CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Servidores da Secretaria de Ordem Pública participam da campanha “Falar sobre saúde é coisa de homem”

Publicado em

CUIABÁ

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), realizou nesta sexta-feira uma programação especial da campanha “Falar sobre saúde é coisa de homem”, dedicada à prevenção e ao cuidado integral da saúde masculina. A ação ocorreu das 8h às 17h, no auditório da Pasta, e reuniu servidores para palestras, orientações e uma série de terapias integrativas.

Com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram ofertados atendimentos de auriculoterapia, aromaterapia e reflexologia podal, além de atividades físicas, informações sobre prevenção ao câncer de próstata e outros cuidados essenciais.

O secretário adjunto de Regulação e Fiscalização da Sorp, Robson Pereira dos Santos, destacou a importância do equilíbrio emocional e do cuidado integral para melhorar o desempenho e o bem-estar da equipe. “Temos que estar preparados emocionalmente para lidar com os contribuintes e com a rotina de fiscalização. Muitas vezes enfrentamos resistência, mas precisamos manter o equilíbrio. E isso passa também por cuidar da saúde. Já perdemos colegas, e isso nos alerta para a importância da prevenção”, afirmou.

Leia Também:  Estúdio Municipal Mestre Bolinha será lançado hoje às 19h

A enfermeira Luciana Fonseca da Victória trouxe informações detalhadas sobre a campanha mundial de prevenção ao câncer de próstata e reforçou a importância da detecção precoce. Ela observou que o câncer de próstata é um dos que mais acomete homens no Brasil e que, a partir dos 55 anos, ou antes, em casos específicos, é fundamental iniciar o rastreamento. “O exame de PSA [ Antígeno Prostático Específico — exame essencial na detecção precoce do câncer de próstata ] é simples, rápido, uma coleta de sangue feita uma vez ao ano. Existe resistência cultural, mas hoje temos diversos métodos para diagnóstico precoce”, explicou.

Luciana também ampliou o debate, destacando que o Novembro Azul vai além do câncer de próstata e engloba a saúde integral do homem, incluindo prevenção à hipertensão, diabetes, doenças hepáticas e cuidados com o coração.

O analista de sistemas da Secretaria de Ordem Pública, Diogo Viana Rabello, aprovou a iniciativa. “Esse tipo de evento acende um alerta para nós, homens. Acolhimento, terapias e informações fazem a gente lembrar do que é essencial: cuidar da saúde, fazer exames, buscar o médico. Me senti muito bem acolhido pela equipe”, disse.

Leia Também:  Problemas na rede elétrica deixam a UBS Campo Velho temporariamente sem vacinação

A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, agradeceu à equipe de saúde e parabenizou os servidores pela participação. “Obrigada por se permitirem serem tratados e tão bem cuidados pelas mãos experientes dessa equipe. Fico feliz em ver o quanto a ação cresceu”, destacou.

Também participaram da ação os servidores da saúde Elizete Gonçalves dos Santos, RT da Atenção Primária e Saúde do Homem; Monize Nazario de Freitas, fisioterapeuta; e Austrogildo Hardman, popular Gildo, educador físico e terapeuta integrativo.

Na oportunidade, todos foram convidados para o “Dia D do Novembro Azul” realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, que acontecerá em todas as unidades básicas de saúde de Cuiabá, abertas neste sábado (29), das 8h às 17h, sem intervalo para almoço, com atendimento exclusivo para saúde do homem, incluindo consultas, exames e orientações para a saúde do homem.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá

Publicados

em

Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.

No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.

“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.

Leia Também:  Maio começa com 245 vagas disponíveis no Sine Municipal

“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.

Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.

Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.

Leia Também:  Contribuintes têm até o dia 7 para quitação de débitos pendentes do IPTU e garantir desconto de 10% em cota única

Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.

Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.

Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.

Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA