CUIABÁ
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

Servidores aprovados em concurso da Seduc tomaram posse nesta terça-feira (20)

Publicado em

MATO GROSSO

O Governo de Mato Grosso oficializou, em cerimônia simbólica, nesta terça-feira (20.1), no Complexo Leila Malouf, a posse de 1.230 novos professores efetivos da rede estadual de ensino. Os profissionais foram aprovados no concurso público da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), que ofertou 1.500 vagas para contratação imediata e cadastro de reserva.

A solenidade contou com a participação do governador Mauro Mendes, da primeira-dama Virgínia Mendes e do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, e marcou uma etapa importante na gestão da educação pública de Mato Grosso com servidores que passam a integrar, de forma permanente, o quadro da rede estadual de ensino.

Para o governador Mauro Mendes, os servidores, agora empossados, tem uma missão importante ao longo dos anos. “Vocês enfrentarão desafios e dificuldades, mas também colherão os frutos de seu trabalho, com certeza”.

O governador destacou o desempenho dos professores, ressaltando que a presença de cada um naquele momento reflete dedicação e trabalho consistentes. “Vocês demonstraram mérito, competência, dedicação e experiência ao serem aprovados no concurso. Parabéns!”, concluiu.

O secretário de Educação, Alan Porto, evidenciou que o processo seletivo do concurso foi elaborado com o objetivo de identificar profissionais que se dedicam à educação, que compreendem a realidade escolar e que valorizam as práticas pedagógicas.

Leia Também:  Polícia Militar prende mulher suspeita de atear fogo contra o marido após discussão

“Esse foi um dos concursos mais concorridos do governo do estado. Tínhamos o objetivo de selecionar profissionais preparados para atuar em sala de aula, proporcionando aos nossos estudantes uma educação de qualidade. Por isso, expresso minha alegria e entusiasmo ao receber vocês, os melhores professores do estado de Mato Grosso aqui”, disse ele.

Ainda de acordo com Alan, os professores vão poder trabalhar com profissionais preparados, acolhedores e um ambiente de trabalho digno. “Vocês podem contar com todo o nosso apoio e suporte para desenvolver e continuar a entregando educação de qualidade”, completou.

Representando o secretário Basílio Bezerra Guimarães dos Santos, da Secretaria de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag-MT), a secretaria adjunta de Gestão de Pessoas, Lidiane Leite, afirmou que os professores assumem um compromisso com o serviço público e com a educação do estado, que se fortalece com a chegada de novos profissionais.

Já o presidente da Associação Mato-Grossense dos Servidores Públicos da Educação (Ampe-MT), Fábio Bernardo da Silva, enfatizou que ser um professor efetivo é muito mais do que ter estabilidade na carreira, “é a continuidade pedagógica, dignidade do serviço público, dignidade no atendimento de cada uma das nossas crianças e adolescentes que passam diariamente nas nossas escolas”.

Leia Também:  Cridac entrega 260 aparelhos auditivos pelo SUS em mutirão de atendimentos

Durante o ato de posse, foram contemplados profissionais das áreas de Artes, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.

Os servidores vão atuar em municípios de todas as regiões do estado, incluindo Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Sorriso, Cáceres, Juína, Alta Floresta, Barra do Garças, Confresa, Diamantino, entre outros.

Conforme a tabela de vencimentos da carreira, os professores empossados para jornada de 40 horas semanais iniciam com remuneração de R$ 7.343,44, podendo alcançar R$ 17.903,29 ao final da progressão funcional. Já para a jornada de 20 horas, o salário inicial é de R$ 3.671,84, com remuneração final de até R$ 8.951,86.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Publicados

em

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Leia Também:  Famílias de Juína assinam contratos para aquisição da casa própria pelo SER Família Habitação

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Leia Também:  Escola de Governo oferta curso Gestão de Documentos e SigaDoc na prática

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA