CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Secretaria de Saúde apresenta estratégias de expansão e necessidade de mais servidores em reunião com o Ministério Público

Publicado em

CUIABÁ

O secretário de Saúde de Cuiabá, Deiver Teixeira, o adjunto de Gestão, Marcus Fabrício, o adjunto da Atenção Primária, José Ricardo Santana e a equipe de Recursos Humanos da Secretaria reuniram-se na tarde desta segunda-feira (25) na sede do Ministério Público com o promotor de Justiça Milton Mattos da Silveira Neto. O objetivo do encontro foi o de apresentar o panorama atual do quantitativo de servidores da Secretaria Municipal de Saúde e as projeções de expansão da rede nos próximos meses.

Na apresentação da equipe de RH, foi demonstrado que a Secretaria Municipal de Saúde possui hoje 27% de servidores em cargos temporários, oriundos de processos seletivos. Os demais servidores são efetivos. Outro assunto abordado foi em relação ao déficit de  servidores na pasta, pois mesmo com a realização do concurso ainda há vagas que não foram preenchidas porque os aprovados não tomaram posse.

José Ricardo, adjunto da Atenção Primária, apresentou para o promotor o projeto de expansão da pasta, com a implantação de 80 novas Equipes de Saúde da Família (ESFs) ao longo deste ano, o que elevará a cobertura da Atenção Básica em Cuiabá de 51,96% para 84,73%. “Com a adição dessas novas equipes, todas as unidades básicas funcionarão até as 19h, e em algumas delas, o atendimento será estendido até as 22h, o que vai proporcionar maior acessibilidade aos serviços de saúde para a população cuiabana”, explicou.

Leia Também:  Cuiabá zera pacientes internados nas UPAs e avança na qualidade da rede municipal de saúde

O titular da 7ª Promotoria de Justiça Cível de Tutela Coletiva da Saúde de Cuiabá ficou bastante satisfeito com a apresentação, pois, segundo ele, conseguiu visualizar de maneira clara o cenário do quadro de trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde e as necessidades da pasta. Quanto à solicitação sobre uma permissão para realização de um novo processo seletivo para médicos e dentistas, que serão alocados nas novas ESFs, o promotor pediu que a Secretaria formalize o pedido.

Deiver ficou bastante animado com o resultado do encontro. “A reunião foi extremamente positiva, pois conseguimos apresentar ao promotor de saúde um panorama detalhado sobre nosso pessoal, incluindo a quantidade de servidores, os que ingressaram via concurso público e aqueles admitidos por meio do processo seletivo. Expusemos também as necessidades imediatas da equipe, bem como as projeções futuras. O promotor compreendeu a situação relativa ao número de servidores atuais, reconhecendo que estamos no caminho certo em termos de quantidade. Além disso, discutimos a formação de novas equipes, o que implica na necessidade de contratação adicional de médicos, enfermeiros e outros técnicos para compô-las. É importante ressaltar que os recursos para essas novas equipes serão provenientes do Governo Federal, especificamente do Ministério da Saúde. Portanto, não haverá impacto financeiro para a Secretaria de Saúde”, concluiu o secretário de Saúde.

Leia Também:  Coral Educanto, da Secretaria Municipal de Educação, retoma atividades em abril

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, dá início nesta segunda-feira (29) à 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos principais espaços de participação popular na construção das políticas públicas de saúde do município. O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e reunirá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil.

Neste primeiro dia, a programação começa às 7h, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial às 8h30. Na sequência, será realizada a Conferência Magna, que abordará o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, além dos quatro eixos temáticos que irão nortear os debates da conferência.

Em razão do ponto facultativo decretado pelo prefeito Abilio Brunini para a tarde de segunda-feira (29), devido ao jogo da Seleção Brasileira contra o Japão pela Copa do Mundo, às 13h, a programação do primeiro dia será encerrada às 12h. A leitura e aprovação do Regimento Interno, inicialmente prevista para o período da manhã, será realizada na terça-feira (30), quando a programação será retomada normalmente.

Leia Também:  Coral Educanto, da Secretaria Municipal de Educação, retoma atividades em abril

Durante os dois dias de evento, os participantes irão avaliar a situação da saúde em Cuiabá, discutir os principais desafios enfrentados pela rede pública e elaborar propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.

Na terça-feira (30), a programação terá início às 8h com a apresentação da análise da situação da saúde de Cuiabá sob a perspectiva da gestão municipal, conduzida pela secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon. Em seguida, será apresentada a visão do controle social, representada pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio Cesar de Souza Garcia.

Ao longo do dia serão realizados os trabalhos em grupo, a plenária final, a eleição dos delegados que representarão Cuiabá na 11ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso e o encerramento do evento, previsto para as 18h.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a conferência representa um momento fundamental para fortalecer o diálogo entre a gestão e a população.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos.”

Leia Também:  Secretaria de Obras inicia adequação da rede de drenagem em trecho da Avenida República do Líbano e pista é parcialmente interditada

Em razão do ponto facultativo, as unidades de saúde da rede municipal não realizarão atendimentos na tarde de segunda-feira (29). Os pacientes que possuíam consultas agendadas nesse período serão remanejados para o turno da manhã ou para a terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. Os serviços considerados essenciais permanecerão funcionando normalmente.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA