CUIABÁ
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

Governo de MT apresenta oportunidades de negócios a governo chinês para expandir comércio exterior

Publicado em

MATO GROSSO

O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), César Miranda, se reuniram com representantes do Governo Chinês, nesta segunda-feira (25.03), em Pequim, para estreitar o relacionamento entre os governos e prospectar a diversificação de mercados para a exportação de novos produtos mato-grossenses para a China. 

Esta foi a segunda visita de autoridades do Governo de Mato Grosso à China em menos de seis meses. Em novembro de 2023, o governador Mauro Mendes liderou uma missão,  com representantes dos setores produtivo e industrial do Estado, visando a abertura de novos mercados e a consolidação de parcerias existentes. Na ocasião o Governo de Mato Grosso também participou da maior feira de exportação da China, a China Internacional Import Expo (CIIE).

Em reunião com o presidente da Câmara Chinesa de Comércio para Importação e Exportação de Alimentos, Produtos Naturais e Subprodutos Animais (CFNA), Cao Derong, nesta segunda-feira, os representantes do Governo ressaltaram a importância de Mato Grosso para a segurança alimentar mundial. Mato Grosso é o estado que mais preserva o meio ambiente e produz alimentos. 

Com apoio da CFNA, o Governo de Mato Grosso busca ampliar o comércio exterior com a China por meio da diversificação de mercados para além do que já é exportado atualmente, como grãos, algodão e carne, e apresentou as oportunidades de negócio no Estado.

Leia Também:  Homem é preso por invasão, violência doméstica e desacato contra PMs

A comitiva mato-grossense também se reuniu com o vice-prefeito de Pequim, Gao Peng. Este foi o primeiro encontro entre representantes de Mato Grosso e da cidade chinesa nos últimos 10 anos.
 
Na reunião, o município chinês apresentou empresas interessadas em investir em Mato Grosso. O vice-prefeito também pontuou a intenção de estabelecer relações comerciais para importação e exportação de produtos manufaturados e industrializados, atendendo, principalmente, aos setores do agronegócio, construção e logística.

A última agenda do dia foi o evento Invest In Mato Grosso, direcionado a empresários locais, que contou com abertura realizada pelo vice-governador Otaviano Pivetta. A programação envolveu a apresentação das potencialidades de Mato Grosso e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, que recebeu autorização para funcionamento na semana passada. Ainda, contou com um painel sobre as oportunidades no setor industrial de Mato Grosso.

Fortalecimento de parcerias

Desde o ano passado, diversas empresas chinesas têm vindo a Mato Grosso conhecer municípios para futuros investimentos e as instalações da zona de livre comércio. 

Leia Também:  Poder Judiciário de Mato Grosso é parceiro de campanha nacional sobre adoção

Em dezembro de 2023, o Governo de Mato Grosso assinou, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), um memorando de entendimento com a Província de Hainan para promover o intercâmbio e a cooperação entre as ZPEs. O objetivo é fortalecer a cooperação para facilitar o fluxo ordenado de mercadorias, serviços, capital, talentos e outros elementos.

Neste mês de março, duas comitivas chinesas, compostas, ao todo, por 14 empresários, estiveram em Mato Grosso avaliando as oportunidades de comércio e investimento.

Com a liberação da ZPE para funcionamento e a agenda da comitiva estadual na China, a expectativa é de que, nas próximas semanas, diversas empresas chinesas visitem Mato Grosso para conhecer o Estado e analisem a instalação de indústrias e acordos de parcerias para fornecimento de tecnologia.

Comitiva de MT

A comitiva estadual também é composta pela consultora internacional do Estado para a China, Ariana Guedes e representantes da Fiemt, da Assembleia Legislativa, do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) e da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja). 

Ainda, participaram das reuniões o embaixador do Brasil em Pequim, Marcos Bezerra Abbott Galvão, e outros representantes da Embaixada Brasileira.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Trânsito em frente a Todimo será interditado entre quarta-feira (24) e domingo (28) para obras do Complexo Leblon

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que a partir da próxima quarta-feira (24.6) haverá uma interdição total em um trecho da Avenida Miguel Sutil, em frente a Todimo Lar Center, para execução de obras do Complexo Leblon.

A interdição está prevista para durar até o domingo (28). Haverá uma rota de desvio utilizando os novos elevados construídos no local e outra por dentro do bairro Araés, semelhante aos desvios utilizados recentemente, nos dias 13 e 14 de junho.

A interdição é necessária porque será realizada a concretagem das lajes dos viadutos que estão sendo construídos no local. Para a execução dessa etapa do serviço, não pode haver nenhum tipo de vibração na pista, sob o risco de prejudicar a qualidade da obra. Por isso, haverá a interdição durante o tempo necessário para realizar o trabalho.

Os detalhes sobre a interdição foram acertados durante reunião na manhã desta segunda-feira (22) com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) da capital.

Rotas de desvio

A partir da manhã da quarta-feira (24), os motoristas que seguem pela Avenida Miguel Sutil em direção à Rodoviária e ao Centro de Cuiabá deverão utilizar o novo elevado construído no local. O desvio será feito pela pista à esquerda, passando sobre a estrutura e retornando à Miguel Sutil nas proximidades do Comper.

Leia Também:  Famílias relatam dia a dia no campo e a importância do acesso às máquinas do Governo de Mato Grosso


Já para quem trafega no sentido Coxipó, o desvio será realizado pela Rua Estrela do Norte, paralela à Miguel Sutil. Em seguida, os veículos deverão acessar à direita a Rua Desembargador Trigo de Loureiro, chegando à Avenida do CPA pelo retorno em frente à Decorliz Lar Center, de onde será possível retomar o trajeto pela Miguel Sutil.


A Sinfra-MT lamenta os transtornos provocados pela obra, realizada em um dos principais corredores de transporte da capital. A orientação é para que os motoristas programem seus deslocamentos. Por meio de uma parceria com o aplicativo Waze, todos os trechos bloqueados serão sinalizados, o que facilita a busca por rotas alternativas.

Complexo Leblon

O Complexo Viário do Jardim Leblon compreende uma série de obras realizadas no entorno da Trincheira Jurumirim, com o objetivo de resolver os problemas no trânsito do local.

As intervenções incluem o alargamento do viaduto sobre a Avenida do CPA, uma nova trincheira em frente a Rua Boa Vista, a passagem de nível em frente a Todimo e outras melhorias para reorganizar o fluxo de veículos na região. O investimento é de R$ 105 milhões.

Leia Também:  Homem é preso por invasão, violência doméstica e desacato contra PMs

No caso dos viadutos em frente a Todimo, as estruturas foram supostamente construídas antes de 2014 dentro do projeto do VLT. No entanto, após o início das obras do Complexo Leblon, o Consórcio VLT enviou um ofício para a Sinfra-MT falando que não era possível garantir a segurança das estruturas construídas, o que levou à modificação dos projetos e alteração no cronograma.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA