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Alta do dólar obriga companhia aérea brasileira a suspende voos em mais 3 cidades
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Já chega a 8 o número de cidades brasileiras que terão voos cancelados pela Azul Conecta, empresa de voos regionais da Azul Linhas Aéreas. A suspensão é resultado do aumento dos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar. As cidades que irão ficar sem voos são Paranaíba, no Piauí, e Correia Pinto, em Santa Catarina.
Também deixará de ter voos comerciais a cidade de São Raimundo Nonato, no Piauí. O município é atendido pela Azul Linhas Aéreas em aeronaves ATR-72 que transportam até 70 passageiros. os voos diretos para o Recife ssão às terças, quintas e sábados.
A cidade de Parnaíba perderá a ligaçao sem escala com Jericoacoara, no Ceará. Os voos nas 8 cidades serão suspensos a partir de 10 de março. Na quarta-feira (8/1) essa coluna divulgou na quarta=feira (8/1), A Azul Conecta decidiu suspender as operações nas cidades Crateús (CE), São Benedito (CE), Mossoró (RN) Sobral (CE) e Iguatú (CE). Os passageiros destas cidades poderão pedir rembolso integral dos valores pagos.
Aviões com apenas 9 assentos
Com o encerramento dos voos, a partir de 10 de março, a Azul Conecta terá operações em 43 cidades. A empresa tem uma frota única de aeronaves Cessna Grand Caravan que transportam 9 passageiros e 2 tripulantes. São 27 modelos na frota da Azul Conecta.
A aeronave Cessna Grand Caravan tem um custo operacional alto para a Azul em função limitada no número de passageiros. O segundo menor avião da frota da companhia, o ATR-72, tem 70 assentos.
Leia comunicado da Azul sobre a suspensão dos voos
A Azul informa que está sempre avaliando as possibilidades e necessidades de mercado e, consequentemente, mudanças fazem parte do planejamento operacional. Como empresa competitiva, a companhia reavalia constantemente as operações em suas bases, como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda.
Sendo assim, a companhia anuncia que irá suspender as operações em algumdad cidade a partir do dia 10 de março devido a uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, somadas às questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda.
Importante ressaltar que os Clientes impactados receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Fonte: Turismo
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Saiba quais são os pontos negativos da possível fusão da Gol com a Azul
As companhias Azul e Gol assinaram nesta quarta-feira (15/1) um memorando de fusão que poderá concentrar 60% do mercado aéreo brasileiro. Todo o processo deverá ser concluído, mas antes as duas empresas terão que ter a aprovação do do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Segundo comunicado divulgado pela Azul, os clientes das duas companhias terão acesso a mais destinos, rotas, produtos e serviços. “As empresas têm quase 90% de rotas complementares e manterão seus certificados e marcas de operação independentes”, diz um trecho do comunicado.
Gol e Azul tem cerca de 1.500 decolagens diárias. As duas companhias iniciaram em julho do ano passado um acordo de comartilhamento de voos (codeshare). São 40 rotas operadas pelas duas empresas com mais de 2.700 oportunidades de viagens com apenas uma conexão.
Grupo controla Avianca e Gol
O Memorando de Entendimento (MoU) assinado entre Azul e Abra, grupo investidor majoritário da Gol e da Avianca, tem o objetivo da combinação de negócios é promover o crescimento da indústria aeronáutica brasileira, por meio de mais destinos.
“Embora o MoU preveja a unificação da estratégia, espera-se que as companhias aéreas mantenham seus certificados operacionais e, portanto, suas marcas e operações separadas”, diz outro trecho do comunicado.
O que diz ohn Rodgerson, CEO da Azul
“A Azul foi criada com o objetivo de expandir o mercado aéreo brasileiro, buscando aumentar o acesso dos brasileiros às viagens aéreas, independentemente de onde estejam no país, por meio da ampliação da conectividade. Essa combinação de forças proporcionaria a oportunidade de fortalecer o setor, aumentando o número de voos oferecidos, alcançando mais de 200 cidades atendidas no Brasil e a capacidade de competir em um setor altamente globalizado”,
Entraves das negociações
Um dos gestotes da Azul, que pediu anonimato, um dos principais entraves para a conclusão da fusão é a recuperação judicial da Gol que está em andamento nos Estados Unidos, o regime de Chapter 11.A conckuão deste processo deve ocorre em abril deste ano.
NO de Chapter 11 estão sendo feitas renegociações com credores para reduzir o endividamento da companhia, uma forma de garantir a alavancagem das empresas combinadas. A dívida não poderá ultrapassar quatro vezes o Ebitda. Segundo especialistas do setor, a fusão poderá ser inviabilizada se essa meta não for atingida.
Pontos negativos da fusão
Aumento dos preços das passagens aéreas em função da falta de concorrência entre as companhias aéreas.
Suspensão de voos em rotas onde Gol e Azul operam juntas.
Falta de concorrência na ponte aérea Rio/São Paulo onde Gol e Azul ficariam com quase 70% dos slots, as autorizações de pousos e decolagens.
Redução no número de tripulantes e de funcionários nos aeroportos com a suspensão dos voos em determinadas rotas.
Fonte: Turismo
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