CUIABÁ
Search
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Em reunião gerencial, secretário alinha ações da educação com equipe para o segundo semestre

Publicado em

VÁRZEA GRANDE

Acelerar obras e ações que no futuro podem representar mais avanços no nível educacional e melhores condições de trabalho foram as metas traçadas em reunião do secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidélis, para atingir o nível de excelência defendido pelo prefeito Kalil Baracat, a ser atingido até o final de sua gestão.

“Metas foram traçadas pelo prefeito Kalil Baracat e estamos nos preparando para colocar as mesmas em prática e na busca de resultados positivos para Várzea Grande e para sua gente”, disse o secretário Silvio Fidélis durante reunião promovida nesta sexta-feira, visando o segundo semestre de 2023.

De acordo com o secretário, durante a reunião foram alinhadas as ações que deverão ser implementadas na rede pública no segundo semestre e a continuidade das que já estão sendo desenvolvidas na área da Educação de Várzea Grande.

Kalil Baracat tem reforçado publicamente a importância de uma Educação de base para consolidar o aprendizado e a formação das pessoas no amanhã.

Após as boas-vindas, Silvio Fidélis agradeceu o empenho e participação de todos os gestores municipais nas atividades realizadas no mês de maio, referentes às comemorações do aniversário dos 156 anos de Fundação de Várzea Grande.

Leia Também:  Representantes das Polícias Civis se reúnem com equipe de segurança pública da nova gestão federal

Ele lembrou que a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer teve um protagonismo importante durante o período, inaugurando obras de reformas e ampliações de escolas, revitalização de espaços esportivos, entrega de miniestádios e diversos outros equipamentos para a comunidade várzea-grandense.

Fidélis destacou as inaugurações das EMEBs – Escolas Municipais de Educação Básica, Jaime Veríssimo de Campos Júnior e Alino Ferreira de Magalhães, que foram revitalizadas, reformadas e ampliadas, a entrega do novo CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil, ‘Professora Leuby Corrêa da Costa’, no bairro Gilson de Barros e a entrega do Centro Cultural ‘Neide Clemente Lemes”, no distrito de Limpo Grande, a inauguração do miniestádio no distrito de Bonsucesso, além das destacadas apresentações das escolas no Desfile Cívico do dia 15 de maio.

Durante a reunião, o secretário deliberou com os gestores sobre temas como a presença, segurança, planejamento e organização nas unidades escolares, desenvolvimento de projetos, Lemann, Escolas Criativas e atividades da Escola em Tempo Ampliado (ETA), Recursos para manutenção (Federal e Municipal), prestação de contas, cumprimento de prazos, alimentação escolar, parcerias, uniformes, livros e materiais didáticos, além de programas desenvolvidos nas escolas como: Alfabetiza MT, Muxirum da Alfabetização, Tempo de Aprender, Busca Ativa, entre outros.

Leia Também:  Primeira reunião gerencial do ano aborda planejamento estratégico para 2023 e apresenta novo delegado regional em Cáceres

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande e Cuiabá articulam mesa técnica no TCE para fortalecer atendimento à população vulnerável

Publicados

em

As Prefeituras de Várzea Grande e Cuiabá se reuniram nesta segunda-feira (22) com o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) para discutir pautas relacionadas à assistência social. Entre os temas debatidos estavam recursos financeiros, atendimento à população idosa, apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social, dados do Cadastro Único (CadÚnico) e o fortalecimento das políticas públicas do setor.

Segundo a Prefeitura de Várzea Grande, cerca de 78 mil famílias estão inscritas no CadÚnico, totalizando aproximadamente 166 mil pessoas cadastradas. O número representa pouco mais de 50% da população do município. Deste total, cerca de 22 mil famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Conforme a prefeita Flávia Moretti, mais de 80% dos custos da assistência social são custeados com recursos próprios do município.

“A instituição dessa mesa técnica é de extrema importância porque, hoje, em Várzea Grande, mais de 80% dos custos da assistência social são mantidos com recursos próprios. Precisamos dialogar em um tripé formado por município, Estado e Governo Federal, com o apoio do Tribunal de Contas, para encontrar soluções e planejar os serviços oferecidos à população”, destacou a prefeita.

Leia Também:  Governador e secretário de Educação se reúnem com representantes do Sintep

A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, informou que o município conta atualmente com quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), um Centro POP e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Segundo ela, a pasta dispõe de aproximadamente R$ 2 milhões mensais para atender a demanda do setor.

“A situação de vulnerabilidade social é muito grande em nosso município. Nosso orçamento ainda é insuficiente para atender uma demanda tão expressiva em Várzea Grande”, afirmou.

O presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas) do TCE-MT, conselheiro Guilherme Maluf, responsável por propor a criação da mesa técnica, ressaltou a gravidade do cenário enfrentado pelas duas maiores cidades de Mato Grosso.

Segundo ele, Cuiabá e Várzea Grande somam cerca de 440 mil famílias cadastradas no CadÚnico.

“Queremos realizar um estudo aprofundado sobre a população vulnerável, especialmente idosos, pessoas em situação de rua e crianças que necessitam de acolhimento. Em um segundo momento, construiremos propostas voltadas à implementação de políticas públicas mais eficientes e de qualidade”, explicou.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão de Cuiabá, Hélida Vilela de Oliveira, informou que a Capital possui 119 mil famílias inscritas no CadÚnico. Para ela, a criação da mesa técnica permitirá o desenvolvimento de ações conjuntas e mais eficazes no enfrentamento das desigualdades sociais.

Leia Também:  Eficiência: Mato Grosso supera todas as metas nacionais para o Segundo Grau de jurisdição

“Vamos unir esforços entre Cuiabá, Várzea Grande e o Tribunal de Contas para implantar medidas capazes de retirar essas pessoas da situação de vulnerabilidade. Apresentamos um diagnóstico da realidade e buscamos alternativas para desenvolver ações integradas e eficientes”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA