MATO GROSSO
Estudante de Tangará da Serra representará Mato Grosso no Programa Jovem Senador 2026
MATO GROSSO
Maria Eduarda Santos de Arruda, estudante da Escola Estadual 29 de Novembro, em Tangará da Serra, venceu a etapa estadual do Programa Jovem Senador 2026 e representará Mato Grosso na Semana de Vivência Legislativa, promovida pelo Senado Federal em Brasília, de 17 a 21 de agosto.
Selecionada entre 7.966 redações inscritas no estado, a estudante garantiu a vaga ao refletir sobre o tema “Democracia nas redes sociais: como construir um debate saudável”, proposto nesta edição do programa.
Após participar de edições anteriores, Maria Eduarda decidiu concorrer novamente ao perceber a relevância do tema para o cotidiano dos jovens. Durante a preparação, pesquisou referências, desenvolveu argumentos e contou com a orientação do professor para aprimorar o texto.
“Eu pensei muito em não escrever. Já tinha participado no ano passado e não estava muito a fim. Mas resolvi tentar e comecei a pesquisar, organizar as ideias e construir o texto aos poucos”, relata.
Na redação vencedora, a estudante abordou os desafios da convivência democrática nos ambientes digitais e destacou a importância do diálogo respeitoso nas redes sociais. Segundo ela, o processo de escrita permitiu aprofundar reflexões que raramente surgem nas conversas cotidianas.
“É um tema que está sempre presente na nossa vida, mas sobre o qual a gente quase nunca fala. Fui escrevendo e desmembrando a proposta; acabou ficando mais fácil desenvolver a redação”, afirma.
Após ser selecionada na escola e avançar para a fase regional, Maria Eduarda passou a considerar a possibilidade de representar Mato Grosso, mantendo as expectativas sob controle durante todo o processo.
O professor orientador, Ewerton Rezer Gindri, destaca que a conquista é fruto da dedicação e do comprometimento de Maria Eduarda durante todo o processo de elaboração da redação.
“É fácil orientar a Maria Eduarda porque ela tem uma base muito sólida, escreve muito bem e se esforça para alcançar um bom resultado. É uma grande satisfação acompanhar o amadurecimento de uma jovem tão promissora”, afirma.
Segundo o professor, o trabalho em sala de aula também contribuiu para a produção dos textos, pois o tema estava alinhado aos conteúdos e debates desenvolvidos pelos estudantes ao longo do ano letivo.
Nesta edição, o Programa Jovem Senador mobilizou 207 escolas da Rede Estadual de Mato Grosso. Os textos foram produzidos por estudantes de diversos municípios, demonstrando o alcance da iniciativa e o interesse dos jovens em temas como democracia, cidadania e participação social.
Como representante de Mato Grosso, Maria Eduarda participará da Semana de Vivência Legislativa, onde estudantes de todo o país assumem simbolicamente o papel de jovens senadores, apresentam propostas e participam de atividades relacionadas à elaboração de leis e ao exercício da cidadania.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Governo de MT firma convênios com municípios do Alto Rio Paraguai: “parceria faz diferença na ponta”, afirma prefeito de Tangará da Serra
O Governo de Mato Grosso firmou, nesta quinta-feira (25.6), convênios e autorizações de investimentos que somam cerca de R$ 90 milhões com 10 municípios da região do Alto Rio Paraguai. As assinaturas ocorreram durante reunião com prefeitos no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
Os recursos contemplam obras de asfalto urbano, asfalto novo em estradas, recuperação viária, construção e reforma de unidades escolares, habitação e equipamentos públicos.
O governador Otaviano Pivetta destacou o modelo de gestão e a ampliação dos repasses aos municípios.
“De 2019 para cá, nós mudamos o jeito de governar e implantamos um novo modelo de gestão. Os recursos passaram a ser aplicados a partir das demandas apresentadas pelos prefeitos e parlamentares, atendendo às necessidades de cada município. Vamos ampliar esse trabalho porque entendemos que o melhor que o Estado pode fazer é levar os recursos diretamente aos municípios para que as obras e os serviços cheguem com mais rapidez à população”, afirmou.
O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, destacou a parceria com o Governo do Estado.
“Somos muito gratos pela parceria que o Governo do Estado tem tido com os municípios de Mato Grosso ao longo desses sete anos. Os convênios vêm trazendo melhorias importantes de infraestrutura urbana, atendendo bairros que ainda não têm asfalto e regiões produtoras. São obras de microrrevestimento e recuperação da malha viária que dão mais vida útil às estradas e ruas. Então, é uma parceria que, além de Tangará, alcança vários outros municípios e tem feito diferença na ponta”, disse.
Convênios firmados
Em Alto Paraguai, o convênio prevê microrrevestimento asfáltico e sinalização viária em diversas vias da sede e do distrito de Capão Verde, com investimento de R$ 1,6 milhão.
Em Arenápolis, o investimento é de R$ 2,4 milhões para reforma da Escola Municipal 25 de Outubro.
Em Campo Novo do Parecis, os recursos somam R$ 25,4 milhões, sendo R$ 10,2 milhões para construção de escola de educação infantil e R$ 15,2 milhões para subsídio habitacional do programa SER Família Habitação.
Em Diamantino, os investimentos somam R$ 17,3 milhões, sendo R$ 15,8 milhões para construção de escola com 12 salas e R$ 1,4 milhão para reforma da Escola Municipal Décio Furigo.
Em Nortelândia, os convênios somam R$ 7,6 milhões para asfalto urbano e canalização de cursos d’água.
Em Nova Marilândia, o investimento é de R$ 1,4 milhão para construção da Praça Primavera.
Em Nova Maringá, serão aplicados R$ 3,3 milhões para asfalto novo na Estrada Boa Sorte.
Em Nova Olímpia, o valor é de R$ 3 milhões para microrrevestimento e sinalização viária em vias urbanas.
Em Porto Estrela, os investimentos somam R$ 4,5 milhões para construção de complexo poliesportivo e asfalto urbano.
Em Tangará da Serra, os investimentos ultrapassam R$ 23 milhões em asfalto urbano, recuperação viária e drenagem urbana.
Participaram da agenda os deputados federais Juarez Costa e Fábio Garcia; os deputados estaduais Chico Guarnieri e Paulo Araújo; o presidente da AMM, Emerson Máximo (Maninho); o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho; a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle de Souza Soares; o presidente da MTPar, Wenner Santos; além de prefeitos da região do Alto Rio Paraguai.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
POLÍTICA6 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
ESPORTES3 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
Sinop6 dias atrásAlunas da Escola Municipal de Artes de Sinop são pré-selecionadas para a Escola Bolshoi
-
POLÍTICA6 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual



