Sociedade e a harmonia entre os Poderes

Os quase 300 mil habitantes que residem em Várzea Grande, segunda maior cidade do estado, celebraram na última segunda-feira (30) a inauguração da nova sede das Promotorias de Justiça, um marco que reforça o compromisso da cidade com a Justiça e a sociedade. Além disso, o prefeito Kalil Baracat aproveitou a ocasião para fazer a proposta de transformar do antigo prédio do Tribunal de Justiça de Várzea Grande, localizado no paço municipal Couto Magalhães, em uma nova sede do Legislativo Municipal.

O prefeito Kalil Baracat, em seu discurso, ressaltou a importância da parceria entre o Ministério Público e a Prefeitura. Ele destacou o papel do Ministério Público como fiscal das leis e como um parceiro fundamental para a busca do bem comum da sociedade. O prefeito enfatizou o carinho e respeito que tem por essa instituição, uma vez que sua esposa é servidora e promotora de Justiça.

“Nós temos que estar somando forças para que a gente busque o bem comum da sociedade. O Ministério Público sempre foi parceiro do município de Várzea Grande. Sempre que a gente procurou o Ministério Público, somando forças, a gente sempre conseguiu êxito e sempre pensando na coletividade. Essa somatória de forças é, sem dúvida nenhuma, fundamental para as instituições”, ressaltou o prefeito.

O senador Jayme Campos também enfatizou a importância da nova sede das Promotorias de Justiça para a sociedade de Várzea Grande. Ele destacou que o novo prédio não apenas oferecerá boas acomodações, mas também contribuirá para a estruturação da cidade, que está em pleno crescimento. O senador ressaltou o impacto positivo que a instalação do Ministério Público tem na região, que abrigará também um polo da Universidade Federal, o Instituto Federal e o Centro Tecnológico da cidade.

Leia Também:  Várzea Grande - Novas Intervenções

“Este é um parque que eu lembro que sinto lisonjeado, honrado, sobremaneira, de participarmos deste grande momento histórico da nossa cidade”, destacou Jayme Campos.

O novo prédio das Promotorias de Justiça está localizado na região do Chapéu do Sol, próximo ao Fórum, e se tornará o Centro Político Administrativo do município. Essa mudança de sede representa um passo significativo na modernização e acessibilidade das instalações.

O procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Júnior, frisou que a nova sede permitirá um atendimento mais eficiente à população, colocando o cidadão no centro da atenção do Ministério Público. O coordenador das Promotorias de Justiça de Várzea Grande, promotor de Justiça Marcelo Malvezi, lembrou que a construção da nova sede era uma reivindicação antiga e que o propósito sempre foi servir melhor a população.

A vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Erotides Kneip, destacou a importância da nova sede das Promotorias de Justiça como um local de acolhimento e justiça para a comunidade. Ela expressou o desejo de que a sede seja não apenas um marco em termos de beleza e estrutura, mas, acima de tudo, um símbolo de justiça.

Leia Também:  Prefeitura realiza patrolamento para melhorar tráfego e a acessibilidade

A promotora de Justiça auxiliar da Corregedoria-Geral do MPMT, Regilaine Magali Bernardi Crepaldi, destacou que as novas instalações são um motivo a mais para continuar atendendo às expectativas da sociedade. A construção da nova sede foi resultado do trabalho realizado em várias gestões dos procuradores-gerais de Justiça, demonstrando um compromisso de longo prazo com a melhoria do atendimento à comunidade.

A cerimônia também contou com a participação de diversas outras autoridades, incluindo o conselheiro do CNMP, Ângelo Fabiano Farias da Costa, o procurador-geral do Estado, Francisco de Assis da Silva Lopes, o deputado estadual Fabinho Tardin, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Pedro Paulo Tolares, a defensora pública-geral de MT, Maria Luziane Ribeiro de Castro, o presidente da subseção da OAB em Várzea Grande, Rodrigo Geraldo Ribeiro Araújo, entre outros.

A nova sede das Promotorias de Justiça de Várzea Grande é um exemplo de cooperação entre as instituições e representa um marco na busca pelo bem-estar da comunidade e pela promoção da justiça na região. Com instalações modernas e acessíveis, ela se tornará um local fundamental na aplicação das leis e na busca por um mundo mais justo e equitativo.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Prefeita sanciona lei que cria Fundo Municipal de Educação em Várzea Grande

Publicados

em

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, sancionou a lei que institui o Fundo Municipal de Educação de Várzea Grande (FMEVG), mecanismo que passa a concentrar a gestão financeira dos recursos destinados à implementação, manutenção e ampliação das políticas públicas voltadas à educação no município, por meio de emendas.

Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o fundo terá natureza contábil e financeira e será utilizado para captar, administrar e aplicar recursos em programas, projetos, ações e serviços da área educacional.

Entre as finalidades previstas estão investimentos em planejamento e gestão da educação, formação continuada de professores e servidores, construção, reforma e manutenção de escolas e unidades administrativas, aquisição de materiais didáticos, equipamentos, veículos para a frota da Secretaria, além do custeio da alimentação escolar.

O Fundo ainda poderá financiar a aquisição e o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias de ensino, a modernização da gestão da educação e a contratação de serviços especializados para elaboração e execução de projetos na área.

A gestão do FMEVG ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que atuará como unidade gestora e orçamentária, com supervisão direta da prefeita.

Leia Também:  Instabilidade de conexão na Unidade de Saúde da Família do Marajoara

A lei também cria o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Educação, órgão de caráter deliberativo e com composição paritária entre representantes do Poder Público e da sociedade civil. Caberá ao colegiado aprovar o plano anual de aplicação dos recursos, acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária e financeira, emitir parecer sobre as contas da gestão e deliberar sobre as diretrizes de utilização dos recursos.

O Conselho contará com representantes do Conselho Municipal de Educação e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. As reuniões e deliberações deverão ser públicas e amplamente divulgadas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA