CUIABÁ
Pronto-Socorro Municipal inicia III SISMA e reforça compromisso com gestão ambiental na saúde
CUIABÁ
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início à III Semana Interna de Saúde e Meio Ambiente (SISMA), no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC). O evento segue até esta sexta-feira (26), com uma programação voltada à educação ambiental, sustentabilidade e ao fortalecimento das boas práticas de gerenciamento de resíduos nos serviços de saúde. A abertura ocorreu nesta quarta-feira (24).
Promovida pelo Gerenciamento de Resíduos (GR) e pela Comissão Técnica de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (CTGRSS), a SISMA se consolidou como uma das principais iniciativas de sustentabilidade desenvolvidas no ambiente hospitalar em Mato Grosso. Criada em 2024, a ação busca sensibilizar servidores, residentes, acadêmicos e parceiros sobre a importância da preservação ambiental e do correto gerenciamento dos resíduos produzidos nas unidades de saúde.
A abertura da programação contou com apresentação do Coral do Hospital Municipal e reuniu profissionais da saúde, gestores e convidados. Ao longo dos três dias, serão realizadas palestras, oficinas, apresentações culturais, feira de economia solidária, bazar solidário, show de talentos, distribuição de mudas de árvores, ações educativas junto à Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) e a tradicional Caminhada da Sustentabilidade, marcada para o encerramento da programação.
O Gerenciamento de Resíduos do HPSMC é coordenado pela engenheira sanitarista Salma de Oliveira e conta com a atuação da sanitarista Renata da Silva Leite Hellebrandt no desenvolvimento de ações voltadas ao gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, educação ambiental, monitoramento de indicadores e implantação de projetos sustentáveis.
Além do gerenciamento adequado de resíduos infectantes, químicos e perfurocortantes, o hospital ampliou, nos últimos anos, iniciativas voltadas à reciclagem, educação permanente e reaproveitamento de materiais, fortalecendo a cultura ambiental entre trabalhadores e estudantes.
Os resultados demonstram a evolução do programa de sustentabilidade. Em 2025, foram destinados corretamente 1.883 frascos vazios de aerossol, 460 frascos de perfume, 677 frascos de álcool, 59,7 quilos de tampinhas plásticas, 958,5 quilos de papel seco, 12 toneladas de papelão, 2.103 latas de alumínio e 600 litros de óleo de cozinha usado.
Entre janeiro e maio de 2026, o hospital contabilizou a destinação adequada de 296 frascos de aerossol, 231 frascos de perfume, 200 frascos de álcool, 61 quilos de tampinhas plásticas, 583,6 quilos de papel seco, cinco toneladas de papelão, 698 latas de alumínio e 200 litros de óleo de cozinha usado. Os números evidenciam a continuidade das ações de reciclagem e educação ambiental.
Atualmente, o HPSMC realiza a reciclagem de nove categorias de resíduos por meio de parcerias com cooperativas, instituições e programas ambientais, contribuindo para a redução do descarte inadequado, o fortalecimento da economia circular e a preservação do meio ambiente.
O trabalho desenvolvido também vem recebendo reconhecimento em diferentes esferas. Entre as conquistas estão o Selo Empresa Amiga do Catador, o primeiro lugar no Prêmio de Modernização no Serviço Público da Prefeitura de Cuiabá, além de menções honrosas e apresentações de trabalhos científicos em eventos nacionais voltados à saúde pública, sustentabilidade e gestão ambiental.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá soluciona mais dois pontos críticos de drenagem em cinco dias
A Prefeitura de Cuiabá concluiu a recuperação de mais dois pontos considerados críticos na infraestrutura viária da capital. As intervenções foram realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras e contemplaram problemas antigos de drenagem na Rua Crisóstomo, localizada no bairro Santa Rosa, e no Córrego 8 de Abril.
As ações fazem parte do trabalho contínuo da administração municipal para melhorar a mobilidade urbana e garantir mais segurança a motoristas, pedestres e moradores das regiões afetadas. Segundo a Secretaria, os locais apresentavam falhas estruturais que exigiam intervenções emergenciais para evitar novos danos e transtornos à população.
No Córrego 8 de Abril, a execução da obra exigiu a interdição total do trânsito por dois dias. Durante o período, equipes técnicas realizaram a recuperação da estrutura de drenagem e a recomposição da via. Com a conclusão dos serviços, o tráfego foi totalmente liberado nesta quarta-feira, restabelecendo a circulação normal de veículos na região.
Já na Rua Crisóstomo, no bairro Santa Rosa, os trabalhos resultaram na correção de problemas históricos relacionados à estrutura de drenagem, contribuindo para minimizar os impactos, principalmente para os moradores. A ação durou cinco dias, com início na semana passada e conclusão nesta quarta-feira. Foi realizada a recuperação de uma caixa de drenagem de grande porte, reforçando a estrutura para suportar a demanda.
As equipes seguem em ação contínua, executando obras preventivas e corretivas para ampliar a durabilidade das vias e garantir mais segurança à população.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
POLÍTICA7 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
ESPORTES3 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
Sinop7 dias atrásAlunas da Escola Municipal de Artes de Sinop são pré-selecionadas para a Escola Bolshoi
-
POLÍTICA7 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual
-
Sinop7 dias atrásPrefeitura de Sinop destaca potencial do audiovisual local no Dia do Cinema Brasileiro



