CUIABÁ
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

Estudantes representam Mato Grosso nos Jogos da Juventude

Publicado em

MATO GROSSO

Cerca de 50 estudantes, de 15 a 17 anos, estão em Ribeirão Preto (SP) para representar Mato Grosso nos Jogos da Juventude, evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Com o suporte da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a delegação mato-grossense participa do primeiro bloco da competição, que acontece entre os dias 01 e 05 de setembro, abrangendo as modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, taekwondo e wrestling.

A abertura do evento ocorre nesta sexta-feira (01º.09), a partir das 17h, e será transmitida no canal de YouTube do Time Brasil. Até o dia 16 de setembro, os Jogos da Juventude 2023 reúnem mais de 4 mil atletas oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país, em três blocos de competições que contemplam, 18 modalidades esportivas.

De Mato Grosso, serão quase 160 atletas que chegam à cidade-sede do evento em três blocos blocos de viagem conduzidos pela equipe da Secel. Além da chefia da delegação de Mato Grosso, a Pasta Estadual também é responsável pela realização das etapas regionais e estaduais dos Jogos Estudantis Mato-grossenses, que são classificatórias para a competição nacional.

De variados municípios, os atletas que representam Mato Grosso são considerados os melhores do Estado em sua modalidade e faixa etária. É o caso, por exemplo, do atleta de wrestling, Raphael Duarte, que recentemente conquistou a medalha de ouro nos Jogos Mundiais Escolares, representando a seleção brasileira.

Leia Também:  Quinze motoristas são presos por embriaguez ao volante em Cuiabá

Estudante da Escola Arena, em Cuiabá, Raphael é treinado pela professora Luzia Fernandes, e compete na categoria greco-romana. Perto de completar 15 anos, o campeão mundial escolar também tem grandes chances de trazer medalhas para Mato Grosso nos Jogos da Juventude.

“Participar dos Jogos do COB é uma experiência muito boa e as expectativas são as melhores possíveis. Estou vindo embalado aí de um campeonato importante. Vamos representar bem nosso Estado”, comenta Raphael.

Outros nove atletas de Cuiabá e Várzea Grande fazem parte da seleção mato-grossense de wrestling, competindo nas categorias greco-romana, e estilos livres masculino e feminino.

Em crescimento no Estado, a ginástica rítmica é outra modalidade em disputa no primeiro bloco dos Jogos da Juventude. Com duas atletas de Sinop e uma de Nova Mutum, a técnica Flávia Zelinda Fernandes espera avanços para a modalidade na competição nacional.

“A ginástica rítmica ainda é pouco conhecida, mas com o suporte da Secel conseguimos estar aqui hoje, numa competição nacional representando o Estado. Para este ano a nossa meta é ficar entre as cinco melhores equipes. Estamos em crescimento e vamos seguir avançando cada vez mais”, destaca a técnica da seleção mato-grossense de ginástica rítmica.

Do atletismo, 21 estudantes dos gêneros masculino e feminino disputam medalhas para Mato Grosso em variadas provas, que incluem 100m e 400m rasos, revezamentos, saltos em distância e triplo, arremessso de peso, dentre outras. Aos 17 anos, a atleta de Barra do Garças, Julia Silva Gonçalves, falou sobre a participação nos Jogos do COB.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate incêndio em carreta na estrada do Batovi

“É uma experiência incrível, a expectativa neste ano está lá em cima porque tive uma preparação muito boa para chegar aqui, competir bem e representar nosso Estado da melhor forma possível”, comenta a estudante que compete nas provas de 400m, 800m e revezamento.

Na modalidade badminton, quatro atletas de Lucas do Rio Verde são os representantes de Mato Grosso no evento esportivo brasileiro. No ciclismo, o Estado está sendo representado por dois atletas, um de Rondonópolis e outro de São José dos Quatro Marcos. Mais sete atletas de taekwondo completam a delegação mato-grossense nesse primeiro bloco de competições que vai até o dia 05 de setembro.

O próximo bloco de competições ocorre de 06 a 10 de setembro, abrangendo as modalidades de ginástica artística, judô, tênis de mesa e voleibol. Nesse período, a delegação mato-grossense será composta por mais 46 estudantes de diversos municípios.

O terceiro e último bloco contará com mais 64 atletas de Mato Grosso, que disputam as modalidades de natação, vôlei de praia, basquetebol e handebol, no período de 11 a 16 de setembro.

A transmissão do evento poderá ser acompanhada pelo Canal Olímpico do Brasil (site e app), canal de YouTube Time Brasil, CazéTV e também pelo canal aberto TV Brasil.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Governador anuncia Hospital Regional em Barra do Garças: “momento importante para a região”, afirma prefeito

Publicados

em

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta segunda-feira (21.6), durante reunião com o prefeito Adilson Gonçalves e vereadores, em Barra do Garças, a construção de um Hospital Regional no município.

Como encaminhamento, a Prefeitura terá prazo de 60 dias para apresentar o terreno e a documentação da área destinada à unidade. Após essa etapa, o Estado deve iniciar os projetos técnicos e avançar para a fase de licitação.

“Para mim, é muito importante anunciar a construção de um Hospital Regional que vai atender 13 municípios dessa região. É uma região que é raiz de Mato Grosso, onde muita coisa começou e que teve papel na formação do Estado que temos hoje. Nada mais justo do que trazer esse investimento, que vai fortalecer a saúde e a qualidade de vida da população daqui”, afirmou o governador.

“O prefeito ficou de nos apresentar o terreno e o documento da área até o dia 22 de agosto. A partir daí, nossa equipe entra para iniciar os projetos e avançar no processo, com expectativa de publicar a licitação ainda este ano”, completou.

Leia Também:  Governo de MT mantém isenção do ICMS para consumo de energia elétrica até 100 kWh

O governador também destacou o modelo de organização da saúde no Estado e a atuação conjunta com os municípios.

“Estamos estendendo esse atendimento a todas as regiões do Estado, com consórcios e parcerias diretas com as prefeituras, para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde”, disse.

O prefeito Adilson Gonçalves destacou a pressão sobre a rede municipal de saúde e o impacto da nova unidade.

“A região representa um avanço muito grande. Hoje trabalhamos com mais de 95% de ocupação no hospital municipal, já ampliamos leitos e a UPA também está superlotada. Atendemos municípios de diversos estados, entre eles Goiás. Esse hospital chega em um momento muito importante”, destacou.

Ele ressaltou ainda o alcance populacional da região.

“Temos cerca de 150 mil pessoas nos municípios da região, além de uma população flutuante muito grande, com estudantes e fluxo turístico ao longo do ano”, disse.

Também participaram da reunião o deputado federal Fábio Garcia, os deputados estaduais Dr. Eugênio e Chico Guarnieri, e vereadores de Barra do Garças.

Leia Também:  Quinze motoristas são presos por embriaguez ao volante em Cuiabá

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA