CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Vigilância Sanitária fiscaliza supermercados de Cuiabá; no total 48 estabelecimentos já foram notificados

Publicado em

CUIABÁ

A Secretaria Municipal de Cuiabá (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (COVISA) do município, vem promovendo, desde abril deste ano, fiscalizações em diversos supermercados da capital, a fim de verificar as condições higiênico-sanitárias e garantir a conformidade com as normas vigentes. Já foram inspecionados e notificados 48 (quarenta e oito) supermercados, que receberam prazos estabelecidos para as adequações necessárias.

A fase atual é de avaliação das melhorias nos serviços que esses estabelecimentos oferecem ao consumidor, para verificar o cumprimento das adequações apontadas. Em casos de irregularidades graves não corrigidas, poderão ser aplicadas sanções sanitárias cabíveis previstas em lei, incluindo penalidades de multas e, se necessário, a interdição parcial ou total do estabelecimento.

Conforme o coordenador da COVISA, Onofre Russo Filho, o setor realiza inspeções programadas periodicamente, de acordo com indicadores e/ou a necessidade de averiguar as condições higiênico-sanitárias de segmentos que apresentem riscos críticos à saúde e ao bem-estar da população, assegurando que os estabelecimentos operem de maneira segura e higiênica.

“A iniciativa da ação fiscalizatória nos supermercados é a execução de um projeto da Equipe de Fiscalização/COVISA do setor de alimentos para o ano de 2024, que tem como objetivo inspecionar supermercados pré-selecionados no município de Cuiabá, conforme análise de risco sanitário, com o intuito de avaliar a qualidade do serviço oferecido”, explica o coordenador.

Leia Também:  Sine Municipal oferece 225 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (15)

As inspeções nos supermercados incluem a verificação das condições estruturais e de boas práticas na manipulação dos alimentos, a higienização dos ambientes e de equipamentos, o armazenamento adequado dos produtos perecíveis e não perecíveis, a validade dos itens comercializados, o registro dos produtos alimentícios de origem animal no órgão competente, o controle integrado de vetores e pragas urbanas, o controle da qualidade da água para consumo humano e a saúde dos trabalhadores, dentre outros.

A ação abrange, além da fiscalização, uma ação de caráter orientativo em relação à necessidade de implantação das boas práticas em serviços de alimentação, conforme RDC nº 216/2004/ANVISA. Após o término desse monitoramento, para o ano de 2025, a operação será ampliada e abrangerá outros supermercados ainda não inspecionados, mas já cadastrados na COVISA.

A equipe salienta a importância do consumidor no controle dos serviços de interesse à saúde, e, dentre eles, os serviços de alimentação. “É necessário, ao comprar produtos de origem animal e seus derivados, incluindo carnes processadas e embaladas no próprio local nesses supermercados, que o consumidor esteja atento à rotulagem e/ou registro dos produtos. Esses produtos podem oferecer risco à saúde de quem os consome e não possuem possibilidade de rastreamento para investigar possíveis causas de toxiinfecção alimentar que venham a ocorrer”, frisa Onofre.

Leia Também:  Coordenação do Siminina conclui cronograma de reunião com os pais

O consumidor pode realizar denúncias sobre qualquer irregularidade observada no momento da compra através do telefone (65) 3318-6058 ou pelo e-mail [email protected].

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá

Publicados

em

Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.

No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.

“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.

Leia Também:  Prefeito anuncia prêmios de R$ 10 mil e bônus salarial aos professores e técnicos em Cuiabá

“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.

Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.

Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.

Leia Também:  Mutirão de regularização fundiária chega aos bairros Dr. Fábio Leite I e II na segunda-feira

Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.

Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.

Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.

Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA