POLÍTICA
Deputados repudiam ameaças feitas contra jornalista da ALMT
POLÍTICA
Na tribuna, o deputado Lúdio Cabral repudiou os ataques e pediu que os responsáveis sejam identificados e punidos
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT
Durante a sessão plenária desta quarta-feira (23), os deputados estaduais Wilson Santos (PSD) e Lúdio Cabral (PT) repudiaram as ameaças feitas contra a jornalista e servidora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) Deisy Boroviec.
A jornalista foi ameaçada de morte pelo Facebook por um usuário identificado como Rodrigo Valdivia, apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), e registrou um boletim de ocorrência.
“A tua batata está assando, mocreia petista. O meu grupo aí em Cuiabá já sabe onde você trabalha e o teu horário. Toma cuidado que acidentes e roubos acontecem toda hora onde você mora. Sempre olhe para os dois lados da rua! Quer continuar difamando o presidente Bolsonaro, vaza então para Bahia, ou Ceará, que é lugar de vagabundos, socialistas metidos a intelectual como você”, escreveu o internauta.
De acordo com Deisy, é desesperador ser ameaçada por exercer o direito de simplesmente manifestar opiniões. “Essas pessoas são criminosas e agem com o objetivo de intimidar, criar pânico. Apesar do medo, senti que o melhor a fazer era expor a situação e buscar as autoridades competentes”, explicou a jornalista.
Na tribuna, o deputado Lúdio Cabral repudiou os ataques e pediu que os responsáveis sejam identificados e punidos. “Faço aqui, publicamente, um pedido para que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa encaminhe às autoridades da segurança pública para identificar autores dessa ameaça para que eles sejam presos e punidos exemplarmente, assim como os demais covardes extremistas de direita que estão praticando atos de terrorismo em Mato Grosso”, declarou o parlamentar, que deu continuidade à fala criticando os bloqueios feitos em rodovias do estado por manifestantes contrários aos resultados das eleições.
Em entrevista à imprensa concedida após o término da sessão, o deputado Wilson Santos também manifestou total apoio à profissional. “O pronunciamento feito pelo deputado Lúdio Cabral na tribuna foi muito importante. Eu também me coloco à disposição para ir ao secretário de Segurança Pública e onde quer que seja. Esse tipo de ameaça não representa a democracia. Tem muita gente exagerando. Não é possível mais tolerar irresponsáveis criminosos queimando ambulância, queimando caminhão dos outros, colocando vidas em risco. Isso é inadmissível, isso é insuportável. E as autoridades precisam, em nome da democracia, coibir toda essa forma de abuso, de ameaça que muitas vezes estão se materializando”, afirmou.
A jornalista Deisy Boroviec agradeceu todo o apoio recebido desde que as ameaças passaram a repercutir. Ela acredita na identificação e punição dos envolvidos. “Esses manifestantes estão cada vez mais raivosos. Não podemos tolerar que isso continue e que até mesmo autoridades sigam incentivando atos antidemocráticos”, disse Deisy.
Formada desde 1996, a profissional estudou em Ribeirão Preto (SP) e voltou para Mato Grosso em 1998. Desde então, atua na área de comunicação, em especial no telejornalismo, tendo passado pela TV Centro América e por órgãos públicos como o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), Tribunal de Justiça (TJ-MT) e Governo do Estado. Aprovada no concurso público de 2013, Deisy Boroviec é servidora na ALMT desde 2014.
Apoio – Está sendo organizada, em conjunto com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), uma campanha de coleta de assinaturas em apoio à Deisy. Os interessados podem acessar a página e fazer o registro por meio do preenchimento do formulário.
Fonte: ALMT
POLÍTICA
Mato Grosso terá programa de apadrinhamento para autistas; iniciativa é de Elizeu Nascimento
O Governo de Mato Grosso sancionou, no último dia 9, a Lei nº 13.433/2026, que institui o Programa Apadrinhe um Autista – Padrinho do Amor. A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão social e oferecer apoio afetivo, educacional, social e material a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em situação de vulnerabilidade social, atendidos por instituições públicas ou conveniadas.
De autoria do deputado estadual Elizeu Nascimento (Novo), a legislação estabelece que o apadrinhamento poderá ocorrer sem a criação de vínculo de filiação ou guarda, caracterizando-se como uma relação de apoio socioafetivo entre padrinhos e os jovens beneficiados.
Entre as finalidades do programa estão a promoção de experiências de convivência familiar e comunitária, o incentivo à participação da sociedade no processo de inclusão de pessoas com autismo, o fortalecimento de ações de assistência social, educação e saúde, além do estímulo a parcerias entre o poder público, entidades da sociedade civil e voluntários.
A lei prevê quatro modalidades de participação: apadrinhamento afetivo, voltado à convivência e ao fortalecimento de vínculos; material, por meio de apoio financeiro ou doações; educacional, com suporte às atividades pedagógicas e terapêuticas; e profissional ou institucional, realizado por empresas, organizações e profissionais liberais.
Poderão atuar como padrinhos pessoas físicas maiores de 18 anos, residentes em Mato Grosso e submetidas a avaliação psicossocial, além de pessoas jurídicas e entidades do terceiro setor que formalizem cooperação com o Estado.
A coordenação e regulamentação do programa ficarão sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), em parceria com as secretarias estaduais de Saúde e Educação e com o Poder Judiciário, por meio das Varas da Infância e Juventude. A implementação também deverá observar as diretrizes da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, instituída em 2022.
Segundo o texto legal, o programa deverá respeitar os princípios da dignidade da pessoa humana, do melhor interesse da criança e do adolescente e da prioridade absoluta previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Poder Executivo terá prazo de 90 dias para regulamentar a nova legislação, que entrou em vigor na data de sua publicação.
Fonte: ALMT – MT
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
ESPORTES7 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍTICA5 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
ESPORTES7 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá
-
POLÍCIA7 dias atrásForagido por estupro de vulnerável em Goiás é preso pela Força Tática em São Félix do Araguaia
-
POLITÍCA NACIONAL6 dias atrásCâmara promove debate em BH sobre aumento do limite de faturamento do MEI
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba



