CUIABÁ
Search
Close this search box.

POLÍCIA

Polícia Civil prende em flagrante autores de latrocínios que vitimaram dois idosos em Várzea Grande

Publicado em

POLÍCIA

Policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande prenderam nesta quarta-feira (17.05) três autores de dois latrocínios, um consumado e um tentado, ocorridos no fim de semana, contra dois idosos, ambos vizinhos do bairro São Matheus.

Conforme a investigação da Derf de Várzea Grande, na noite do último sábado, o venezuelano Valentin Oswaldo Morales, de 68 anos, estava em sua residência, em companhia de sua mãe, de 90 anos, quando três criminosos invadiram a casa, renderam as vítimas e anunciaram o roubo, ordenando que entregassem dinheiro. Valentin afirmou que não tinha dinheiro, mesmo assim, os criminosos lhe amarraram as pernas e o espancaram até a morte. Depois, fugiram levando um aparelho celular, um liquidificador, peças de roupas e a carteira da vítima.

Naquela mesma noite, o trio invadiu outra residência, no mesmo bairro, onde mora um idoso de 78 anos. Os criminosos arrombaram o portão e a porta da casa, renderam a vítima e a espancaram ao ponto de deixá-la com traumatismo craniano. Em seguida, roubaram um botijão de gás, jogos de panelas e enxoval novos e mercadorias que a vítima comercializava. O idoso foi encontrado no domingo, gravemente ferido, por uma vizinha, e disse que além de o espancar, levaram as mercadorias avaliadas em trinta mil reais. Ele está hospitalizado no pronto socorro municipal, em estado grave, e aguarda uma vaga de UTI.

Leia Também:  Polícia Civil apreende 35 tabletes de maconha e prende um suspeito em Itaúba

Diligências

Assim que tomou conhecimento dos dois crimes contra os idosos, a equipe de investigação da Derf iniciou as diligências ininterruptas para identificar e prender os autores. Uma informação recebida levou ao primeiro autor dos crimes, S.S.C. Ao ser preso nesta quarta-feira (17), ele confessou os dois latrocínios e disse que os crimes contaram com a participação de mais dois suspeitos, V.S.J e S.M.B.S.

O segundo autor, ao ser indagado, também confessou os crimes. O terceiro preso negou que tenha participado dos latrocínios. Porém, seus comparsas afirmaram que foi ele quem propôs os roubos contra as vítimas, pois tinha recebido informações sobre a rotina das vítimas idosas, que moravam sozinhas e uma delas poderia ter dinheiro em casa.

Dois criminosos contaram ainda que antes de invadirem a casa de Valentim, monitoraram o local, passando pela rua, e viram que a mãe da vítima estava na frente da residência, quando foi ela foi rendida para que eles pudessem invadir a casa.

Ouvida pela equipe policial, a mãe de Valentin contou que estava morando há pouco tempo com o filho. No dia do crime, após presenciar o filho ser espancando e temendo que os criminosos retornassem para matá-la, trancou a casa e ficou ao lado do corpo do filho esperando o dia amanhecer. Depois, ela contou ainda que subiu em uma cadeira para avistar a rua e pedir a ajuda, porém, ninguém entendia sua língua. Mesmo debilitada, após algum tempo, ela conseguiu abrir o portão e foi até a casa de um vizinho, que acionou a polícia.

Leia Também:  Polícia Civil distribui ovos de Páscoa e kits de chocolates para crianças carentes em Campos de Júlio

Trocas por drogas

Um dos criminosos afirmou que os produtos roubados das vítimas foram trocados por drogas em bocas de fumo. Em um dos pontos de tráfico, os investigadores apreendeu com uma mulher parte do enxoval vendido pela vítima. A mulher informou que um dos criminosos foi à sua casa na noite de sábado com vários jogos de panelas e enxovais novos e lhe deu de presente, porém, já haviam vendido a maior parte.

“Os três autores demonstram muita frieza e praticaram os latrocínios com requintes de crueldade, demonstrando que não podem continuar soltos, sob pena de continuarem espalhando o terror, principalmente contra vítimas idosas”, pontuou a delegada Elaine Fernandes.

O trio foi autuado em flagrante por associação criminoso, latrocínio consumado e latrocínio tentado, em concurso de pessoas, e segue para audiência de custódia nesta quinta-feira.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Propaganda

POLÍCIA

Polícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica

Publicados

em

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (23.6), a Operação Gateiro, para apurar o desvio de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”, em Várzea Grande. Durante a operação, um empresário, de 53 anos, e a gestora de um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos acabaram presos em flagrante.

A princípio, a operação, realizada pela Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande (DEE-VG), visava cumprir um mandado judicial de busca e apreensão domiciliar em Cuiabá em desfavor de um técnico eletricista, de 54 anos, apontado como o responsável por instalar um esquema de desvio de energia elétrica em uma empresa do ramo de carnes localizada em Várzea Grande.

O mandado judicial, expedido pela 4ª Vara Criminal de Várzea Grande, foi um desdobramento da Operação Curto-Circuito, deflagrada em 2025, que revelou um esquema de fraudes em medidores de energia elétrica em estabelecimentos comerciais da região metropolitana de Várzea Grande.

Durante a busca, os policiais realizaram uma varredura na residência do suspeito e apreenderam o aparelho celular dele, material que passará a compor os autos do inquérito policial em andamento e poderá subsidiar novas linhas de investigação.

Leia Também:  Polícia Comunitária de Mato Grosso ministra treinamento de novos policiais do Acre

Na sequência das diligências, a equipe da DEE-VG deu continuidade às ações fiscalizatórias, em conjunto com a Energisa e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), voltadas à apuração de eventuais fraudes em medidores de energia elétrica em empresas do segmento de distribuição de bebidas, restaurantes e em uma casa de recuperação de dependentes químicos da região.

Em um dos estabelecimentos, um restaurante no bairro Jardim Eldorado, a equipe da DEE-VG, acompanhada do delegado Ruy Guilherme Peral, flagrou um medidor de energia elétrica fraudado. Diante disso, o proprietário do local, de 53 anos, foi preso em flagrante por estelionato.

Também foi localizado um medidor de energia com fraude em um centro de recuperação para dependentes químicos no bairro Capão do Pequi. A gestora e tesoureira da ONG, de 44 anos, foi presa em flagrante. Os dois presos nesta terça-feira são reincidentes no crime de estelionato por fraude de energia elétrica.

“A Operação Gateiro é um desdobramento natural e técnico das investigações iniciadas na Operação Curto-Circuito. Identificar e responsabilizar aqueles que implementam as estruturas físicas das fraudes é fundamental para desarticular por completo esses esquemas criminosos que causam prejuízo milionário às distribuidoras de energia e, em última análise, a toda a sociedade”, afirmou o delegado Ruy Guilherme Peral, coordenador do Núcleo de Inteligência da DEE-VG.

Leia Também:  Polícia Civil apreende 35 tabletes de maconha e prende um suspeito em Itaúba

As diligências fiscalizatórias seguem em andamento. Novos desdobramentos serão informados à medida que as apurações avançarem.

O nome da operação, Gateiro, faz alusão à denominação atribuída, popularmente, ao técnico que implementa “gatos” na rede elétrica.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA