POLÍCIA
PM prende homem por contrabando e apreende 17 caixas de cigarros em Várzea Grande
POLÍCIA
Policiais militares do 4º Batalhão prenderam um homem de 39 anos pelo crime de contrabando e descaminho, na manhã desta quinta-feira (25.05), em Várzea Grande. Com o suspeito, 17 caixas de cigarros sem procedência foram apreendidas.
Por volta de 10h30, a equipe do 4º BPM realizava bloqueio pelo bairro Novo Mundo e visualizou um veículo Sandero vermelho mudar de rota após se deparar com os policiais. Diante da atitude suspeita, os militares iniciaram acompanhamento ao carro e flagraram o condutor abandonando o veículo e fugindo por uma região de mata, não sendo localizado.
Em verificação ao carro, os policiais encontraram sete caixas de cigarro sem procedência. Ainda no Sandero, encontraram um celular com GPS aberto, que constava como ponto de partida do trajeto uma residência no bairro Jardim União.
A equipe se deslocou até o endereço informado e encontrou um suspeito em frente a uma residência, que foragiu após visualizar as viaturas policiais. Em seguida, os militares entraram na casa e encontraram mais um suspeito, que não apresentou resistência à abordagem da PM.
Dentro da residência, foram localizadas mais dez caixas de cigarros e cinco celulares sem documentação de procedência. Questionado, o suspeito revelou que o material seria de seu cunhado, que teria pago quantia em dinheiro para guardar as caixas no local. O homem ainda levou a PM até o endereço do cunhado, mas o suspeito não foi localizado.
Na sequência, o suspeito foi encaminhado até a Central de Flagrantes de Várzea Grande para o registro do boletim de ocorrência. Em seguida, foi conduzido para a sede da Polícia Federal, com todo o material apreendido, para as demais providências cabíveis.
Fonte: PM MT – MT
POLÍCIA
Polícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (23.6), a Operação Gateiro, para apurar o desvio de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”, em Várzea Grande. Durante a operação, um empresário, de 53 anos, e a gestora de um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos acabaram presos em flagrante.
A princípio, a operação, realizada pela Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande (DEE-VG), visava cumprir um mandado judicial de busca e apreensão domiciliar em Cuiabá em desfavor de um técnico eletricista, de 54 anos, apontado como o responsável por instalar um esquema de desvio de energia elétrica em uma empresa do ramo de carnes localizada em Várzea Grande.
O mandado judicial, expedido pela 4ª Vara Criminal de Várzea Grande, foi um desdobramento da Operação Curto-Circuito, deflagrada em 2025, que revelou um esquema de fraudes em medidores de energia elétrica em estabelecimentos comerciais da região metropolitana de Várzea Grande.
Durante a busca, os policiais realizaram uma varredura na residência do suspeito e apreenderam o aparelho celular dele, material que passará a compor os autos do inquérito policial em andamento e poderá subsidiar novas linhas de investigação.
Na sequência das diligências, a equipe da DEE-VG deu continuidade às ações fiscalizatórias, em conjunto com a Energisa e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), voltadas à apuração de eventuais fraudes em medidores de energia elétrica em empresas do segmento de distribuição de bebidas, restaurantes e em uma casa de recuperação de dependentes químicos da região.
Em um dos estabelecimentos, um restaurante no bairro Jardim Eldorado, a equipe da DEE-VG, acompanhada do delegado Ruy Guilherme Peral, flagrou um medidor de energia elétrica fraudado. Diante disso, o proprietário do local, de 53 anos, foi preso em flagrante por estelionato.
Também foi localizado um medidor de energia com fraude em um centro de recuperação para dependentes químicos no bairro Capão do Pequi. A gestora e tesoureira da ONG, de 44 anos, foi presa em flagrante. Os dois presos nesta terça-feira são reincidentes no crime de estelionato por fraude de energia elétrica.
“A Operação Gateiro é um desdobramento natural e técnico das investigações iniciadas na Operação Curto-Circuito. Identificar e responsabilizar aqueles que implementam as estruturas físicas das fraudes é fundamental para desarticular por completo esses esquemas criminosos que causam prejuízo milionário às distribuidoras de energia e, em última análise, a toda a sociedade”, afirmou o delegado Ruy Guilherme Peral, coordenador do Núcleo de Inteligência da DEE-VG.
As diligências fiscalizatórias seguem em andamento. Novos desdobramentos serão informados à medida que as apurações avançarem.
O nome da operação, Gateiro, faz alusão à denominação atribuída, popularmente, ao técnico que implementa “gatos” na rede elétrica.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
ESPORTES7 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
ESPORTES6 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍTICA4 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
ESPORTES6 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
ESPORTES6 dias atrásPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável
-
CUIABÁ6 dias atrásCuiabá conquista 2º lugar no Centro-Oeste em ranking nacional de cidades sustentáveis



