CUIABÁ
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

“Por Dentro da Magistratura” recebe o juiz Eduardo Calmon

Publicado em

MATO GROSSO

A 21ª edição do programa “Por Dentro da Magistratura” teve como convidado o juiz Eduardo Calmon de Almeida Serra, titular da 7ª Vara Criminal da Capital e auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça no biênio 2021/2022. A entrevista pode ser assistida na íntegra no link:
 
 
Calmon é graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie e possui mestrado e doutorado pela Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, da Universidade de São Paulo. Ingressou na carreira da magistratura em 2004, em São Paulo, capital, sendo Chapada dos Guimarães a primeira comarca a ser jurisdicionada.
 
Em entrevista concedida ao desembargador Marcos Machado e à jornalista Fernanda Fernandes, Calmon destacou que em tempos de pós-modernidade e todos os desafios postos por ela, o Poder Judiciário precisa se especializar para atender às demandas apresentadas. “A qualificação se mostra indispensável. Nós precisamos especializar os magistrados. Se nós temos um médico para tratar do pulmão, se nós temos um médico para tratar do coração, se nós temos um médico para tratar da visão, os magistrados devem seguir o mesmo parâmetro de especialidade. E essa especialização vem da aquisição de conhecimentos direcionados, primeira etapa da especialização”, afirma.
 
Por Dentro da Magistratura é um projeto da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis/MT) e tem como proposta conhecer experiências e condutas de magistrados a partir de situações pessoais durante a carreira, além de suas opiniões e escolhas e relacionamentos pessoais, institucionais e sociais, com o objetivo de transmitir tudo isso na forma de orientação ou recomendação a magistradas e magistrados.
 
 
Johnny Marcus
Assessor de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Leia Também:  Busca por novos mercados e produção sustentável são ferramentas de MT para driblar tarifaço, aponta secretário
Propaganda

MATO GROSSO

Sema promove curso sobre descentralização da gestão ambiental

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realiza nesta semana, em Tangará da Serra, a 19ª Edição da Capacitação para Habilitação da Descentralização da Gestão Ambiental (Módulo I). Aproximadamente 200 pessoas, entre servidores públicos e profissionais técnicos, participam da qualificação.

Nesta terça-feira (23.6), durante a abertura do curso, a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, Lílian Ferreira, destacou que a Sema avançou muito em relação à descentralização e conta atualmente com 61 municípios exercendo a gestão ambiental.

“Foi necessário muito trabalho para que isso ficasse internalizado entre os prefeitos. Nós tínhamos inicialmente uma dificuldade grande para que as prefeituras quisessem assumir essa responsabilidade, pois não é fácil, demanda estrutura e técnicos em áreas específicas, mas isso varia de acordo com o perfil de cada local”, disse.

O município de Tangará da Serra, conforme a superintendente de Gestão de Desconcentração e Descentralização da Sema, Helen Ferreira, está classificado como nível C, de acordo com os parâmetros estabelecidos na Resolução 74/2025.

“A Prefeitura de Tangará da Serra se preparou e montou toda a estrutura necessária para assumir as atividades passíveis de licenciamento pelos municípios estabelecidas na Resolução do Consema como nível C”, enfatizou a superintendente.

Leia Também:  Deputado Nininho recebe projeto para implantação do Centro de Prevenção ao Câncer em Rondonópolis

São passíveis de licenciamento pelos municípios enquadrados no grupo C, atividades voltadas à agricultura, pecuária, produção florestal, pesca, aquicultura, indústria, infraestrutura, serviços e mineração.

No decorrer do primeiro módulo da capacitação, que se estenderá até quinta-feira (25), os participantes terão aulas teóricas e práticas. O conteúdo programático inclui discussões sobre licenciamento ambiental, estruturação do órgão ambiental, fiscalização ambiental, projetos existentes em Tangará da Serra, entre outros tópicos.

Também compuseram a mesa de abertura do curso, o prefeito Vander Masson, o secretário municipal de Meio Ambiente, Vinícius Lançone dos Santos, e a coordenadora de Desconcentração e Descentralização da Sema, Nilma Faria.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA