POLÍCIA
Posse da nova diretoria da Polícia Civil de MT será realizada nesta 5ª feira
POLÍCIA
A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Silveira Maidel, toma posse à frente da instituição para o biênio 2023-2024 nesta quinta-feira (12.01). A nova gestora foi nomeada pelo governador Mauro Mendes no dia 19 de dezembro passado e é a primeira mulher a comandar a instituição, que completa 181 anos de criação, em 2023.
A cerimônia será realizada a partir das 15 horas, no Auditório Gilson de Barros, no prédio da Controladoria Geral do Estado, no Centro Político Administrativo.
Daniela foi escolhida por meio de uma lista tríplice apresentada pelo Sindicato dos Delegados de Polícia, após votação realizada no dia 7 de novembro. A delegada foi a mais votada pelos colegas, recebendo 204 dos 249 votos válidos.
Na ocasião, será empossada também a nova diretoria da Polícia Civil:
Delegado-geral adjunto: delegado Rodrigo Bastos da Silva
Corregedor-Geral: delegado Jesset Arilson Munhoz de Lima
Diretor Metropolitano: delegado Wagner Bassi Junior
Diretor do Interior: delegado Walfrido Franklim do Nascimento
Diretor de Atividades Especiais: delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira
Diretor de Execuções Estratégicas: delegado Mário Demerval de Resende
Diretor de Inteligência: delegado Juliano Silva de Carvalh
Diretor da Academia de Polícia: delegado Fausto José Freitas da Silva
Chefe de gabinete: delegada Ana Paula de Faria Campos
A posse será transmitida pelo Instagram da Polícia Civil no endereço: http://@policiacivil_mt
Serviço:
O que: Posse da delegada-geral da Polícia Civil e diretoria
Quando: 12 de janeiro de 2023, às 15h
Local:Auditório Gilson de Barros, Controladoria Geral do Estado – Centro Político Administrativo
Contato: Assessoria de Comunicação – Camila (99972-1234) / Raquel (99987-3616)
Fonte: PJC MT
POLÍCIA
Polícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (23.6), a Operação Gateiro, para apurar o desvio de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”, em Várzea Grande. Durante a operação, um empresário, de 53 anos, e a gestora de um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos acabaram presos em flagrante.
A princípio, a operação, realizada pela Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande (DEE-VG), visava cumprir um mandado judicial de busca e apreensão domiciliar em Cuiabá em desfavor de um técnico eletricista, de 54 anos, apontado como o responsável por instalar um esquema de desvio de energia elétrica em uma empresa do ramo de carnes localizada em Várzea Grande.
O mandado judicial, expedido pela 4ª Vara Criminal de Várzea Grande, foi um desdobramento da Operação Curto-Circuito, deflagrada em 2025, que revelou um esquema de fraudes em medidores de energia elétrica em estabelecimentos comerciais da região metropolitana de Várzea Grande.
Durante a busca, os policiais realizaram uma varredura na residência do suspeito e apreenderam o aparelho celular dele, material que passará a compor os autos do inquérito policial em andamento e poderá subsidiar novas linhas de investigação.
Na sequência das diligências, a equipe da DEE-VG deu continuidade às ações fiscalizatórias, em conjunto com a Energisa e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), voltadas à apuração de eventuais fraudes em medidores de energia elétrica em empresas do segmento de distribuição de bebidas, restaurantes e em uma casa de recuperação de dependentes químicos da região.
Em um dos estabelecimentos, um restaurante no bairro Jardim Eldorado, a equipe da DEE-VG, acompanhada do delegado Ruy Guilherme Peral, flagrou um medidor de energia elétrica fraudado. Diante disso, o proprietário do local, de 53 anos, foi preso em flagrante por estelionato.
Também foi localizado um medidor de energia com fraude em um centro de recuperação para dependentes químicos no bairro Capão do Pequi. A gestora e tesoureira da ONG, de 44 anos, foi presa em flagrante. Os dois presos nesta terça-feira são reincidentes no crime de estelionato por fraude de energia elétrica.
“A Operação Gateiro é um desdobramento natural e técnico das investigações iniciadas na Operação Curto-Circuito. Identificar e responsabilizar aqueles que implementam as estruturas físicas das fraudes é fundamental para desarticular por completo esses esquemas criminosos que causam prejuízo milionário às distribuidoras de energia e, em última análise, a toda a sociedade”, afirmou o delegado Ruy Guilherme Peral, coordenador do Núcleo de Inteligência da DEE-VG.
As diligências fiscalizatórias seguem em andamento. Novos desdobramentos serão informados à medida que as apurações avançarem.
O nome da operação, Gateiro, faz alusão à denominação atribuída, popularmente, ao técnico que implementa “gatos” na rede elétrica.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
ESPORTES7 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
ESPORTES6 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
POLÍTICA4 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
ESPORTES6 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
ESPORTES6 dias atrásPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável
-
CUIABÁ6 dias atrásCuiabá conquista 2º lugar no Centro-Oeste em ranking nacional de cidades sustentáveis



