CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá lança 5º Festival da Pamonha na Comunidade do Rio dos Peixes; Festança será realizada de 19 a 21 de abril
CUIABÁ
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, realizou na noite desta quinta-feira (18) a solenidade de lançamento do 5º Festival da Pamonha na Comunidade do Rio dos Peixes, no KM 23 da Rodovia Emanuel Pinheiro, MT-251. No evento, ocorreu a apresentação e degustação de todos os pratos a serem vendidos na feira gastronômica. A abertura foi realizada pelo vice-prefeito José Roberto Stopa, o secretário de Turismo Lincoln Sardinha, secretária-adjunta de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Cacíla Nassarden, e o diretor-ouvidor da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (ARSEC), Zito Adrien.
“Tudo que estamos fazendo hoje é por amor, por amar o Rio dos Peixes, por ter compromisso e achar que realmente este é um evento que está mudando e vai mudar se der continuidade à vida das pessoas aqui na comunidade. Nós temos um evento gigantesco que cresce ano após ano. Então pessoal, hoje é dia de agradecimento, é dia de agradecer a todos os parceiros, é dia de agradecer a cada comerciante, a cada um que participa deste evento. Os maiores, os menores, os intermediários, a todos que estão se dedicando neste, que um dia vocês podem ter certeza que seremos destaque nacional”, frisou José Roberto Stopa.
A apresentação contou com a participação dos 27 comerciantes que farão parte da feira gastronômica neste ano. A diversidade e as opções de pratos foram o diferencial, com opções entre pamonhas de diversos sabores, cural, bolos e até caldos feitos com o milho, além de pratos típicos regionais e artesanatos.
O evento tem o objetivo de fomentar a economia de pequenos produtores e dar visibilidade para o turismo em Cuiabá. “Esse festival nasceu em 2018 a pedido da Comunidade do Rio dos Peixes e o prefeito Emanuel Pinheiro não hesitou em fazê-lo. E de lá pra cá, a gente tá fazendo ano a ano, e a cada ano o resultado tem sido ainda mais satisfatório. A prefeitura de Cuiabá tem um trabalho implantado dentro da Comunidade do Rio dos Peixes e hoje nós estamos aqui para lançar o festival e eu tenho certeza absoluta que será um sucesso econômico e para o turismo cuiabano”, afirmou Lincoln Sardinha.
Ao longo das quatro edições anteriores, já foram vendidas mais de 88 toneladas de produtos derivados do milho. Foram 4 mil quilos em 2018, 11 mil em 2019, com pausa em 2020 e 2021 devido à pandemia de coronavírus. Em 2022, com o retorno do festival, foram comercializadas mais de 30 toneladas e em 2023, 36 toneladas. Juntas, as edições geraram mais de 300 empregos entre diretos e indiretos. Neste ano, a previsão é que 40 toneladas de alimentos sejam comercializadas durante os três dias de evento.
“Apesar das preocupações com o trecho do Portão do Inferno, acreditamos em um grande evento este ano. Agradecemos ao vice-prefeito Stopa, ao secretário Lincoln Sardinha e, principalmente, à Prefeitura de Cuiabá pelo apoio e parceria neste evento tão importante para a Comunidade do Rio dos Peixes”, declarou Silvana Amorim, presidente da Associação de Moradores da Comunidade do Rio dos Peixes.
A solenidade contou com a presença de cerca de quarenta convidados. “Recebemos o convite do secretário de Turismo e logo aceitamos. Eu sou uma cuiabana não só nascida, mas criada em Cuiabá. Sou apaixonada pela cidade, apaixonada pelo nosso estado, e então para mim é uma honra prestigiar esse evento feito com tanto carinho, para incentivar o turismo em Cuiabá”, disse Natalia Viana, Miss Brasil Curve e digital influencer.
Veja a programação completa:
1º Dia do Festival – Solenidade de abertura com autoridades – 19/04 (sexta-feira)
Horário: 8h às 18h
FEIRA GASTRONÔMICA com diversos produtos derivados do milho
Obs: O comércio local também estará aberto
APRESENTAÇÃO CULTURAL
Horário: 18h às 20h
SHOW COM A DUPLA NICO & LAU
2º Dia do Festival
2º dia de Festival – 20/04 (sábado)
Horário: 8h às 18h
FEIRA GASTRONÔMICA com diversos produtos derivados do milho
Obs: O comércio local também estará aberto
APRESENTAÇÃO CULTURAL
Horário: 18h às 20h
SHOW DA DUPLA ANSELMO & RAFAEL
3º dia de festival / encerramento
3º dia de festival / encerramento – 21/04 (domingo)
Horário: 8h às 18h
FEIRA GASTRONÔMICA com diversos produtos derivados do milho
Obs: O comércio local também estará aberto
APRESENTAÇÃO CULTURAL
Horário: 18h às 20h
SHOW COM ROBERTO LUCIALDO
Cardápio do 5º Festival da Pamonha
-
Pamonhas doces, de sal, temperada c/ jiló e linguicinha apimentada
-
Bolo de milho, curau, caldo de kenga, entre outros sabores tradicionais e derivados do milho
-
Comidas típicas cuiabanas
A feira contará ainda com venda de artesanatos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura apresenta hoje projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas que atuam no exterior
A Prefeitura de Cuiabá convida a população para a apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola, que será realizada nesta quinta-feira (25), às 18h, no Mini Estádio João Faustino Lima, no bairro Praeirinho. A iniciativa amplia as ações de formação esportiva gratuita para crianças e adolescentes da capital e contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, vereadores, secretários municipais e representantes do esporte mato-grossense.
A programação terá como destaque a participação de dois atletas cuiabanos que atuam no futebol internacional: Rikelme Hernandes, jogador do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e Lucas Calegari, lateral-direito do Eyüpspor, equipe da primeira divisão da Turquia. Os atletas vão compartilhar experiências de suas trajetórias profissionais e participar da apresentação do programa.
O projeto integra a ampliação do programa Bom Esporte, Bom de Escola e prevê atendimento gratuito a 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. A iniciativa garantirá aos participantes acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado.
Além da prática esportiva, o programa contará com acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, fortalecendo a integração entre educação e esporte. A proposta é estimular a permanência dos jovens na escola, promover inclusão social e oferecer novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
A presença de atletas que alcançaram destaque fora do país reforça um dos principais objetivos do projeto: mostrar às novas gerações que a dedicação aos estudos e ao esporte pode abrir caminhos e transformar realidades.
Serviço
Evento: Apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola
Data: 25 de junho de 2026
Horário: 18h
Local: Mini Estádio João Faustino Lima, bairro Praeirinho, Cuiabá
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
POLÍTICA6 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
POLITÍCA NACIONAL7 dias atrásCâmara promove debate em BH sobre aumento do limite de faturamento do MEI
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
Sinop6 dias atrásAlunas da Escola Municipal de Artes de Sinop são pré-selecionadas para a Escola Bolshoi
-
ESPORTES2 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo



