POLITÍCA NACIONAL
Entidades de servidores rejeitam proposta de reforma administrativa
POLITÍCA NACIONAL

Entidades de servidores públicos criticaram nesta terça-feira (14) a proposta de reforma administrativa apresentada na semana passada por um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados. O tema foi debatido em audiência pública promovida pelas comissões de Administração e Serviço Público; e de Finanças e Tributação.
A proposta de reforma inclui novos critérios de remuneração e de progressão nas carreiras, avaliações de desempenho periódicas e mudanças nos concursos públicos e nas regras para contratação de trabalhadores temporários.
O presidente da Pública Central do Servidor, José Gozze apontou retrocesso e rejeitou a proposta por completo. “Quando atacam os direitos dos servidores públicos, como a estabilidade, atacam o cidadão, porque é pelas mãos dos servidores que o cidadão recebe os direitos constituídos e obrigatórios do Estado”, afirmou.
O evento reuniu representantes de 31 entidades de servidores dos três Poderes e do Ministério Público, sendo cinco centrais sindicais, dez sindicatos, nove associações, duas confederações, quatro federações e um fórum. Todos eles rejeitaram a proposta. Não houve participação do governo.
Não há ainda uma data para a votação da reforma. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que haverá antes um amplo debate, visando a transparência nos gastos públicos e a eficiência dos serviços à população.
A audiência foi realizada a pedido das deputadas Ana Pimentel (PT-MG) e Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP) e do deputado Rogério Correia (PT-MG).
“Uma proposta de reforma administrativa que pretende alterar a dinâmica e o funcionamento do Estado brasileiro precisaria ser debatida amplamente com os sindicados, é obvio, mas também com toda a sociedade”, afirmou Ana Pimentel.
Além dos três requerentes, compareceram à audiência os deputados Luiz Gastão (PSD-CE), Alice Portugal (PCdoB-BA), Carol Dartora (PT-PR), Chico Alencar (Psol-RJ), Pedro Uczai (PT-SC), Tadeu Veneri (PT-PR), Talíria Petrone (Psol-RJ), Tarcísio Motta (Psol-RJ) e Túlio Gadêlha (Rede-PE).
Reportagem – Ralph Machado
Edição – Roberto Seabra
Fonte: Câmara dos Deputados

POLITÍCA NACIONAL
Projeto inclui ações da Telebras no orçamento de investimentos das estatais

Com a assinatura do contrato de gestão da Telebras em setembro, o governo enviou projeto ao Congresso para incluir ações da companhia no orçamento de investimentos das estatais (PLN 23/25). O projeto abre crédito especial de R$ 53 milhões no Orçamento de 2025.
O contrato de gestão concede autonomia orçamentária e financeira à empresa, fazendo com que ela saia do Orçamento geral (Fiscal e da Seguridade Social).
O crédito será usado para as seguintes ações, segundo a mensagem que acompanha o projeto:
- manutenção e adequação de bens móveis, veículos, máquinas e equipamentos;
- manutenção e adequação de ativos de informática, informação e teleprocessamento;
- operação do satélite geoestacionário de defesa e comunicação; e
- implantação de infraestrutura de rede de comunicação de dados para inclusão digital.
As ações serão custeadas com recursos próprios e saldo de exercícios anteriores. A mudança tem impacto fiscal, mas, segundo o governo, está de acordo com as metas fixadas para o ano. O projeto será analisado pela Comissão Mista de Orçamento e, em seguida, pelo Plenário do Congresso Nacional.
Reportagem – Silvia Mugnatto
Edição – Ana Chalub
Fonte: Câmara dos Deputados
-
CIDADES6 dias atrás
Clima Político em Ribeirão Cascalheira é Marcado por Ofensiva Judicial Contra a Prefeita Elza Borges
-
ESPORTES6 dias atrás
A conta chegou: Corinthians afunda em dívida com a Liga Forte União e compromete o próprio futuro
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Rede nacional de pneus inaugura loja em Várzea Grande
-
Sinop6 dias atrás
Prefeitura de Sinop abre inscrições para Copa Pasinha de Futsal 2025
-
POLÍTICA5 dias atrás
Festival Celebra Cuiabá será realizado neste sábado no Parque Tia Nair
-
POLÍTICA6 dias atrás
Deputado Thiago Silva participa do anúncio de construção de viadutos no Trevão e obras de infraestrutura
-
VÁRZEA GRANDE4 dias atrás
Call Center
-
POLÍTICA7 dias atrás
Assembleia discute uso de recursos do MTPrev para crédito consignado a servidores públicos